Como cultivar a virtude da gratidão nos faz ricos

Cultivar e praticar o dom da gratidão em nossas vidas requer muito mais ação nas coisas simples da vida. Como é bom ser grato pelo sol que nos aquece, pela chuva que ameniza o calor, pelo alimento que temos todos os dias.

6,156 views   |   27 shares
  • No dicionário, a definição para gratidão é:“reconhecimento, agradecimento e qualidade de quem é grato”. Nossa vida é repleta de grandes dificuldades e grandes conquistas e é através desses acontecimentos diários que crescemos em sabedoria e experiência. Porém, o que nos fortalece como indivíduo é a gratidão que temos por todas as situações que passamos em nosso dia a dia.

  • Nada nesta vida conquistamos sozinhos, sempre dependemos do outro para que algo de bom ou ruim aconteça conosco. Porém, quando demonstramos nossa gratidão ao próximo, podemos aumentar a nossa capacidade de reconhecer o quanto não dá para ser feliz sozinho, além de ser um grande aliado para aumentar o nosso círculo de amizade.

  • Ser grato reflete o que temos no coração

  • Cultivar e praticar o dom da gratidão em nossas vidas requer muito mais ação nas coisas simples da vida. Como é bom ser grato pelo sol que nos aquece, pela chuva que ameniza o calor, pelo alimento que temos todos os dias, por mais que às vezes não seja o que mais se queira comer no momento, porém o temos.

  • A gratidão nada mais é do que o reconhecimento e o agradecimento pela ajuda que recebemos. Portanto, cultivar uma gratidão pessoal é uma escolha exclusivamente nossa.

  • “Será que as posses materiais nos tornam felizes e gratos? Talvez momentaneamente. Contudo, as coisas que nos dão profunda felicidade e gratidão são aquelas que o dinheiro não pode comprar: a família, o evangelho, os bons amigos, a saúde, nossas aptidões e o amor que recebemos das pessoas a nossa volta. Infelizmente, essas são algumas das coisas às quais nem sempre damos o devido valor.” ( Thomas S. Monson)

  • Um exemplo puro de gratidão são as crianças. Elas ajudam e agradecem as pequenas coisas que fazemos por elas, seus abraços, suas palavras são tão puras e sinceras que nos comovem. Elas têm enraizado dentro de si esse princípio não só porque foram ensinadas pelos pais, mas porque elas percebem que precisamos um do outro.

  • A gratidão é um símbolo de amor

  • A gratidão é o maior símbolo de amor que podemos demonstrar ao próximo, seja esse próximo um familiar ou até mesmo um estranho. A gratidão pode ser representada por um muito obrigado ou por um simples gesto, mas o fato de cultivarmos e sermos gratos pelas pequenas coisas que temos nos permite tornar-nos pessoas de nobre coração e de bom caráter.

  • Advertisement
  • “Como podemos cultivar no coração um espírito de gratidão? (...) Joseph F. Smith disse: O homem grato vê no mundo muitas coisas pelas quais deveria agradecer, e para ele o bem supera o mal. O amor derrota a inveja, e a luz expulsa as trevas de sua vida. E continuou: o orgulho destrói nossa gratidão e a substitui pelo egoísmo. Somos muito mais felizes na presença de uma alma grata e amorosa, e devemos ser muito cuidadosos ao cultivar, por meio de uma vida fervorosa, um espírito de gratidão para com Deus e para com o homem!”

  • (Thomas S. Monson)
  • Se as pessoas do mundo exercessem esse pequeno ato de fé em suas vidas, com certeza elas seriam extremamente enriquecidas e abençoadas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.

Como cultivar a virtude da gratidão nos faz ricos

Cultivar e praticar o dom da gratidão em nossas vidas requer muito mais ação nas coisas simples da vida. Como é bom ser grato pelo sol que nos aquece, pela chuva que ameniza o calor, pelo alimento que temos todos os dias.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr