Em busca da ovelha perdida: 4 passos para ajudar um irmão a voltar à atividade na igreja

“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;”. Estar disposto a resgatar a ovelha que se desgarrou pode refletir no próprio fortalecimento da fé.

8,770 views   |   43 shares
  • São diversas as razões que as pessoas dão para justificar seu afastamento da igreja, alguns por terem se magoado com alguém, outros porque não têm tempo para mais compromissos, outros simplesmente por não estarem preparados para aceitar viver uma vida regrada à doutrina que normalmente a igreja apresenta.

  • Mas os que conseguem permanecer no caminho religioso devem fazer algo para trazer de volta essas pessoas que desistiram de continuar?

  • Segundo os ensinamentos de Jesus Cristo, Ele próprio veio a esta Terra para resgatar a todos os outros filhos de Deus, pois estavam afastados do caminho que poderia levá-los de volta à convivência com o Pai Celestial.

  • Seguindo Seu exemplo, estamos aqui para fortalecermos uns aos outros, seja em família, no círculo de amizade ou como irmãos na igreja. Esta é uma responsabilidade que assumimos quando aceitamos o batismo.

  • Na Bíblia o livro de Romanos 12:15 exorta-nos “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;”.

  • O líder religioso Gordon B. Hinckley orientou, “Todo converso precisa ter três coisas: uma responsabilidade, um amigo e ser nutrido pela boa palavra”. Com estas três ações a pessoa que ainda não está com seu testemunho fortalecido poderá encontrar meios para estruturar sua fé evitando que se afaste das atividades.

  • Quando o testemunho não tem força é preciso agir para que possa nutrir-se novamente e assim se fortalecer.

  • Resgatando a ovelha desgarrada:

    1. Procure pela pessoa, demonstre interesse e evite julgamentos e questionamentos sobre os motivos de seu afastamento.

    2. Comprometa-se com a responsabilidade assumida. Resgatar é muito mais trabalhoso do que converter. Esteja disposto a apoiar a pessoa, pondo-se a seu lado em todos os momentos possíveis.

    3. Envolva a pessoa em atividades e pequenas responsabilidades com outras pessoas ou grupos, para que ela sinta o desejo de ser útil e de se envolver com as atividades da igreja.

    4. Nutrir com a boa palavra significa não julgar, mas estender as mãos em sinal de boas vindas; significa ajudar a entender e buscar a compreensão das doutrinas e princípios da igreja, para que aos poucos compreenda por si próprio o que a doutrina ensina e com esta compreensão encontre razões para adquirir um testemunho.

  • Advertisement
  • Quando se está focado no fortalecimento de um irmão menos ativo, na verdade se está fortalecendo o próprio testemunho e fé. Ao auxiliar na conversão, valida-se o próprio conhecimento e aumenta-se o desejo de servir e seguir o exemplo do Salvador que veio a esta terra para cumprir a missão de resgatar a humanidade e dar-nos a oportunidade de voltarmos a viver com Deus.

  • Não desista de ninguém, talvez nunca venha a saber a dimensão de seus esforços, mas pelo menos fez sua parte e deu a oportunidade para que uma pessoa possa fazer novamente sua escolha de permanecer no caminho de volta ao lar celestial.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Em busca da ovelha perdida: 4 passos para ajudar um irmão a voltar à atividade na igreja

“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;”. Estar disposto a resgatar a ovelha que se desgarrou pode refletir no próprio fortalecimento da fé.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr