5 dicas de brincadeiras que as crianças adoram

O brincar é indispensável para o desenvolvimento das crianças, o não brincar sinaliza que algo está errado, os pais devem ficar atentos a isso.

Taís Bonilha da Silva

A Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90, são dispositivos legais que garantem a todas as crianças o direito de brincar.

O brincar é indispensável para o desenvolvimento das crianças, o não brincar sinaliza que algo está errado, os pais devem ficar atentos a isso.

Soeli Terezinha Pereira (Assessora Educacional da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista) considera: ” Ao brincar as crianças negociam, fazem escolhas, opinam, se encantam, se alegram e aprendem a conviver com as diferenças. Logo, elas vivenciam a solidariedade, a alegria, a justiça, a co-construç?o de regras e responsabilidades, fundamentais para o seu desenvolvimento afetivo, ético, político e moral”._ Tão importante quanto o brincar, é a criança poder contar com um mediador para esses momentos de distração e aprendizado, os adultos podem desenvolver papéis muito importantes e conduzir o aprendizado das crianças. Segue algumas ideias de brincadeiras para serem feitas com as crianças:

1. Guerra de bexigas com água

para os dias mais quentes essa atividade certamente conquistará a garotada. Podem ser feitos dois times, cada time monta seu “arsenal” enchendo bexigas com água, e joga a bexiga no integrante do outro time, se conseguir acertá-lo ele deverá ficar na prisão até que alguém o liberte, os participantes que vão para a prisão são libertados quando um participante livre consegue pegar uma bexiga (atirada pelo time adversário) sem estourá-la. Ganhará o time que ficar com mais participantes.

2. Soltar pipa

: está é uma brincadeira que pode começar com a confecção das pipas e depois levar as crianças a um campo aberto para que possam empinar as pipas. Para esta atividade alguns cuidados devem ser tomados, com relação à redes de alta tensão e cerol, que é uma mistura cortante que muitas pessoas usam, ensinar as crianças que esse produto é perigoso e ilegal é muito importante.

Advertisement

3. Tomar banho de esguicho

esta é uma brincadeira para ser feita no verão, nem todo mundo tem acesso a uma piscina, mas ainda assim podem se divertir brincando de se molhar com uma mangueira de esguicho, é bem divertido e quando os pais participam as crianças se divertem mais ainda.

4. Brincadeiras com bola

qualquer brincadeira com bola também é bem vinda pela criançada, queimada é uma opção bastante legal. Trata-se de 2 times, onde um deve acertar a bola no participante do outro time.

5. Bandeirinha

esta é uma brincadeira que agrada muito as crianças, dois times um de cada lado da quadra devem alinhar-se um ao lado do outro, uma bola fica no centro da quadra, cada participante de um grupo recebe um número. O outro grupo também recebe os mesmos números, o que significa que haverá, por exemplo, dois participantes que serão o número 3, sendo um de cada time. Um juiz chama um número, por exemplo o 4, os dois participantes que são o número 4 tem o objetivo de pegar a bola no centro da quadra e trazer para seu time sem que o outro participante consiga pegá-lo.

Agora é reunir a criançada e se divertir!

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.