15 coisas que vão acontecer somente após 15 anos de casados
Alguns casais acreditam que o namoro perde o encanto com o casamento, na verdade, a união é para um eterno namoro. Com os anos as atitudes são fundamentais para o relacionamento duradouro.
Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano
Em tempos de casamentos relâmpagos, viver quase metade da vida com uma única pessoa parece impossível para alguns. O que a maioria não sabe é que a cada dia, a cada ano existe uma nova descoberta e você sobe um degrau para o patamar da vitória na união conjugal. Dicas que fizeram a diferença em 16 anos de casados e agora, refletindo, percebi os frutos gerados.
1. Aprender a amar
Autores renomados dizem que amar é uma decisão. Realmente, você decide amar a cada dia a pessoa com quem vive. Aprender a amar certamente não é fácil, principalmente quando você acha que sempre é dono da razão.
2. Aprender a conviver com as diferenças
No primeiro ano de casado, tudo é novidade. Finalmente está junto da pessoa amada, sozinhos, com privacidade. Aí é que começam pequenas diferenças. Você repara que existem coisas fora do lugar e seu jeito de dormir espalhado no colchão atrapalha o outro.
Vale lembrar que a toalha não saltará da cama, o chinelo não ficará na sapateira e a tampa do vaso sanitário provavelmente estará aberta. Nesta situação, respirar fundo e não reclamar será fundamental para não começar uma briga. Comece a guardar as coisas em seu lugar, mostrar que o ambiente organizado é bom de ficar, isso valerá mais que as palavras.
3. Agradar a família do cônjuge traz bom convívio ao lar
Não é porque você casou que pode separar o marido da família dele. Manter a distância de assuntos polêmicos é saudável, mas ignorar as assistências não é bom. As mulheres, principalmente, sofrem com a sogra. Tente entender que ela acredita que o filho é propriedade exclusiva dela. Falar mal dela para o marido não adianta, piora a situação.
Você sabe que os maridos têm a tendência de esquecer-se de comprar presentes. Assim, quando for aniversário da mãe dele ou datas especiais, vá você às compras! Dê para ela o presente em nome dele, com certeza, no fundinho do coração, ela saberá que foi você quem providenciou.
4. Não esperar nada de fantástico
Chegou o dia de aniversário de namoro e vocês estão casados há dois anos. Acordou cedo e planejou um dia cheio de atrações, café da manhã na cama, flores de surpresa no trabalho e jantar no restaurante famoso. No decorrer do dia, percebeu que nada foi programado. Não se frustre! A expectativa foi sua! Agora vocês estão casados e algumas iniciativas dependem de você.
Coloque uma lingerie sensual e mostre que está feliz por ter se casado com ele!
5. Filhos são importantes, porém o cônjuge é quem ficará com você
Chega um tempo no casamento que o planejamento de filhos começa porque o casal se sente sozinho. Os filhos chegam e os pais começam a agradá-los, tudo é feito somente em família. Passeios, jantares, festas e planos são para a família. Isso é muito bom, porém é necessário marcar um dia por semana, ou pelo menos uma vez ao mês, para curtir a pessoa amada a sós. Alguns casais sofrem com a casa vazia novamente quando os filhos casam ou vão viver a vida por conta! Sofrem porque terão que aprender a conviver novamente um com o outro.
6. Diálogo é essencial
Separar um tempo ao final do dia para conversar sobre o cotidiano. Comentar e ouvir sobre desejos, alegrias, sucessos, fracassos, expectativas, sentimentos… Coisas que parecem bobas, mas fazem a diferença.
7. Respeitar e manter a privacidade
Casou e agora pode usar o banheiro com a porta aberta! Nunca… jamais! Você está casado, o outro sabe tudo sobre você. Não escancare a sua privacidade, necessidades básicas não devem ser comuns ao outro. Alguns segredos devem ser mantidos, fazendo assim você guarda a magia do namoro. Sabe o aceitável a dois no banheiro de vez em quando? Tomar banho juntos!
8. O passado é distante e o futuro a Deus pertence
Planejar o futuro é bom para não ter surpresas, porém, não se deve ficar com planos no papel e remoer os planos que não deram certo no passado. Assim, você não viverá nenhum tempo.
9. Saber perdoar
A gente não tem sangue de barata, mas também não somos tartarugas para carregar tudo nas costas. Relevar o erro do cônjuge ajuda a libertar a culpa e a dor, lembre-se que somos humanos e nada será perfeito. Comentei sobre diálogo, isto será útil nesse processo.
10. Manter lembranças agradáveis do namoro
No casamento é necessário rotina, até no namoro isso existe. Surpreender o parceiro com coisas do namoro, bilhetinhos na roupa, MSN no meio do dia, flores recolhidas no caminho…
11. Controlar as finanças
Se os dois trabalharem fora, justo é separar as contas a pagar de acordo com o salário. Casamento é divisão, o salário dos dois é repartido para o casal. Nada de “meu dinheiro, seu dinheiro”! Separe uma quantia que seja de uso individual, porém nada de segredos, tudo devidamente contabilizado.
12. Não fazer comparações
“O casamento do amigo é mais festivo que o nosso, a esposa dele é maravilhosa!” Comentários tendem a desagradar, depois de um tempo você descobre que as publicações em redes sociais eram fachadas.
13. Confiança e fidelidade
Não vale a pena arriscar o casamento por uma aventura extraconjugal, você pode descobrir os mistérios de seu parceiro a cada dia. A confiança no companheiro gera a fidelidade que você precisa dele. Crise de ciúmes gera desconforto, demonstra desconfiança e pode quebrar a fidelidade.
14. Não perca a essência de ser você
Respeitar os seus limites de individualidade e aceitar o outro mantém o diferencial que é ser você e único. Não fazer as coisas apenas para agradar, faça porque você gosta!
15. Dizer “eu te amo” como a primeira vez
Declarar o amor sem medo de parecer ridícula ou cafona. Cada dia descobrir uma sensação nova ao olhar para o cônjuge, as marcas do envelhecimento são provas de sonhos construídos, lutas vencidas e em família. Afinal, é necessário alimentar os sentimentos, já que o nome Bodas de Cristal sugere certa fragilidade.