15 tipos de conflitos e suas formas de resolvê-los

Os conflitos devem servir para nos tornar melhores seres humanos, não para destruirmos uns aos outros com armas ou palavras.

Erika Otero Romero

As relações humanas muitas vezes são difíceis. Essas dificuldades surgem porque existem diferenças de opinião, princípios, valores, mal-entendidos, e até mesmo suposições. Além disso, pode acontecer em qualquer lugar onde haja seres humanos.

Os problemas entre os seres humanos estão na “ordem do dia”. Basta que alguém interprete mal um gesto ou uma ação e zás! Está aí um conflito.

Os conflitos podem ser resolvidos, claro, mas é necessário saber de que tipo é, causas e a relação entre os envolvidos. Vamos investigar um pouco.

Tipos de conflitos

Há 6 tipos:

Intrapessoais

Advertisement

Intragrupais

Intranacionais

Interindividuais

Intergrupais

Internacionais

Advertisement

Foram identificados 15 tipos de conflitos que, por sua vez, se dividem em propriedades, causas e participantes. Assim, apresentaremos em seguida uma lista da forma eficaz de os resolver.

Conflitos de acordo com suas propriedades

1 Conflito de verdade

Este tipo de conflito costuma ser objetivo; ou seja, as partes envolvidas são completamente capazes de ver o problema, cada um de sua perspectiva. É um conflito muito complexo de resolver se não há ninguém imparcial que possa intervir sem se envolver pessoalmente.

Esta é, justamente, a forma de resolvê-lo: através da intervenção de alguém imparcial e alheio à raiz do problema.

Em um conflito matrimonial, um juiz imparcial poderia ser um terapeuta ou um advogado, por exemplo.

2 Conflito contingente

Os deste tipo caracterizam-se por depender de situações de fácil solução; no entanto, as partes envolvidas não o veem dessa maneira e têm dificuldade em ceder.

Advertisement

A resolução desses conflitos surge quando se muda a situação que provocou o problema inicial. Por exemplo: uma mudança de atitude poderia ser a maneira de resolver um problema entre irmãos.

3 Conflito deslocado

Aqui, as partes envolvidas evitam o problema real usando argumentos que nada têm a ver com ele. Isto é, usam uma desculpa para ter uma discussão que não tem nada a ver com o problema encoberto, que é o mais relevante.

Isso se vê muito nos casais que suportam em silêncio os desplantes públicos do cônjuge. Aguentam humilhações em silêncio até que um dia, ao já não tolerar mais, usam uma situação menor para explodir.

A resolução desses problemas implica que as partes encontrem o verdadeiro problema e possam resolvê-lo. Seria muito melhor não deixar que algo que gera transtornos se enraíze na relação. Nada engrandece mais uma má convivência que tolera o que não se deve.

4 Conflito mal atribuído

Neste tipo de conflito, os problemas surgem porque há uma situação externa responsável pelo inconveniente.

Advertisement

Por exemplo: quando o casal tem problemas pela opinião de um familiar. Essa opinião pode ou não ser real e, no entanto, gera um problema porque foi emitida por alguém próximo. A solução é descobrir se essa opinião tem uma base verdadeira, e dessa forma se chega a uma solução.

Estabelecer limites entre familiares também é uma forma eficaz de evitar problemas.

5 Conflito latente

É um problema que, embora não seja evidente, é sempre o gatilho de pequenas disputas que desgastam a relação.

A solução é identificá-lo e encontrar soluções.

Um exemplo poderia ser o uso abusivo da roupa de um irmão mais velho. Este sempre tolera que seu irmão menor ponha suas camisetas e as deixe sujas; porém, isso, por vezes, pode fazer com que o mais velho o agrida, porque não lhe faz favores em troca.

Advertisement

6 Conflito falso

São conflitos que surgem por mal-entendidos e/ou suposições.

O que você deve fazer é falar claramente sobre o que aconteceu para verificar se há uma razão real para ficar com raiva. Isso ajuda a resolver e a cortar o problema pela raiz.

Conflitos segundo a causa

7 Conflito de valores

Surgem porque, entre as partes, existem diferenças substanciais de valores, crenças e até comportamentos. O problema surge quando as pessoas acreditam que isso gera incompatibilidade. Além disso, quando as partes se defrontam numa luta sem tréguas para impor seus ideais ao parceiro ou à família.

A solução é aceitar que as pessoas são diferentes. Enquanto essas diferenças em valores não prejudicarem, não deve haver inconvenientes.

8 Conflito de funções

Nasce quando há desigualdade entre o poder e a autoridade. Isso normalmente gera relações onde uma das partes quer dominar, manipular e/ou destruir a outra.

Advertisement

Pode gerar violência econômica, maus-tratos no trabalho e até mesmo problemas matrimoniais.

A resolução vem de diferentes formas: aceitando as normas estabelecidas por um superior (trabalho) ou chegando a acordos.

O amor-próprio também determina até que ponto permitir que alguém autoritário o submeta.

9 Conflito de informações

Este conflito é gerado porque, a uma das partes, falta informação onde esta é vital para poder emitir um argumento ou tomar uma decisão.

A solução é simples: informar-se antes de falar.

Advertisement

10 Conflito de interesses

Surge quando há uma competição para alcançar um objetivo comum.

Por exemplo: dois empregados que são amigos e estão interessados num cargo de maior remuneração e responsabilidade. Ambos competem por isso o que pode prejudicar a amizade.

A forma de remediar isso é uma concorrência honesta, clara e justa para que não haja mal-entendidos. Além disso, aceitar que o outro pode ficar com o cargo pode fazer com que a relação não se danifique.

11 Conflito de relacionamento e comunicação

É desencadeada por emoções negativas fortes, percepções falsas, estereótipos ou má comunicação. Resolvê-los requer falar claro, sem indiretas, ironias nem sarcasmos.

Conflitos de acordo com as partes

12 Conflito intrapessoal

São os problemas que temos com nós mesmos. Bem se diz que podemos ser nossos piores inimigos. Podemos demonstrá-los quando nos bloqueamos ou nos empenhamos em conseguir algo que sabemos ser prejudicial para nós.

Advertisement

A resolução vem de mãos dadas com um processo de autoanálise. Isso ajudará a esclarecer e admitir o quanto podemos estar errados.

13 Conflito interpessoal

Surgem quando interagimos com os outros. E aparecem rapidamente, por exemplo, tropeçando em alguém no supermercado e não se desculpando por isso.

Dialogar sobre o ocorrido ou se desculpar é efetivo para remediá-lo.

14 Conflito intragrupal

São os problemas que surgem dentro de um grupo. Surgem das diferenças entre as partes. Pode ser que não compartilhem as mesmas metas, pensamentos ou decisões.

Saber negociar e levar em conta a opinião de todos os envolvidos é uma maneira de remediar.

Advertisement

15 Conflito intergrupal

É o conflito que surge entre grupos e que normalmente leva a grandes atos de violência. É o caso das gangues ou mesmo das guerras entre nações.

Uma solução exige um juiz neutro e uma conciliação através de um diálogo conducente a uma negociação que beneficie ambas as partes.

Por último, podemos dizer que podemos sempre ter uma relação harmoniosa com os outros. É uma questão de empatia, pensar antes de agir e não fazer conjecturas. Isso evita muitos problemas desnecessários.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 15 tipos de conflictos y sus formas de solucionarlos

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.