8 tradições de Natal para fazer com toda família

O amigo secreto de Natal em família já é uma tradição. Mas não existe só essa opção de divertimento e contentamento de todos nesta época tão especial.

2,709 views   |   shares
  • O Natal é uma das ocasiões mais queridas e esperadas de todos. Queremos estar em família, conversar, rir, trocar presentes, cear e nos divertir. Muitas famílias já têm tradições enraizadas, outras não.

    1. O amigo secreto é uma maneira econômica de presentear, pois envolve a todos os familiares. Muito divertido, existem várias brincadeiras que podem ser realizadas no período que antecede a troca de presentes. Dicas, propostas do que ganhar, do que não ganhar, a criatividade vai fazer com que a diversão esteja próxima de todos. Existem recursos on-line para o amigo secreto, inclusive para o sorteio. Divirta-se e mantenha a família unida.

    2. Antes da ocasião natalina podemos também visitar pessoas idosas, asilos, conhecidos que não possuem família e alegrá-los um pouco com presentinhos simples e com nossa companhia. Podemos conversar, ler, cantar com eles. Você pode fazer isso sozinho ou levar junto toda a família, e o espírito natalino chegará mais cedo em sua casa.

    3. Montar a árvore de Natal é uma tradição muito divertida. Chame a família e ornamente com criatividade sua árvore. Talvez você possa até fazer algo diferente, como a cada boa ação que alguém da família fizer até o Natal, a árvore ganha um novo enfeite. E não precisa ser sofisticado, o que vale é a união e a lembrança que o ornamento trará.

    4. Além da árvore, muitos outros enfeites natalinos podem aproximar a família. Enfeites de porta, guirlandas, toalhas de mesa, velas, flores natalinas, vários apetrechos e ornamentos podem se tornar tradição em sua casa.

    5. O presépio, item que não pode faltar em muitos lares, é outra tradição interessante. Inove e enquanto ajuda seus filhos a montá-lo, conte-lhes a verdadeira história de Natal. E se não souber contar muito bem, utilize a leitura, mas ganhe a certeza de que os pequenos entendam porque existe uma vaquinha no presépio.

    6. Preparar quadros de espera para a véspera do Natal é uma boa tradição com as crianças. Cada dia que antecede recebe um cartãozinho com uma boa ação escrita, como deixar um bilhete para alguém da família ou amigo falando da importância do Natal. A criança procura oportunidades naquele dia para executar a tarefa proposta e indica no quadro que cumpriu a meta. A espera para o grande dia fica mais divertida e apropriada.

    7. A ceia de Natal é um dos pontos mais importantes do feriado. Reúna a família, para que todos coloquem a mão na massa. Haverá trabalho para todos, inclusive os pequenos, que podem organizar os utensílios, distribuir guardanapos ou outras tarefas. E se a família for grande, divida as designações para que todos possam participar de alguma forma, trazendo uma sobremesa, por exemplo. É importante que todos se sintam parte da ocasião.

    8. Na véspera, enquanto espera chegar a meia-noite, não deixe de entoar canções natalinas em família, contar histórias, apresentar teatros com membros da família ou fantoches, passar filmes natalinos, e aproveite o Espírito de Natal na sua mais pura presença, com muita união e respeito ao aniversariante.

  • Advertisement
  • Tradições passam para o ano seguinte, duram décadas e atravessam gerações. Crie as tradições da sua família, encontre uma maneira de unir ainda mais e celebrar esta data de forma mais amável que no ano anterior. Que o seu Natal seja perfeito!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

8 tradições de Natal para fazer com toda família

O amigo secreto de Natal em família já é uma tradição. Mas não existe só essa opção de divertimento e contentamento de todos nesta época tão especial.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr