10 decisões inadiáveis para os futuros pais

Vai ter um filho? Tome desde já algumas decisões para ser um bom pai.

Patricia Andrade

Uma gravidez significa uma enorme mudança à vista na vida dos futuros pais.

Ela pode ser inesperada ou planejada, não importa: a perspectiva de tornar-se pais transforma os demais planos de um casal para o futuro, e traz consigo a necessidade de se fazer escolhas considerando o bem-estar do novo membro da família que vai chegar.

Entre essas escolhas importantes para quem terá um filho, poderíamos considerar:

1. Fazer uma poupança

O uso do dinheiro terá que ser revisto pelo casal, e se este ainda não tem o hábito de economizar dinheiro, este é o momento de começar uma reserva que assegure as necessidades da família.

2. Estabelecer princípios para educar o filho

Quando o pai e a mãe falam a mesma língua na hora de ensinar ao filho o que é correto, têm maior chance de sucesso. Não basta garantir bons estudos, é preciso educar a criança para que se torne um jovem e um adulto com princípios.

Advertisement

3. Cuidar da própria saúde

A saúde da mãe na gravidez afeta diretamente o desenvolvimento do bebê; além dela, o pai ganha uma motivação extra para cuidar de sua saúde e, assim, estar sempre em condições de atender a família no que ela vier a precisar. A responsabilidade de criar o filho exige que você esteja bem!

4. Reservar tempo para o filho

Antes mesmo que a criança nasça, prepare-se para rever sua rotina e reservar tanto tempo quanto for possível para estar com seu filho. Isso pode significar menos tempo para os amigos, menos vida social ou ascensão profissional mais lenta, mas certamente será compensador acompanhar de perto o crescimento de seu filho.

5. Criar tradições familiares

Agora que a família vai crescer, caracterize-a com tradições que façam seus membros mais felizes, como jantar sempre juntos, fazer determinados passeios periodicamente, preparar certas receitas, ou outras atividades agradáveis.

6. Adaptar a casa

Além de comprar um berço, vocês precisarão fazer outras adaptações na casa, para facilitar a mobilidade da mãe ao carregar o bebê ou para garantir a segurança quando este começar a engatinhar e a andar. Dê especial atenção a escadas, objetos decorativos quebráveis e ao lugar onde guarda produtos de limpeza.

7. Aprender sobre os cuidados com o bebê

Quem está prestes a ter seu primeiro filho ouve muitas “dicas” de familiares e conhecidos sobre como cuidar do bebê. Saiba onde procurar essas informações (veja o artigo “Como aprender sobre cuidados infantis”).

Advertisement

8. Aproximar-se mais do cônjuge

Um casal amoroso e companheiro transmite segurança ao filho, e tratar seu cônjuge com respeito ensinará a criança a tratar os pais com respeito também. Crie um ambiente de amor e gentileza em seu lar.

9. Priorizar as necessidades da criança

Ainda que você queira muito jantar em determinado restaurante, cuidar da gripe de seu filho no aconchego do lar é muito mais importante. Esteja preparado para fazer sacrifícios pessoais e ser menos egoísta em favor das necessidades de seu filho.

10. Viva de modo a ser um bom exemplo

A melhor maneira de ensinar seu filho a ser honesto, gentil, trabalhador ou ter bons hábitos de saúde é sendo você mesmo um exemplo. Trace metas e torne-se melhor pela criança que vai chegar.

Toma un momento para compartir ...

Patricia Andrade

Patrícia Andrade Baialuna é professora, mestre e doutoranda em Estudos Literários.