Sucesso no casamento: 7 atributos a adquirir

Não é o sucesso que traz as características para pessoas bem-sucedidas, mas sim o contrário. Elas alcançaram o sucesso porque possuem esses atributos.

Beth Proenca Bonilha

O significado da palavra sucesso na língua portuguesa é: “Ter êxito em alguma coisa, ter um resultado feliz em algo, conseguir chegar ao fim de uma empreitada”.

Ainda que com o mesmo significado a concepção de sucesso pode ser diferente para as pessoas, vai depender das necessidades de cada um. Por exemplo, para uma mãe que optou ou não teve oportunidades de estudo e ascensão profissional, ter sido uma boa mãe, esposa e dona de casa e ver seus filhos criados e bem, é a concepção de sucesso na vida, ou seja, é sinal que teve êxito e um resultado feliz para aquilo que idealizou na vida.

Já para outra mulher ter sucesso não basta ser mãe e esposa, mas também uma profissional de sucesso, ou seja, ter as realizações profissionais que almeja, ou mesmo só o último item.

Com esta reflexão introdutória, chamo a atenção do casal que espera ter sucesso em seu relacionamento para não apoiar suas expectativas de sucesso nos modelos da sociedade e sim pelo que desejam para suas vidas e principalmente dentro de sua realidade e por aquilo que podem oferecer um ao outro.

Se uma esposa tem a concepção que a sua vida amorosa para ser considerada um sucesso deve seguir os moldes das novelas e filmes românticos, essa mulher está a caminho da frustração certa, ou seja, do insucesso no casamento.

Advertisement

Após ter noção da sua realidade e condições é que se pode então ter a segurança de que as sugestões aqui apresentadas podem ter efeito em seu relacionamento conjugal.

Seguem sete atributos para o sucesso no relacionamento:

1. Comprometimento

Este é o primeiro atributo da lista, pois se duas pessoas se envolveram é porque houve a atração inicial, a paixão e o amor. E para que dure e nutra o relacionamento é preciso estar acompanhados de comprometimento, ou seja, estarem dispostos a doar-se um ao outro, a sacrificar-se pelo outro para manter o amor que os uniu.

2. Resiliência

Esta palavra é muito utilizada na física para representar um objeto que tenha condições de manter as características iniciais mesmo após sofrer pressão. O relacionamento entre duas pessoas sempre vai precisar ter este atributo como um dos primeiros para justamente garantir a resistência diante das adversidades.

3. Aprendizagem

Já se sabe que o relacionamento tráz consigo desafios e adversidades, que o comprometimento e a resiliência estão á frente da lista de atributos para garantir que tudo seja suportado. Mas sem o atributo da aprendizagem não há comprometido ou resiliente que resista a pressões constantes, o desgaste será fatal. Então ter a disposição de aprender é fundamental, a cada desafio vencido ou enfrentado deve ficar uma lição para que o mesmo não se repita.

Advertisement

4. Respeito

Este atributo vem mediar as situações difíceis. Caso um dos lados não consiga comprometer-se, ser resiliente ou tenha dificuldade em aprender, o respeito amenizará a pressão, mantendo e alimentando o amor.

5. Comunicação

O diálogo será as “doses homeopáticas” que darão sustento e apoio um ao outro, e consequentemente ao relacionamento. Se não houver uma boa comunicação entre os cônjuges cada um seguirá e entenderá suas necessidades e escolhas da maneira como quiser e o outro nunca saberá se está ou não seguindo pela mesma estrada.

6. Criatividade

Interessante pensar em um atributo como este no relacionamento conjugal. É o também conhecido “jogo de cintura” ou “flexibilidade”. Ambos devem desenvolver a criatividade para saber como aplicar cada atributo no momento certo para que o resultado seja positivo.

7. Motivação

Este atributo vem em consequência do nível de criatividade que o casal conseguir desenvolver. Pense em um produto que há muito tempo está no mercado, os empresários responsáveis por ele deverão usar de sua criatividade para que os clientes sintam-se motivados a manter-se fiel ao produto. No relacionamento conjugal é da mesma forma, um deve despertar a motivação no outro.

Estes sete atributos apresentados são sugestões que, se aplicadas equilibradamente com disciplina e aliadas ao amor verdadeiro entre o casal, certamente resultarão na representação da terminologia da palavra sucesso, segundo a língua portuguesa, “Ter êxito em alguma coisa, ter um resultado feliz em algo, conseguir chegar ao fim de uma empreitada”.

Advertisement

Por isso nos contos de fadas os romances sempre se encerram com “… e viveram felizes para sempre”.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu