Reúna a família para elaborar metas para o Ano Novo

" o estabelecimento de metas é absolutamente necessário para uma vida feliz .

2,619 views   |   shares
  • Sempre que um ano termina tendemos a avaliá-lo e diante dessa avaliação estabelecer alguns objetivos e metas que desejamos alcançar no ano seguinte. Isto é bastante saudável e muitas pessoas de fato já o fazem. Todavia, se nosso enfoque e prioridade for a nossa família precisamos incluí-los nesse momento de planejamento, até mesmo as crianças podem fazer parte e participar. Será uma oportunidade de estreitar os laços familiares e de conseguir o comprometimento de todos para que as metas sejam alcançadas.

  • Você pode fazer dessa reunião uma tradição em sua família. Tradição significa que tal evento acontecerá todos os anos no mesmo dia e da mesma forma, segue algumas idéias de como você pode fazer isso:

    1. Especifique um dia que será especial, pode ser o "dia da reunião familiar das metas", por exemplo. Você poderá dar outro nome para o evento. Na minha família estipulamos o dia primeiro de Dezembro, é também o dia em que montamos nossa árvore de Natal e decoramos a casa.

    2. Para tornar esse dia especial você pode fazer comidas que sua família gosta, capriche no cardápio.

    3. Sua reunião pode começar com músicas Natalinas e uma mensagem que demonstre a importância de planejar metas e objetivos. Se você tiver crianças em casa pode criar um exercício prático para que elas compreendam a mensagem. Por exemplo, em minha família quando falamos sobre a importância das metas dissemos que não adiantar querer fazer tudo ao mesmo tempo, temos que fazer uma coisa de cada vez e assim teremos mais chances de sucesso. Para que as crianças compreendessem esse princípio pegamos 3 bolas de isopor e desafiamos a crianças a pegarem as 3 bolas ao mesmo tempo, elas não conseguiram, depois jogamos uma de cada vez e então elas conseguiram pegar todas. Elas adoraram a brincadeira e compreenderam que fazer uma meta por vez será mais fácil.

    4. A elaboração das metas deve ser feita em conjunto. Você pode pegar uma cartolina e dividir um espaço para as metas familiares e outros espaços para as metas individuais de cada integrante da família. Todos devem ser incentivados a opinar. As crianças pequenas que ainda não sabem escrever podem desenhar, será um momento muito gostoso em família. Uma vez terminado o cartaz das metas vocês podem juntos decidir um lugar da casa para pendurar o cartaz, de modo que todos possam ver e se lembrar de suas metas.

    5. Para finalizar, todos se reúnem para partilhar de uma refeição saborosa feita com muito amor.

  • Advertisement
  • Após todo esse empenho em planejar metas devemos nos concentrar e nos comprometer em cumpri-las, para nossa felicidade e de nossa família e também para ensinar aos filhos, por preceito e exemplo os princípios de comprometimento e disciplina. Falando sobre como estabelecer metas John H. Vanderberg disse: "Sinto que o estabelecimento de metas é absolutamente necessário para uma vida feliz; mas a meta é somente uma parte dos procedimentos desejados. Precisamos saber que caminho tomar para alcançá-la. (...) (As pessoas) precisam comprometer-se consigo mesmas, anotando suas metas e fazendo um registro do cumprimento de suas realizações".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

Reúna a família para elaborar metas para o Ano Novo

" o estabelecimento de metas é absolutamente necessário para uma vida feliz .
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr