3 tradições de Ano Novo para famílias grandes

A data mais comemorada em todo o mundo, por todas as crenças e culturas, merece algumas tradições em família.

732 views   |   shares
  • O Ano Novo chega cheio de esperanças, luzes, fogos de artifício, muita alegria, tudo isso perto de quem mais amamos: nossa família.

  • Algumas tradições bem diferentes das existentes nos vários países globais poderiam fazer parte da sua família, especialmente se ela for grande. Abaixo três ideias:

    1. Todo Ano Novo traz uma grande expectativa de mudança, de melhora e esperança e você pode aproveitar esta empolgação e criar um grande quadro de metas da família. Ou ao invés de um quadro, um envelope onde cada um vai depositar a sua meta escolhida. As regras para a escolha da meta é que seja algo que possa ser feito durante todo o ano que se inicia, que torne a pessoa que escolheu um cidadão melhor do que é agora. Alguns exemplos: durante o ano lavarei toda a louça que eu mesmo usar; durante o ano cederei meu lugar no ônibus às pessoas idosas; pelo menos uma vez a cada mês do novo ano encontrarei oportunidade para ajudar em um serviço voluntário. É claro que cada um saberá o que precisa melhorar e o que as pessoas ao seu redor necessitam que mude. Depois que todos escreverem sua meta e a identificarem, elas serão reunidas e guardadas. É interessante a cada encontro familiar em outras datas como Páscoa ou Dia das Mães que se faça uma avaliação do que cada um está fazendo para atingir seu objetivo. Contar experiências, ouvir o que os outros estão vendo em você e na sua mudança, tudo é válido. E é claro, no próximo réveillon, com a família reunida, antes de preencher a próxima meta para o outro ano, cada um pode contar como foi sua conquista durante o ano que passou, relatar experiências, encantar com sua vitória.

    2. Para a ceia há grande expectativa e trabalho. Já pensou em dividir a tarefa de uma forma divertida e animada? Cada pessoa, ou dupla, ou trio como preferir, fica responsável por elaborar um doce ou salgado. Fique atento para que seja muito bem dividido, com as tradições dos alimentos mantidas e promova inscrições para que não haja repetições ou petiscos não muito aprovados pela maioria. Eleja ou sorteie um júri e faça uma competição do prato mais apresentável, saboroso, diferente. Crie medalhas ou certificados e deixe a todos felizes por poderem ajudar, mostrar um talento ou descobrir que podem fazer algo agradável para ser dividido com o restante da família. A diversão estará garantida e os elogios serão uma constante, além de todos provarem de todos os pratos disponíveis, para poder saborear um pouquinho de cada um. As categorias de reconhecimento podem ser tão variadas quanto o número de pratos, para que cada grupo receba um reconhecimento.

    3. A espera para a meia-noite e o início do novo ano sempre vêm acompanhado de muita ansiedade. O tempo parece que não passa e a hora de abraçar e cumprimentar a todos nunca chega. Esse estresse pode ser minimizado com uma ideia simples. Reúna a todos e promova um jogo da verdade diferente. Cada um terá sua vez de contar algo marcante que gostou no ano que passou, algo que conquistou como finalizar os estudos, um curso, um reconhecimento no trabalho ou escola, uma viagem, nascimento de mais um membro da família, como uma retrospectiva do sucesso da família. O amor e a união crescerão entre os membros e a virada do ano será muito mais significativa.

  • Advertisement
  • Cultive a esperança, paz, alegria em família desde a véspera. Desejo a todos um excelente Ano Novo!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

3 tradições de Ano Novo para famílias grandes

A data mais comemorada em todo o mundo, por todas as crenças e culturas, merece algumas tradições em família.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr