Passos para apoiar uma filha em sua primeira menstruação

Como será que a menina que menstrua pela primeira vez se sente? O que dizer para que ela possa se acalmar e entender que tudo isso faz parte da vida?

8,441 views   |   36 shares
  • Chega o dia em que você se dá conta de que sua filha não é mais uma criança, mas virou pré-adolescente. E logo chegarão mudanças muito complexas que farão com que ela se questione, sofra, pense, sinta medo.

  • Você pode ajudar sua filha a passar por este momento repleto de dúvidas e novidades. Afinal de contas, você mesma já passou por isso. Nada melhor que compartilhar seus momentos de crescimento com sua adorada pequena.

    • Quando você perceber mudanças físicas e comportamentais já estará na hora de começar a abrir mais o diálogo. Chamá-la de mocinha já é um bom começo, elogiar seu crescimento, suas mudanças, seu jeito de tratar as outras pessoas, como se porta com as amigas, e assim abrirá seus olhos para o que está acontecendo, pois as brincadeiras aos poucos vão cedendo espaço para cuidar de unhas e cabelos, por exemplo. Elogie e incentive; tudo de acordo com a faixa etária, sem exageros.

    • Planeje um tempo na semana para vocês duas. O tempo que antes era dedicado a brincadeiras, agora pode ser para conversar. Fale sem medo sobre a menstruação que virá, porque isso acontece, o que fazemos para mantermos nossas roupas limpas e a higiene adequada. Apresente-lhe o absorvente, explique como funciona.

    • Procure usar uma linguagem que ela entenda e não precisa exceder limites de conhecimento. Pode ser que surgirão várias perguntas e seja sempre muito sincera, respondendo com calma às questões, sem pressa ou imaginando que ela aprendeu muitas coisas com as colegas na escola e que ela já saiba. O bom senso precisa ser muito sutil, pois o ideal é que ela entenda como funciona seu organismo de forma clara e simples. Imagine que sua filha é um copo e você é um balde, não adianta jogar todo o conhecimento do seu balde no copo, pois faltará espaço.

    • Procure não assustá-la com questões como sangramentos intensos, TPM, cólicas dolorosas, dores de cabeça, possível gravidez e amenize seus medos quanto a isso, pois ela pode ter ouvido sobre este assunto em outros locais. Cada mulher é diferente e cada menstruação também. Aproveite e entre no assunto da sexualidade, pois é melhor que ela aprenda de alguém que ela ama e confia.

    • Você não se sente preparada ou capaz de conversar e orientar sua filha? Tem receios a respeito? Encarregue uma pessoa de confiança e explique seus motivos, explique a sua filha que você pedirá para outra pessoa conversar com ela a respeito, pode até ser seu ginecologista, ela entenderá se você demonstrar seu amor e lhe der a segurança de falar com outra pessoa a respeito de algo tão pessoal.

    • Depois da menarca, nome da primeira menstruação, marque uma visita ao ginecologista e acompanhe sua filha. Pergunte se ela prefere ficar sozinha na sala com o especialista, pois ela pode ter vergonha de perguntar algumas coisas a ele na sua frente. Haja com naturalidade e a incentive a tirar todas as possíveis dúvidas.

    • Não é necessário lembrar como as mulheres do passado enfrentavam seus períodos menstruais, mas aproveite a modernidade e apresente-lhe as várias opções de higiene e segurança. Incentive sua filha a agir com naturalidade nestes dias, a se cuidar sozinha, a driblar seus sentimentos negativos que podem ou não acompanhar o período menstrual. E acima de tudo, mostre a ela o quanto é feliz por ser mulher.

  • Advertisement
  • Não há como parar o tempo e impedir o crescimento das pessoas, tanto o físico quanto o comportamental. Aproveite cada minuto para depois lembrar-se com carinho das diversas fases que vocês passaram juntas durante seu crescimento e o dela.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Passos para apoiar uma filha em sua primeira menstruação

Como será que a menina que menstrua pela primeira vez se sente? O que dizer para que ela possa se acalmar e entender que tudo isso faz parte da vida?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr