15 dicas para ensinar autossuficiência ao adolescente
Dicas valiosas para prepararmos nossos filhos para a vida adulta, de forma a estarem prontos a enfrentar e aproveitá-la da melhor forma.
C. A. Ayres
Quando nossos filhos são pequenos, alguns passos para conquistarem a independência giram em torno de escolherem as próprias roupas, manterem o quarto organizado, serem capazes de lavarem um prato aqui, limpar um par de sapatos ali. Conforme crescem e os anos passam, mais pequenas tarefas delegamos para que aprendam a cuidar de si mesmos e atinjam um certo nível de independência que nos deixe seguros de que estão bem.
Quando se tornam adolescentes, os estudos complicam mais, a prática de esportes se não é, deveria ser algo importante e presente na vida de todo adolescente, e a preocupação se estão cuidando bem de si mesmos é ainda maior. Começa também a preocupação com o futuro à medida que eles se preparam para escolher uma profissão, estudam, formam-se no Ensino Médio, conseguem um trabalho, e vão para a faculdade.
A maioria de nós teve bons pais que nos sustentaram, e foi nossa obrigação já procurar trabalho ainda enquanto no Ensino Médio, ou assim que nos formamos. Para aqueles que escolheram cursos técnicos, muitos tiveram vantagens, uma vez que os estágios ajudavam na preparação da força de trabalho para conseguir um emprego na área de formação, e assim, progredimos na busca, buscando concursos e formas de podermos pagar nossos estudos, casar, sustentar família, comprar casa, carro e tudo mais que precisamos para ter uma vida decente.
É nosso dever como pais e mães prepararmos nossos filhos para a vida adulta. Precisamos ensiná-los o valor do trabalho, o valor monetário e quanto custa ter uma vida confortável. O entendimento de que o que temos como família hoje é o resultado de décadas de trabalho, e a gratidão e a economia e cuidado para preservar nossos bens é necessária e imprescindível, principalmente num país onde a economia é instável e pode mudar a qualquer momento.
Alguns passos que nos ajudarão como pais a ensinarmos nossos filhos adolescentes a serem autossuficientes.
1. Serviços domésticos
Coisas que podemos ensiná-los desde pequenos conforme vão crescendo, mas estes incluem também aprender a lavar as próprias roupas, limpar os próprios sapatos, quarto, objetos, enfim, aprender a cuidar das coisas materiais que se possui e cooperar para a vida em família.
2. Cozinhar
Meninas normalmente ajudam suas mães, mas os meninos também precisam aprender a cozinhar o básico, para não viverem de macarrão instantâneo, ou comida congelada, ou mesmo fast food. Além de ensinar a cozinhar alimentos saudáveis, é necessário aprender a escolher alimentos que são bons, optando por fibras, vegetais, grãos e carnes brancas.
3. Comprar alimento
Isso inclui ir ao supermercado e saber escolher os melhores alimentos frescos, carnes, e comprar o que se precisa, ao invés de sucumbir para as promoções de alimentos cheios de conservante, que podem parecer mais fáceis de preparar, mas não trazem os nutrientes necessários a longo prazo.
4. Buscar trabalho
Isso vai desde aprender a ter iniciativa e ser proativo, a colocar-se em disposição de trabalho sendo humilde, sem escolher muito, pelo fato da necessidade de sustento. Harry H. Harrison Jr., autor de vários livros com temas familiares, educação de filhos e outros, entre eles o livro 1001 Coisas que todo adolescente deve saber antes de sair da casa dos pais, apresenta uma pesquisa de que a maioria dos adolescentes que saem de casa para terem sua própria vida, 50% voltam num período de 6 anos por não saberem administrá-la. Aprender como buscar um trabalho, preparando-se para o mesmo e conquistando independência financeira é a primeira sugestão dada pelo autor.
5. Viver dentro do orçamento
A segunda sugestão dada por Harry H. Harrison Jrtem a ver com a administração do próprio salário conseguido através do próprio trabalho, ou seja, a saber viver dentro do orçamento. Conhecimento básico de contabilidade que pais e mães possuem quando preparando o orçamento familiar é imprescindível ensinar aos filhos. Eles talvez encontrem melhores formas de controlar, com vários websites existentes e com o conhecimento de informática que adquirem através dos anos.
6. Buscar melhores oportunidades
Eles precisam aprender a pensar onde os empregos com melhores salários se encontram e não ficarem enfurnados em um que não lhes darão chance de subir na carreira. Isso inclui também aprender a negociar, uma habilidade que começaram a usar desde quando tinham 6 anos de idade.
7. Cumprir horários
A rotina adulta depende de saber acordar na hora certa e chegar na hora certa nos compromissos, sejam eles profissionais ou pessoais. Aprender a acordar sem que a mãe o chame várias vezes pode parecer algo sem importância, mas as pessoas de sucesso são pontuais ao extremo.
8. Aprender pequenos consertos
Desde a consertar pequenas coisas que se quebram em casa, como desligar e ligar gás, água, e limpar em volta da casa, podar árvores e plantas, consertar chuveiros, e outras pequenas coisas para saberem viver sozinhos, e cuidar de uma família um dia.
9. Linguagem e tratamento às pessoas
Ensiná-los que num mundo adulto os assuntos e interesses não são como os adolescentes apresentam é condição básica para que conquistem seu espaço.
10. Responsabilidade e autodisciplina
A vida adulta não tem a mesma rotina dos anos da adolescência. Video games, festas, sair com os amigos terão que ficar para as horas vagas que serão escassas.
11. Ambição saudável
Eles precisam aprender a ter visão do futuro, concluir uma universidade é difícil mas está apenas aquecendo-os par a vida. Devem continuar estudando, conseguir um MBA por exemplo, atualizarem-se sempre na área profissional, se quiserem um dia obter o conforto e sentirem-se realizados.
12. Respeitar mais velhos e eleger mentores
Quando os filhos crescem é quando reconhecerão os conselhos dos pais. Encontrar pessoas de sucesso pessoal e profissional que possam agir como mentores, e aprender com seus exemplos também é válido para aprender a como direcionar os próprios interesses.
13. Positividade e otimismo
Isso é algo que ensinamos pelo exemplo aos nossos filhos desde cedo, a não agirem como vítimas, pois vítimas nunca são felizes. Atitude é tudo em se tratando de conseguir os melhores trabalhos e promoções, melhores relacionamentos, e a felicidade em si. Esta característica juntamente com a autodisciplina formam a chave para resolver os problemas da vida.
14. Aprender a orar e desenvolver o lado espiritual
Ser grato pelas coisas que possui, e não esperar até que a situação esteja sem saída para começarem a orar. Uma vida equilibrada consiste em ter todas as áreas em desenvolvimento, e a espiritualidade é uma delas. Ser humilde e servir o próximo é parte para crescer em sabedoria de vida.
15. Cair, mas sempre se levantar
A vida adulta é esta: que os problemas do dia a dia não influam na capacidade de saber levantar-se de todos eles, rapidamente, e seguindo em frente. Agir com independência, além de se mudar da casa dos pais, inclui saber que coisas boas acontecerão se fizerem boas escolhas, mas problemas também surgirão, e isso acontece a todos que vivem a vida, e não somente a observam imóveis. Estar preparado para quando aparecerem, não lamentando e seguindo em frente, é uma das características básicas da vida adulta.
Quando saímos de viagem, normalmente temos a nossa bagagem com tudo o que precisamos conosco, e um mapa para nos orientar no caminho. Assim é, ou deveria ser, como nossos filhos devem estar preparados para a vida adulta. Muitos de nós aprendemos por nós mesmos, mas, se quisermos ser melhores pais e mentores de futuros adultos realizados, podemos começar desde cedo enquanto eles ainda estão em casa conosco. Nunca é tarde para ensinarmos aos filhos que a vida é bela, e depende da nossa atitude conseguir fazê-la ainda melhor.