Todos os mandamentos derivam de apenas dois

O Senhor nos deu dois grandes mandamentos, mas todos os outros realmente derivam deles.

Becky Rickman

No Novo Testamento, recebemos dois grandes mandamentos:

Lucas 10:27 diz: “E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Na verdade, em todas as escrituras, estes sentimentos são expressos. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração e amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Todos os mandamentos que recebemos realmente derivam destes dois. Se ensinarmos nossos filhos a guardar esses dois mandamentos simples em seus corações, os outros farão sentido. Esses ensinamentos irão ajudá-los a navegar pelas águas turbulentas do crescimento com um melhor senso de propósito. Eles vão ajudar os nossos filhos a amar os outros – mesmo aqueles que lhes causam dor.

Podemos ver como os 10 mandamentos encontrados na Bíblia, no livro de Êxodo, capítulo 20 refletem esses dois grandes mandamentos.

Advertisement

Não terás outros deuses diante de mim

Sabemos que devemos adorar o nosso Deus e não colocar nada diante dele – o dinheiro, entretenimento, prazeres mundanos, nossos empregos ou a busca de riqueza. Isso é amar a Deus com todo o nosso coração.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra

Fazer imagens de escultura nos impede de amar o nosso Deus e suas criações. É somente a Ele que devemos amar e adorar.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão

Tomar o nome do Senhor em vão, ou mesmo repeti-lo casualmente, não mostra amor por ele. Se nós o amamos, vamos honrar e respeitar o seu nome e título.

Lembra-te do dia de sábado, para o santificar

Se amarmos a Deus com todo o nosso coração, vamos querer dedicar pelo menos um dia para ele, sem esportes, compras ou entretenimento. Vamos querer passar esse dia homenageando-o através de boas obras em oração, fazendo jejum, estudando sua palavra e servindo. Ele nos deu esse exemplo descansando no sétimo dia da criação do nosso mundo.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na Terra que o Senhor teu Deus te dá

Este é um que engloba os dois grandes mandamentos. Amar a Deus significa amar as famílias e os pais aos quais Ele nos enviou e que fazem parte do “nosso próximo” já mencionado. Fomos enviados a nossos pais, em confiança, por uma razão específica e precisamos honrá-los para que os nossos dias se prolonguem sobre a terra em serviço ao próximo.

Advertisement

Não matarás

Matar qualquer das criações de Deus não é demonstrar amor e honra por Ele ou sua obra. Devemos amar nosso próximo como a nós e não matá-los, seja física, emocional ou espiritualmente.

Não cometerás adultério

O adultério é responsável pela destruição de muitas famílias. É um pecado grave e vai contra o amor a Deus bem como ao nosso próximo.

Não furtarás

Novamente, esse decorre do mandamento de amar o nosso próximo. Tomar o que não é nosso não causa prejuízo e fere só nossos vizinhos, fere nossos espíritos. E magoa nosso Deus.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo

Mentir ou acusar o próximo não mostra seu amor por eles. Precisamos ter muito cuidado com este mandamento. É tão fácil, pelo menos para mim, apontar o dedo e acusar os outros por algo que eles podem ou não ter feito.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo

Este é outro mandamento que é difícil guardar, mas que devemos se quisermos obedecer ao grande mandamento de amar o nosso próximo. Desejarmos ter aquilo que eles têm significa desejar que não tivessem aquele bem, o que significa que nos consideramos acima deles de alguma forma. Precisamos amar o nosso próximo e ser feliz por suas circunstâncias e não fazer nada para prejudicá-los.

Advertisement

Outros mandamentos como orar (mostrando o nosso amor a Deus, falando com ele diariamente), estudando nossas escrituras (conhecendo melhor nosso Deus para que o nosso amor por ele seja pleno), pagando o dízimo e ofertas (que geralmente apoia o trabalho do Senhor aqui na terra, mostra que o amamos) e todos os outros mandamentos que nos é requerido cumprir derivam dos dois grandes – amar o Senhor com todo nosso coração e amar o nosso próximo como a nós mesmos. Vamos ensinar nossos filhos não só os dez mandamentos, mas os, dois quais originam, para dar-lhes o firme fundamento e para saberem a razão por que os cumprem. Podemos ajudá-los a aprender a amar incondicionalmente e guardá-los de se tornarem cínicos ou amargos quando alguém os tratar mal ou feri-los.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original All commandments stem from just two, de Rebecca Rickman.

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.