4 dicas essenciais para descobrir sua vocação

“Qual é o seu cerne?” O cerne é a nossa essência, o âmago, o coração, a parte mais essencial de nosso caráter.

2,501 views   |   4 shares
  • Segundo o conceito do dicionário a palavra vocação tem uma conotação de chamamento, invocação, natureza. A vocação pode estar ligada a uma inclinação, tendência para determinado estado, carreira ou profissão. Para os religiosos é a inspiração pela qual Deus chama para uma missão religiosa.

  • Neste artigo vamos focar a vocação para a área profissional, o que faz toda diferença na qualidade dos serviços que serão prestados, pois não há nada mais desanimador e frustrante do que todos os dias ter que se levantar para fazer aquilo que não gosta isso certamente influenciará no resultado final.

  • Outro dia assisti com meus filhos a um filme de animação interessante, “A Origem dos Guardiões”, é uma aventura que conta a história de quatro guardiões com habilidades especiais, cada um tem uma responsabilidade perante as crianças do mundo.

  • Um quinto guardião é chamado, mas ele não sabe o que deve fazer com sua habilidade.

  • “Qual é o seu cerne?” é a pergunta que um dos guardiões faz ao recém-chegado, se você descobrir qual seu cerne saberá o que fazer com sua habilidade enquanto guardião.

  • O cerne é a nossa essência, o âmago, o coração, a parte mais essencial de nosso caráter. É a característica primordial que nos define como únicos.

  • Assim como a pessoa que quer descobrir sua vocação o personagem precisou voltar para dentro de si e buscar sua essência que o definia como único e como poderia agir perante sua responsabilidade com comprometimento e coração. Assim somos nós.

  • Para descobrir a vocação a pessoa deve fazer uma análise interior profunda, deixar preconceitos e imposição do meio em que vive. Buscar fazer as coisas que lhe dão satisfação e procurar entender como transformar isso em benefício para si e para todos com quem se relaciona.

  • Sugestões:

    1. Faça uma autoanálise, escreva uma lista de aptidões que considera importante em uma pessoa como maneira de falar, vestir-se, andar, olhar, tomar decisões, facilidade com números, com escrita ou de memorização, etc. Depois da lista pronta, pontue de 0 a 10 a nota que daria em cada quesito a você mesmo, não seja muito pretensioso e nem se menospreze. Seja sincero.

    2. De acordo com as notas dadas a você quanto às aptidões que mais admira nas pessoas, avalie o resultado da seguinte maneira; as aptidões com notas abaixo de cinco devem ser consideradas fracas, as acima de seis são aptidões fortes e que podem definir sua vocação.

    3. A partir das aptidões fortes busque ocupações que necessitem delas, como por exemplo: se teve uma boa pontuação em aptidões como falar em público, facilidade de memorização e boa escrita pode indicar que tenha vocação para ser um advogado, jornalista, professor, etc. Para isso liste habilidades exigidas para várias profissões e procure as similaridades entre suas aptidões da pontuação mais forte com as exigidas por determinadas habilidades.

    4. Participe de feiras de profissões, converse com profissionais de diversas áreas para conhecer a rotina e principais exigências.

  • Advertisement
  • Não se esqueça de que além de descobrir seu cerne, é preciso dedicação disciplina e muita busca de informações e estudo. Sem essas ferramentas seu cerne será só uma indicação daquilo a qual foi destinado nesta vida. Como o servo descrito na Bíblia em Mateus 25, que enterrou os talentos com medo de perdê-lo, no final acaba sem nada.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

4 dicas essenciais para descobrir sua vocação

“Qual é o seu cerne?” O cerne é a nossa essência, o âmago, o coração, a parte mais essencial de nosso caráter.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr