5 ideias para teatrinhos de Natal com crianças

Na véspera de Natal as crianças mal conseguem se conter de tanta ansiedade. Mantenha-as ocupadas ensaiando, preparando o figurino e apresentando teatrinhos que irão deixar seu Natal ainda mais maravilhoso!

Michele Coronetti

Você está ocupada com os últimos preparativos para a ceia, e as crianças estão totalmente incontidas, correndo, pulando, perguntando a hora de meio em meio minuto. Melhor colocar a meninada na ocupação de algo que só fará bem a todos. Eleja o mais velho ou aquele adulto que não está muito ocupado para ser o responsável e faça-os criar teatrinhos para pouco antes da meia-noite.

Algumas ideias para este evento são:

  1. Com antecedência, reúna as crianças e converse sobre uma pequena representação do presépio a ser apresentada. Ofereça o material para que eles possam se preparar que pode ser encontrado na Bíblia, pode ser uma adaptação encontrada na rede ou em livros. Ajude-os a adaptarem para as condições e situações da família. Use lençóis, faça máscaras de bichos, ou pinte o rosto com tinta própria, use uma caixa de madeira de frutas, daquelas que os mercados descartam, encha de palha e pegue um boneco para ser o bebê. Seu presépio vivo ficará emocionante! Alguém pode narrar os acontecimentos e os atores vão entrando para encher o palco da sua sala. Ou uma música natalina pode ser tocada ou cantada pelo artista da família.

  2. Há histórias de Natal muito emocionantes e que podem ser adaptadas para uma representação na véspera do Natal. Uma delas é o “Um Conto de Natal”, datado de 1843, mas atual em seu tema. É a história de um senhor avarento que recebe três fantasmas e muda seu conceito a respeito do dinheiro. Tire sustos, risadas e lágrimas da plateia, além de incentivar a criatividade das crianças. Como é um teatro caseiro, pode ser adaptado da forma como quiser, proporcionando momentos inesquecíveis.

  3. Existem muitos textos, contos, ou até teatros prontos disponíveis on-line, em livros de escola ou livros próprios que podem ser utilizados e adaptados. Incentive as crianças a buscarem estes recursos, desenvolverem seus talentos e liderarem este evento. Há ideias interessantes em gibis, sendo bastante acessível para eles a linguagem e imagens. Assim eles conseguirão desenvolver seu próprio teatrinho.

    Advertisement
  4. Seus filhos são pequenos demais? Providencie uma representação com fantoches ou objetos do presépio, ou mesmo outros objetos como, por exemplo, uma caixa de leite para representar a vaquinha, e conte-lhes a história do Natal ou algum outro conto natalino. Desta maneira o Natal não será apenas a espera do Papai Noel e o receber dos presentes, mas eles entenderão que existe algo a mais, que transmite paz e boa vontade a todos.

  5. Já com crianças maiores e até mesmo adolescentes, algo maior pode ser feito, como uma apresentação que reúne várias canções natalinas e a narração de histórias. Deixe a criatividade imperar e incentive-os a unirem várias ideias e centralizar no tema do Natal. O resultado será emocionante.

Essa é a uma das épocas mais lindas e tocantes do ano. Aproveite os bons sentimentos e ensine-os de forma bem lúdica sobre o verdadeiro significado do Natal.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.