6 receitas tradicionais para o almoço de Natal

Natal é época de brilho, luz, cores, decoração e comida. A casa fica com cheiro de Natal, pois as refeições geralmente têm pratos com receitas típicas e de tradição familiar.

Beth Proenca Bonilha

A refeição no Natal tem um significado diferente dos outros dias do ano, seja a ceia ou o almoço há tradições que remontam centenas de anos e foram se juntando culturas e histórias de toda parte do mundo.

Há algumas receitas que são tradições em determinados locais ou mesmo em determinadas famílias.

É fácil preparar um cardápio natalino; com estas seis sugestões você poderá servir uma deliciosa refeição para sua família.

1. Entrada

Salada de bacalhau é uma ótima pedida, pois é leve e fácil de fazer, além de dar um toque de requinte ao cardápio. É um produto da época do Natal e como a receita é feita com lascas, acaba sendo econômico também.

Receita:

Advertisement

Deixe de molho de véspera 500 gramas de grão-de-bico, cozinhe com um pouco de sal e 1 tablete de caldo de bacalhau. O ponto ideal é al dente, escorra e coloque em um refratário. Acrescente a gosto os temperos, cebola picada, cheiro verde, cenoura cozida, pimentão em cubos pequenos, milho verde, azeitona verde picada. Coloque 500 gramas de bacalhau cozido e desfiado, 3 colheres de maionese e regue com azeite.

O bacalhau pode ser substituído por frango, atum ou presunto picado.

2. Guarnição

Guarnição é todo prato servido em segundo lugar e em acompanhamento ao prato principal. Neste caso sugerimos o arroz com amêndoas.

Receita:

Refogue em 2 colheres manteiga e 1 colher de óleo 1 cebola picada, o suficiente para deixar a cebola amolecida, mas ainda crocante. A partir daí faça o arroz na quantidade e modo de costume. Pique as amêndoas cruas e frite em 4 colheres de manteiga e 2 de óleo até ficarem bem douradas, reserve. Monte o prato misturando as amêndoas fritas no arroz cozido.

Advertisement

3. Farofa de Natal

A farofa é mais uma guarnição e geralmente é preparada para acompanhar a carne que será servida.

Receita:

Pique 3 rodelas grossas de abacaxi em uma panela e com 2 colheres de açúcar deixe ferver de 3 a 4 minutos. Escorra e reserve.

Leve ao fogo 2 colheres de sopa de manteiga, assim que derreter acrescente 1 cebola picada até ficar transparente, acrescente o abacaxi e 4 colheres de sopa de uva passa. Refogue e junte, aos poucos, 1 xícara de farinha de mandioca crua, ou mais, até que a mistura fique solta, conserve no fogo mexendo sempre por alguns instantes. Tempere com sal a gosto e finalize com um punhado de salsinha fresca picadinha.

4. Carne Assada

Cada família tem sua própria preferência pela carne a ser servida na refeição. Há famílias que preferem as aves como peru e chester; outras carnes vermelhas como carneiro ou cabrito, e aquelas que preferem as carnes brancas como o pernil ou a leitoa. Essas são as carnes típicas do almoço ou ceia de Natal, resta escolher a de preferencia de sua família e buscar uma receita familiar ou mesmo a sugestão de uma amiga.

Advertisement

Lembre-se que a carne pode ser o prato principal da refeição, por isso apresente à mesa de maneira especial, prezando pela decoração, com frutas ou folhas.

5. Sobremesa

A sobremesa é a finalização do almoço ou jantar; após o salgado um doce sempre apetece o paladar. Os mais tradicionais para o natal são os panetones, tortas, pavês e os bolos natalinos.

Os bolos de Natal mais utilizado são aqueles que levam na massa frutas cristalizadas ou gotas de chocolate. Certamente sua família tem uma boa receita de bolo, mas caso queira inovar sugerimos a receita de Brownie com Sorvete.

Receita:

Derreta em banho-maria 300 gramas de chocolate meio amargo, deixe esfriar. Em uma tigela bata 5 ovos com 2 xícaras de açúcar e 1 colher de baunilha, junte o chocolate derretido com mais 250 gramas de margarina sem sal. Misture bem.

Advertisement

À parte peneire 2 colheres de sopa de cacau em pó com 1 xícara de farinha de trigo e ½ colher de chá de fermento em pó.

Incorpore essa mistura aos ovos batidos com o chocolate, não bata muito para que a massa depois de assada não fique muito pesada; no final coloque ½ xícara de nozes ou avelãs picadas.

Leve a massa em forno preaquecido a 200 graus em forma untada por aproximadamente 25 minutos. Sirva os pedaços acompanhados de sorvete de creme.

6. Panetone de Sorvete

Retire a tampa de cima de um Panetone de frutas ou chocolate, passe uma faca de serra no interior para retirar o miolo, deixe a borda grossa. Pique o miolo e misture com sorvete de creme ou flocos, para facilitar esta mistura deixe o sorvete fora da geladeira para ficar cremoso. Recheie o Panetone com a mistura de sorvete e coloque por cima a tampa retirada no início. Leve ao congelador para que o sorvete fique firme novamente. Sirva fatias do Panetone.

A refeição de Natal deve ser um momento especial para unir as pessoas e agradecer pela vinda de nosso Salvador. Por isso prepará-la também deve ser um ritual de amor e prazer.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu