Como lidar com os desafios do casamento e permanecer unidos

Observar as vantagens que o casamento apresenta em relação ao enfrentamento dos desafios da vida é uma forma inteligente de manter a união e o comprometimento da relação.

10,937 views   |   3 shares
  • Uma das grandes vantagens do casamento é não se estar só diante das dificuldades da vida; é ter parceria e companheirismo que fortaleçam um ao outro e possibilitem que esse enfrentamento seja mais fácil. Qualquer carga dividida por dois será mais leve e, consequentemente, mais fácil de carregar.

  • A ótica do casamento

  • Trabalhando com casais tenho percebido que com o tempo muitos deixam de valorizar as vantagens da união, preferindo ater-se às dificuldades do casamento. Ora, todo relacionamento é complexo, essencialmente, porque o ser humano é complexo, único e especial. Olhando por esse ângulo entendemos que até mesmo lidar com as diferenças de cada um é uma vantagem, pois promove o aprendizado e o progresso de cada um. É assim que uma relação saudável depende muito da forma como os cônjuges encaram o quanto o outro é especial, tanto nas qualidades como nos defeitos; e como pode ser engrandecedor aprender a lidar com isso.

  • Os desafios

  • Claro que duas pessoas tão diferentes que compartilham a vida em tamanha intimidade terão desafios peculiares a enfrentar. O que muitos parecem não levar em consideração é que quem vive sozinho também enfrenta os desafios dessa sua situação. Problemas fazem parte da vida e, portanto, de qualquer forma e em qualquer situação ou nível de relacionamentos sempre teremos dificuldades a serem superadas. É como o pensamento do poeta brasileiro Augusto Branco: "Viver é enfrentar desafios. Quem nunca enfrentou desafios, apenas passou pela vida, não viveu".

  • O comprometimento

  • A vida é sempre um processo ininterrupto de situações que nos provocam, exigindo a superação. No casamento não poderia ser diferente e é através dos múltiplos enfrentamentos que o casal edifica e fortalece os laços que os une. Mas para tanto é preciso que reflitam sobre o comprometimento com a relação, lembrando que para tanto é imprescindível envolver-se plenamente nos compromissos assumidos, fazendo tudo para manter a exatidão do que foi prometido. Comprometimento significa condicionar-se a estar emocionalmente motivado e envolvido inteiramente. Uma dica importante que consta no site é: "O comprometimento no casamento nada mais é do que entender que, nada abala um casamento tão fácil, e mesmo se abalar, que ainda há passos e questões a serem avaliadas para saber a real razão dos acontecimentos e a real necessidade de um fim". Comprometer-se com alguém é dar de si mesmo para o outro; é dedicar-se a ver no outro o sentido da vida e fazer da felicidade do cônjuge a própria felicidade.

  • Advertisement
  • A união

  • Quando os cônjuges percebem as vantagens da vida a dois, enfrentam as dificuldades com disposição, trabalhando por trazer a harmonia para vida em comum. É nessa busca de tornar a vida do outro mais fácil e feliz, compartilhando os problemas e buscando soluções conjuntas que o casal realmente fortalece a união. Assim para que haja maior união entre os cônjuges é necessário que ambos estejam sempre olhando um para o outro em todos os aspectos da vida. Segundo Spencer W. Kimball no site: “Se cada cônjuge está procurando os interesses, confortos e felicidades uns dos outros, o amor… crescerá.”

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Como lidar com os desafios do casamento e permanecer unidos

Observar as vantagens que o casamento apresenta em relação ao enfrentamento dos desafios da vida é uma forma inteligente de manter a união e o comprometimento da relação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr