5 posturas fundamentais para ter sucesso no trabalho

Tomar conhecimento das características fundamentais para alcançar sucesso profissional facilita essa importante aquisição.

1,429 views   |   1 shares
  • Segundo Miguel Lucas, licenciado em psicologia: "Quanto mais duro e exigente for consigo, mais fácil se tornará a sua vida. Ou como dizem os Fuzileiros Americanos, quanto mais você suar em tempo de paz, menos sangrará em guerra". Não há no que se enganar; para ter sucesso é preciso esforço e preparo.

  • O levantamento de algumas posturas fundamentais pode facilitar o caminho do sucesso profissional:

  • 1- Seja empático

  • a empatia é a habilidade de entender emocionalmente o outro, e isso só é possível através da escuta que compreende sem julgamentos. Segundo escrevi neste site: "Desenvolver a empatia na vida profissional é questão de sobrevivência, pois quem não se entende e, consequentemente, não entende o outro não se adéqua a uma corporação."

  • 2- Aprenda a lidar com o seu chefe

  • reconhecer o tipo de chefe que você tem facilita aprender a lidar com ele. Roberto Recinella faz uma listagem importante sobre como lidar com cada tipo de chefe e ressalta: "Você tem duas opções, sair da empresa ou lidar com isso". Mantenha sempre um posicionamento profissional e respeitoso, mesmo fora do ambiente de trabalho, isso certamente pode evitar muita confusão.

  • 3- Seja cordial com os colegas

  • a cordialidade é sempre sinal de respeito e consideração pelo outro. Manter bons relacionamentos no trabalho é muito interessante, pois melhora o ambiente profissional, propiciando maior satisfação para todos. Ser atencioso nas pequenas coisas pode fazer a diferença em situações mais complicadas. Mas é importante que as relações profissionais permaneçam nesse patamar e, mesmo que você tenha relação pessoal com algum colega, no ambiente de trabalho, o profissionalismo deve prevalecer.

  • 4- Desenvolva as suas potencialidades

  • o mundo está cada vez mais dinâmico e não parece mais ter lugar para pessoas que "pararam no tempo". Independente do cargo e da capacidade que você possui, invista em aumentar seus conhecimentos e ampliar a sua área de ação. Muitos profissionais acabam em situações complicadas por serem superados por outros com maior conhecimento em técnicas e elementos inovadores. Fique alerta e não se acomode!

  • Advertisement
  • 5- Dedique-se ao que faz

  • é importante que você busque trabalhar numa área que tenha afinidade, pois a sua satisfação conta muito para o sucesso profissional. Empenhe-se em fazer sempre o melhor e, mesmo nas pequenas coisas, demonstre interesse. Mantenha o bom humor e procure dominar o estresse, lembre-se de que os colegas de trabalho, e muito menos o seu chefe, não são obrigados a lidar com alguém mal-humorado ou estressado. Seja um profissional que faça a diferença para o desenvolvimento do trabalho, da empresa e do ambiente profissional.

  • Para que você se sinta satisfeito e feliz com o seu trabalho, empenhe-se primeiro, em estar satisfeito consigo mesmo; isso é fundamental para o sucesso profissional. Acredite em suas potencialidades e na capacidade que possui em desenvolver novos talentos. Inspire-se na frase de Cynthia Kersey: "Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 posturas fundamentais para ter sucesso no trabalho

Tomar conhecimento das características fundamentais para alcançar sucesso profissional facilita essa importante aquisição.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr