15 verdades cruéis sobre o amor que você deve conhecer
O amor, ainda que seja um sentimento precioso, não é perfeito. Não se decepcione e aprenda a conhecer os sinais do verdadeiro amor.
Erika Otero Romero
Não creio que haja uma só pessoa que não tenha sonhado em encontrar o amor perfeito para sua vida. Todos queremos experimentar o amor romântico. A razão é simples: ser amado e amar dá um novo sentido à vida.
Apesar disso, o amor, ainda que bonito, não é perfeito, porque somos seres humanos. Sobre isso, existem verdades acerca do amor que é justo conhecermos. Isso porque é melhor saber o que esperar para evitar falsas expectativas e sofrimento desnecessário.
O amor não é como nos contos de fadas
Sempre digo que muitas das falsas expectativas sobre o amor se devem aos contos de fadas.
Não há nada de mal neles, desde que se esteja consciente de que “as coisas não são como se pintam”. O problema surge quando suas expectativas se cruzam com a realidade. Viver em uma fantasia constante termina nos fazendo muito mal.
Em relação ao amor, existem grandes verdades que a muitas pessoas não são agradáveis. O que acontece é que, para elas, é mais fácil viver em uma doce mentira que em uma dura e cruel realidade.
O amor é tudo, menos o que se apresenta nas novelas mais positivistas.
Verdades cruéis sobre o amor
Não caiamos na tentação de idealizar as relações e pensar que são perfeitas. Apaixonar-se pelo conceito do amor como tal é fascinante, mas sumamente decepcionante em algumas ocasiões.
Primeiro, para amar alguém de verdade, devemos estar conscientes de tudo o que amar significa. Segundo, se você acredita que a pessoa por quem se apaixonou atenderá a todas as suas expectativas, deixe-me dizer que não será sempre assim. E terceiro, amar e viver com essa pessoa jamais esteve mais distante de ser um caminho recoberto por pétalas de rosa, na verdade, existem mais espinhos do que você imagina.
Agora sim, sem me estender mais, exporei aqui algumas verdades dolorosas sobre o amor.
1. Não, não existe a pessoa perfeita
Esse mito do príncipe ou da princesa é uma falácia. Pode ser que você se apaixone por suas qualidades, mas aceitar suas arestas e defeitos é o que lhe testificará de que realmente ama essa pessoa.
2. O amor não é incondicional
Existem situações que levam o amor a deteriorar-se e se elas persistem, acabam matando-o!
3. O amor pode não ser “para sempre”
Se você crê que uma pessoa vai estar a seu lado, apesar de que a trate como um trapo velho, você está errado. O amor que ela sente por você irá durar por toda a vida, na medida em que cuide dele.
4. Amar às vezes dói
Não se supõe que deva ser desta maneira, mas muitas vezes existem problemas. Ao não ser perfeitas as relações, pois existem discussões e desacordos, o que é natural. Além disso é “normal” que os mal-entendidos façam sofrer aqueles que se amam.
5. Nas relações, o amor deve ser recíproco para que funcione
Não vale que uma só pessoa seja a que dá mais na relação. É questão de democracia emocional.
6. Quando tem dúvidas se ama alguém, então não é amor
7. Se você tem olhos para outra pessoa além de seu parceiro, não é amor o que você sente
8. Muitas vezes, amar é deixar ir
O amor verdadeiro não obriga e não está sujeito a egoísmos.
9. Vão ser várias as vezes em que você amará e não será correspondido
10. É comum que, uma vez ou outra, confunda-se paixão, gostar ou sentir atração, com amor
11. Se o seu sofrimento não dói nele ou nela, você está com a pessoa errada, e isso não é amor
12. Você pode admirar sem amar, mas não o contrário
Sempre admiramos a quem amamos, ainda que o contrário não é necessariamente certo que aconteça. Mas, atenção: admirar não implica idealizar, mas apreciar as coisas boas que a outra pessoa tem e também as más.
13. Seu amor próprio e dignidade está acima do outro
Falamos muito de que antes de amar alguém, você deve aprender a amar a si mesmo. Uma pessoa que o ama jamais lhe pedirá que perca sua dignidade a favor de seu amor. Se fizer isso, não ama, e é provável que você esteja nas mãos de um narcisista.
14. O amor verdadeiro requer sacrifícios
Se você não está disposto a deixar para trás as experiências ruins e memórias que machucam, não poderá amar de maneira saudável a ninguém.
Não é porque a pessoa que você ama não saiba expressar o amor que ela o ame menos. Nem todo mundo tem que dizer o quanto ama ou necessita. Você só tem que aprender a identificar a maneira pela qual ela expressa esse sentimento.
15. O amor e a paixão são duas coisas diferentes
Muitas pessoas creem que quando unem suas vidas a alguém por quem estão apaixonados, esse estado vai durar para sempre.
Primeiro sinal vermelho: a paixão é só uma fase. Quando se está apaixonado por alguém, praticamente se vê como alguém perfeito. No entanto, quando a chama se vai apagando, começa-se a ver o outro exatamente como é. Então começa o desencanto.
É isso que mede o quanto você pode aceitar a outra pessoa como é de verdade. Se assim que terminar a fase da paixão, você já não quer estar com a outra pessoa, não é amor.
Mas, se apesar de a paixão ter se evaporado, você continua achando que essa pessoa é alguém especial, então dê as boas-vindas ao amor maduro e livre de preconceitos.
O amor é muito mais complexo do que cremos quando nos apaixonamos pela primeira vez. Aprende-se a amar com tempo e com “tentativa e erros”. Só dessa maneira aprendemos a dar o melhor de nós.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 15 crueles verdades sobre el amor que debes conocer