Sobrevivendo às férias e feriados prolongados em família

Os dias de descanso de repente podem se tornar um caos se os pais e filhos não souberem planejar as atividades nas férias. Diferente do resto do ano, a convivência será de 24 horas por dia. Veja algumas dicas.
  • Férias em família é uma mistura de diversão, paciência, tolerância e respeito. Os dias de descanso de repente podem se tornar um caos se os pais e filhos não souberem planejar as atividades. Diferente do resto do ano, a convivência será de 24 horas por dia e uma conversa mais acalorada pode estragar a viagem, o passeio, a folga. Não tem nada mais desagradável do que saber que alguém da família está triste ou se sentindo excluído num momento que deveria ser apenas de divertimento.

  • Se as férias serão em casa, sair da rotina é mais do que uma opção, é uma obrigação. Claro que para quem trabalha fora ficar em casa às vezes é um alívio. Mas se você tem criança ou adolescente o melhor mesmo é planejar um roteiro interessante para todos como passeios no parque, cinema, piscina, praia, jogo de futebol, vôlei, visitas na casa dos primos... Enfim, atividades que interessem a todos e mudem o ritmo. Não é preciso um cronograma militar, afinal são férias, dá para dormir até mais tarde um dia ou outro. Só não pode é perder os dias de folga na frente do computador ou deixar a esposa/mãe fazendo todos os afazeres de casa sozinha.

  • Algumas dicas são importantes para que haja uma boa convivência entre os familiares nesse período:

    • Respeitar o espaço de cada membro;

    • Dar atenção a todos e cuidar para não fazer isso mais com um membro da família e esquecer outro;

    • Criar uma tradição familiar, como montar a árvore de Natal juntos;

    • Fazer um mural com fotos das férias.

  • Quando as férias acontecem em outro lugar, como na praia ou na casa da vovó, as dicas também podem ser aplicadas e além delas outras podem ser acrescentadas:

    • Respeite o horário do local para brincadeiras;

    • É bom ter um mapa do local aonde vão. Ficar dando voltas é perda de tempo e causa discussões;

    • Cheguem com antecedência se for pegar avião ou ônibus. Perder um voo não é nada relaxante. Se estiver com crianças chegue mais cedo ainda; imprevistos acontecem.

    • Leve todos os remédios que estão acostumados a tomar além de curativos. Você vai precisar mesmo que tenha passado o ano todo sem usar nenhum deles;

    • Veja onde fica o Pronto-Socorro da cidade e, se tiver convênio médico, informe-se antes para saber se é aceito. Prevenção nunca é demais;

    • Se for fazer um passeio longo leve brinquedos para distrair as crianças pequenas, elas cansam rápido.

  • Advertisement
  • Dicas de filmes

  • Não são somente as suas férias que merecem virar um longa-metragem. Divirta-se com filmes que mostram famílias em apuros.

  • As férias da família Johnson - comédia

  • O filme conta a aventura hilária de uma família muito incomum, que tenta sobreviver a obstáculos incríveis em uma jornada através do país rumo a um encontro anual de família. No caminho, terão que enfrentar um caminhoneiro psicótico e darão carona a um fanático por feitiçaria.

    1. Tô de férias 2 - animação. Ansiando por novas aventuras e amigos, Impy decide deixar a ilha em segredo e aceita se juntar ao parque de diversões do astuto empresário Barnaby. Ao se instalar, ele vai percebendo que Barnaby não é nada generoso. Para a sorte de Impy, Babu sai para procurar o pequeno dinossauro e junto leva toda a turma da ilha para resgatar o irmão. Porém, a jornada não será nada fácil, já que terão que enfrentar diversos perigos.

    2. As férias de Mr. Bean - comédia. Mr. Bean ganha o 1º prêmio em uma rifa local: uma filmadora nova, 200 euros e uma semana de férias no sul da França. O período de sua viagem coincide com a realização do Festival de Cannes. Mr. Bean já está com a filmadora em punho quando embarca para Paris e pede a um passageiro para filmá-lo embarcando no trem. Este passageiro é o diretor russo Emil Duchesvsky, que participará do júri do festival. Emil perde o trem, que parte com seu filho de apenas 10 anos. O garoto fica com Bean, que decide descer com ele na estação seguinte. Porém o diretor decide pegar um trem expresso para Cannes, onde denuncia Bean à polícia.

  • As férias sendo em casa ou não cuide para não ficar na internet o tempo todo. Não use o celular para ver emails ou coisas relacionadas ao trabalho. Aproveite para relaxar e curtir os filhos. As férias acabam muito rápido.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.

Sobrevivendo às férias e feriados prolongados em família

Os dias de descanso de repente podem se tornar um caos se os pais e filhos não souberem planejar as atividades nas férias. Diferente do resto do ano, a convivência será de 24 horas por dia. Veja algumas dicas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr