5 conselhos para reduzir a ansiedade perante uma entrevista de trabalho

Sucesso é quando a preparação e oportunidade se encontram, por isso a preparação é fundamental.

Beth Proenca Bonilha

A busca por um novo emprego causa sempre uma grande expectativa e ansiedade, isso é normal para todos. Ficamos ansiosos por achar uma boa vaga e depois por encaminharmos o currículo para aquela vaga. E em seguida mais ainda aguardando um retorno da empresa nos convidando para uma entrevista de emprego. O auge da ansiedade surge no dia da entrevista. Há muitas pessoas que mal conseguem dormir na noite anterior tamanha a expectativa.

Porém, toda essa ansiedade pode prejudicar o momento da entrevista com o recrutador. Lógico que ele já está acostumado com isso e releva algumas destas coisas, mas quanto mais tranquilo se mostrar o candidato, melhor será sua condição de concorrer à vaga.

Sendo assim, é preciso exercitar a mente para que você consiga controlar bem as emoções neste momento tão importante.

1 – No dia anterior ao da entrevista tente mudar o foco. Exercícios físicos são bem recomendados para conseguir controlar toda a adrenalina que a ansiedade libera em seu organismo, então pratique. Se você for sedentário, procure relaxar com uma caminhada, isso vai lhe ajudar bastante a sentir-se mais relaxado.

2 – Ainda no dia anterior a entrevista, procure deixar tudo organizado para evitar problemas na manhã seguinte. Separe uma roupa apropriada para a ocasião (lembre-se de que a primeira impressão neste momento conta muito), reveja o trajeto que fará para garantir que chegará a tempo no local indicado e procure conhecer trajetos alternativos para o caso de algum contratempo, essas medidas lhe ajudarão a manter-se mais calmo no dia marcado.

Advertisement

3 – Na noite anterior, procure deitar-se mais cedo para descansar. Se o sono insistir em não aparecer, leia um bom livro. Normalmente a leitura induz ao sono. Uma boa xícara de leite puro pouco adoçado, segundo especialistas, convidam o sono.

4 – Desperte com a antecedência necessária para garantir que conseguirá se arrumar e chegar ao local da entrevista a tempo. Se você se programar para isso, não ficará stressado e nervoso e conseguirá manter a calma necessária para este processo. Faça uma oração antes de sair de casa, você vai se sentir mais confiante e tranquilo depois de orar.

5 – Já na presença do entrevistador, procure acreditar em si mesmo. Fale calmamente, sem afobação, preste atenção nos sinais que seu corpo emite, não fique mexendo muito no cabelo ou apertando sem parar a tampinha da caneta. Provoque o autocontrole prestando atenção em si e agindo calmamente. Respeite sua língua nativa cuidando para evitar gírias e palavreados desagradáveis. Em suma, preste atenção em você e faça tudo com calma.

Se você se decidir por manter a calma neste momento com certeza terá mais controle sobre a situação e se sairá muito melhor.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu