4 ações que ajudam a manter o casamento com o passar do tempo

O grande problema dos relacionamentos duradouros é o comodismo; assim pensar em formas de evitar que esse vilão se estabeleça no casamento é muito recomendável.

8,488 views   |   32 shares
  • Com o passar do tempo é natural que a paixão que liga os casais no início do casamento diminua, dando espaço para a tranquilidade e é assim que as rotinas se estabelecem. Neste site, encontramos uma bela citação sobre relacionamento: "Geralmente acabam dizendo que o relacionamento esfriou, e se acomodam, achando que esse esfriar é inevitável e faz parte do relacionamento". Entretanto, não precisa ser assim e o que se torna o grande vilão dos casamentos duradouros é, na verdade, esse comodismo.

  • Algumas ações são importantes para que o casamento mantenha seu dinamismo e se fortaleça com o tempo:

  • 1- Diálogo

  • Diz um provérbio chinês: "Case com alguém com quem você goste de conversar. À medida que vocês forem envelhecendo, seu talento para a conversa se tornará tão importante quanto todos os outros." O diálogo entre cônjuges é um elemento de grande importância para facilitar o entendimento e a intimidade do casal. Mais do que isso, eu diria que saber conversar é fundamental nos relacionamentos duradouros porque é assim que ambos expressarão com clareza suas vontades, satisfações e insatisfações. Também é conversando que os cônjuges entram em acordo e edificam um casamento pautado no amor e respeito mútuo.

  • 2- Namoro

  • Manter o clima do namoro faz muito bem à relação, portanto não se pode esquecer o romantismo e as demonstrações afetuosas. Quase todo mundo concorda que namorar é muito bom, mas com o tempo o namoro costuma sair pela mesma porta que a rotina entra na vida dos casais. Claro que depois de casados muitas são as responsabilidades, no entanto, basta que se tenha vontade e sempre haverá um tempo para trocar carinho e atenção. Pequenas demonstrações diárias fazem grande diferença no sentido de manter o clima do namoro e, certamente, valem a pena.

  • 3- Evite brigas

  • existem questões que podem ser relevadas a favor da harmonia do casal, assim não é sadio brigar por qualquer coisa. Pior que uma briga é ainda ignorar o cônjuge ou ficar emburrado. Aceite pequenas coisas para que as grandes sejam consideradas; quem briga por tudo acaba perdendo a razão, mesmo que de início a tenha. Um relacionamento sadio exige grande flexibilidade do casal e intolerância nunca fez bem para ninguém. Uma relação desgastada pelas brigas precisa de grande empenho para se reestruturar, então pense duas vezes antes de alimentar conflitos que podem ser resolvidos mais facilmente logo de início. Pequenas e contínuas alfinetadas podem provocar grande sangramento; pense nisso.

  • Advertisement
  • 4- Não guarde rancor

  • A necessidade de perdoar o cônjuge aumenta com o tempo, afinal as características de cada um ficam mais evidentes. Uma maneira prática de facilitar o perdão é lembrar que você também precisa dele, afinal todo ser humano é falível. Assim, seja mais compreensivo e tolerante, não cultive mágoas e ressentimentos que antes de fazer mal à relação prejudicam a você mesmo. A vida a dois fica mais tranquila e prazerosa quando ambos buscam compreender e respeitar um ao outro.

  • Conforme escrevi no artigo 4 ideias para melhorar sua autoestima e seu casamento: "Altos e baixos são comuns em relacionamentos duradouros, e uma união estável não é a que nunca se desequilibra, mas a que busca o equilíbrio a cada oscilação."

  • Vale a reflexão!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

4 ações que ajudam a manter o casamento com o passar do tempo

O grande problema dos relacionamentos duradouros é o comodismo; assim pensar em formas de evitar que esse vilão se estabeleça no casamento é muito recomendável.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr