15 dicas para pais com filhos na pré-puberdade
Pré-puberdade ou pré-adolescência é a fase de desenvolvimento do jovem, é quando o filho começa a “crescer”, é quando o filho começa a passar por mudanças.
Tati Ippolito
Pré-puberdade ou pré-adolescência é a fase de desenvolvimento do jovem, do final da infância ao início da adolescência/puberdade. É quando o filho está deixando de ser criança e começa a “crescer”. O corpo deles começa a mudar, a menina vai ficando com mais “curvas”, o menino vai ganhando mais músculos, ambos crescem em altura e alteram o tom da voz. Os interesses e o comportamento também começam a mudar. Veja a seguir 15 dicas para você entender melhor esta fase e saber como lidar com ela:
1- Idade
Muitos pais se perguntam com qual idade seu filho vai chegar nesta fase, mas isso é relativo, não tem uma idade certa para começar nem para terminar, então não se preocupe, você perceberá o início da pré-puberdade quando se iniciarem as perceptíveis mudanças corporais e mentais.
2- Encontre o equilíbrio para a liberdade deles
Nesta fase o jovem procura por sua independência e pede mais espaço, mas deve haver limites. Agora ele está se descobrindo novamente, ele está mudando e precisa se encontrar, e você deve dar espaço para isso. Ele também vai querer sair com os amigos, e não há nada de errado nisso, mas sempre saiba onde ele está, e deixe clara a hora que ele deve chegar e, se não cumprir com as condições impostas por você, deve ser castigado. Mas, claro, tudo tem limites, você deve dizer não às vezes. Na verdade, os pais que precisam encontrar um equilíbrio com os limites e a liberdade.
3- Como lidar com a mudança de estilo
Como já foi citado antes, o adolescente está tentando se encontrar, e com isso vão ocorrendo mudanças de estilo, usando acessórios que antes não usava e vestindo roupas diferentes das habituais, e pode ser que você ache estranho, e não goste do jeito que ele está, mas respeite seu estilo. O que você pode fazer é dar conselhos, caso esteja muito vulgar ou algo assim, mas não fale que acha isso dele, dê exemplos e deixe que perceba isso sozinho.
4- Cigarro, bebida alcoólica e outras drogas
Agora começa a surgir a curiosidade para provar essas coisas, ele vai até mesmo acabar conhecendo pessoas que o utilizem, e isso é inevitável, então tem que ir da cabeça dele. O que você deve fazer é aconselhar, não chegar e dar uma palestra para ele ou falar sempre que é errado, isso não ajuda, pelo contrário, até pode piorar. Mostre a ele os riscos que isso pode trazer e cite exemplos, mas não comece o assunto do nada, aproveite alguma oportunidade, como um programa de TV, por exemplo.
5- Como conversar sobre namoro
Sim, seu filho está crescendo e vai começar a ter relacionamentos, e é você quem vai ter que aconselhá-lo nisso. Mostre que estará lá para conversar, lembrando de esperar a oportunidade, e fale sobre o que pode acontecer e os cuidados que ele deve ter.
6- Ídolos
Praticamente todo adolescente passa por essa fase de idolatrar algum famoso, e isso é normal. Ele ainda não sabe quem é, e está encontrando nessas pessoas o que quer ser, então procure pesquisar sobre ele para entender melhor seu filho.
7- Faça programas em família
Almoce fora algum dia da semana, leve-o ao zoológico ou ao cinema para assistir ao filme que ele comentou, mas tenha alguns momentos com ele.
8- Agrade-o
Faça aquela comida que ele gosta, compre a revista que seu artista preferido está na capa, etc. Dessa forma ele vai se sentir mais próximo e sentirá que pode confiar em você.
9- Converse frente a frente
Pode ser que ele chegue em casa e já se tranque no quarto, não tente forçá-lo a falar com você e nem fale através da porta, mas espere um momento que estejam frente a frente para falar com ele.
10- Tente entendê-lo
O humor dele estará bem instável, indo do carinho ao grito em segundos. Não se irrite, deixe-o ter suas “crises” e entenda-o.
11- Ensine-o a dizer não
O pré-adolescente também está tentando encontrar um grupo, então muitas vezes eles aceitam tudo o que lhes oferecem para pertencer ao grupo. Mostre que isso é errado e pode prejudicá-lo, mostre a importância de dizer “não” às vezes e que, se os amigos forem verdadeiros, não o excluirão por isso.
12- Não seja “careta”
Não tente se vestir ou falar como ele, assim ele se envergonhará e se afastará. Tente ser sempre amigável, tanto com ele quanto com amigos.
13- Elogie-o
Sempre que ele fizer algo bom, te ajudar em casa, ter alguma conquista (por menor que seja), tirar alguma nota acima da média… Para tudo, elogie, assim ele se sentirá valorizado.
14- Continuem envolvidos
Não o julgue e sempre escute o que tem a dizer, sem interrompê-lo ou dizer que é exagerado, pois para ele não é, ele realmente sente tudo que diz, pois as emoções estão à tona. Também não cite o seu tempo como comparação, mesmo se for para mostrar o perigo.
15- Ensine-o a lidar com decepções
Pode ser que acabe brigando com um amigo, ou não alcança a meta desejada e se decepcione, ele pode se isolar, querer comprar tudo, sair de casa, etc. Você tem que ser firme nesse ponto e ensiná-lo a lidar com frustrações.