Vocês estão preparados para se tornarem pais?

Tornar-se pais é uma das escolhas mais importantes que um casal deve tomar. Às vezes, o casal está pronto para começar uma família logo após o casamento, enquanto outros casais precisam de tempo.

Mayra Bitsko

Quando meu marido e eu éramos recém-casados, sabíamos que não estávamos prontos para ter filhos – e que ainda não estamos. No entanto, minha irmã e seu marido sabiam que eles estavam prontos para começar uma família. De fato, eles começaram a conversar sobre isso antes do casamento. Ambos concordaram em um período de tempo. Eles asseguraram-se que não estavam apenas emocional e fisicamente prontos, mas também financeiramente. Eles queriam criar um ambiente saudável e bem preparado antes de começar uma família.

A forma como um casal determina se eles estão preparados para se tornarem pais varia em cada lar. No entanto, estas questões podem ajudá-los a concluir se, de fato, vocês estão prontos para assumir o papel de pais.

Existe um acordo mútuo?

Pode haver pressão da família ou dos amigos para que tenham um filho, mas o que deve ser considerado é se vocês dois estão de acordo em tê-lo. Não há nada de errado em seu cônjuge estar pronto enquanto você não está. Leve o tempo necessário para decidir se vocês dois estão prontos para trazer um bebê ao mundo. É essencial estar na mesma página.

Existe estabilidade financeira dentro do casamento?

Quando vocês tomarem a decisão de se tornarem pais, os gastos começam a mudar de direção. As despesas do seu filho são prioridade. Talvez, poupar dinheiro para uma família antes de começar uma seja uma boa ideia. Você deve assegurar-se de que as despesas do seu filho – necessidades médicas, vestuário e educação – estarão cobertas sem quaisquer preocupações.

Vocês estão emocionalmente preparados?

Se vocês não se sentirem emocionalmente preparados para ter um filho, é melhor esperar até que se sintam mais confortáveis. Não há nada de errado em dar-se tempo. Minha irmã se sentiu nervosa e com medo, mas ela e seu marido sabiam lá no fundo que eles queriam tornar-se pais.

Advertisement

Este é o momento certo em sua vida para ter um filho?

Carreiras, entre outros fatores podem definitivamente ter um papel chave para determinar se vocês estão prontos para tornarem-se pais. Dependendo do seu campo de trabalho, você pode ou não querer começar uma família imediatamente. Você quer passar o máximo de tempo com o seu filho, mas as horas de trabalho o proíbem de fazer isso, ou você está constantemente viajando. Ter uma babá para ficar em seu lugar pode não ser o que você realmente deseja.

Vocês entendem que as crianças virão em primeiro lugar em suas vidas?

Há muitos pais de primeira viagem que não sabem que as prioridades mudam. Quando você tem filhos, eles ficam em primeiro lugar em sua lista. Não há nada de errado em sair e socializar, mas isso não deve ser o seu foco. Depois de se tornar pais, a vida de festas (se você viveu uma) é posta de lado. O bem-estar e a segurança do seu filho são de extrema importância.

Nem todo casal está pronto para começar uma família – pelo menos não imediatamente. É uma boa ideia se preparar primeiro e não apressar a vida de pais. Vocês saberão quando é a hora certa. Trazer uma criança ao mundo é uma bênção, e cada momento deve ser valorizado.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Are you prepared to become parents?, de Mayra Bitsko.

Toma un momento para compartir ...

Mayra Bitsko

Mayra Bitsko tem mestrado em contabilidade e admnistração de negócios e é autora do livro A Second Chance, e da história The Past Beckons.