Sobrevivendo às férias e feriados prolongados em família

Os dias de descanso de repente podem se tornar um caos se os pais e filhos não souberem planejar as atividades nas férias. Diferente do resto do ano, a convivência será de 24 horas por dia. Veja algumas dicas.

Caroline Canazart

Férias em família é uma mistura de diversão, paciência, tolerância e respeito. Os dias de descanso de repente podem se tornar um caos se os pais e filhos não souberem planejar as atividades. Diferente do resto do ano, a convivência será de 24 horas por dia e uma conversa mais acalorada pode estragar a viagem, o passeio, a folga. Não tem nada mais desagradável do que saber que alguém da família está triste ou se sentindo excluído num momento que deveria ser apenas de divertimento.

Se as férias serão em casa, sair da rotina é mais do que uma opção, é uma obrigação. Claro que para quem trabalha fora ficar em casa às vezes é um alívio. Mas se você tem criança ou adolescente o melhor mesmo é planejar um roteiro interessante para todos como passeios no parque, cinema, piscina, praia, jogo de futebol, vôlei, visitas na casa dos primos… Enfim, atividades que interessem a todos e mudem o ritmo. Não é preciso um cronograma militar, afinal são férias, dá para dormir até mais tarde um dia ou outro. Só não pode é perder os dias de folga na frente do computador ou deixar a esposa/mãe fazendo todos os afazeres de casa sozinha.

Algumas dicas são importantes para que haja uma boa convivência entre os familiares nesse período:

  • Respeitar o espaço de cada membro;

  • Dar atenção a todos e cuidar para não fazer isso mais com um membro da família e esquecer outro;

    Advertisement
  • Criar uma tradição familiar, como montar a árvore de Natal juntos;

  • Fazer um mural com fotos das férias.

Quando as férias acontecem em outro lugar, como na praia ou na casa da vovó, as dicas também podem ser aplicadas e além delas outras podem ser acrescentadas:

  • Respeite o horário do local para brincadeiras;

  • É bom ter um mapa do local aonde vão. Ficar dando voltas é perda de tempo e causa discussões;

    Advertisement
  • Cheguem com antecedência se for pegar avião ou ônibus. Perder um voo não é nada relaxante. Se estiver com crianças chegue mais cedo ainda; imprevistos acontecem.

  • Leve todos os remédios que estão acostumados a tomar além de curativos. Você vai precisar mesmo que tenha passado o ano todo sem usar nenhum deles;

  • Veja onde fica o Pronto-Socorro da cidade e, se tiver convênio médico, informe-se antes para saber se é aceito. Prevenção nunca é demais;

  • Se for fazer um passeio longo leve brinquedos para distrair as crianças pequenas, elas cansam rápido.

Dicas de filmes

Não são somente as suas férias que merecem virar um longa-metragem. Divirta-se com filmes que mostram famílias em apuros.

Advertisement

As férias da família Johnson – comédia

O filme conta a aventura hilária de uma família muito incomum, que tenta sobreviver a obstáculos incríveis em uma jornada através do país rumo a um encontro anual de família. No caminho, terão que enfrentar um caminhoneiro psicótico e darão carona a um fanático por feitiçaria.

  1. Tô de férias 2 – animação. Ansiando por novas aventuras e amigos, Impy decide deixar a ilha em segredo e aceita se juntar ao parque de diversões do astuto empresário Barnaby. Ao se instalar, ele vai percebendo que Barnaby não é nada generoso. Para a sorte de Impy, Babu sai para procurar o pequeno dinossauro e junto leva toda a turma da ilha para resgatar o irmão. Porém, a jornada não será nada fácil, já que terão que enfrentar diversos perigos.

  2. As férias de Mr. Bean – comédia. Mr. Bean ganha o 1º prêmio em uma rifa local: uma filmadora nova, 200 euros e uma semana de férias no sul da França. O período de sua viagem coincide com a realização do Festival de Cannes. Mr. Bean já está com a filmadora em punho quando embarca para Paris e pede a um passageiro para filmá-lo embarcando no trem. Este passageiro é o diretor russo Emil Duchesvsky, que participará do júri do festival. Emil perde o trem, que parte com seu filho de apenas 10 anos. O garoto fica com Bean, que decide descer com ele na estação seguinte. Porém o diretor decide pegar um trem expresso para Cannes, onde denuncia Bean à polícia.

As férias sendo em casa ou não cuide para não ficar na internet o tempo todo. Não use o celular para ver emails ou coisas relacionadas ao trabalho. Aproveite para relaxar e curtir os filhos. As férias acabam muito rápido.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.