6 dicas para cuidar do lado externo de sua propriedade

Seis maneiras de cuidar e manter o ambiente externo da sua casa.

Izabel Torquato

Outro dia, após limpar o interior da casa percebi que ao ver familiares entrando parecia que havia necessidade de realizar outra limpeza. Analisando, percebi que se não limpamos o exterior, todo interior se contamina.

Por isso há necessidade em:

Limpeza externa

Retirar todo ou qualquer lixo que se encontre, cortar a grama, varrer, recolher resíduos, podar árvores, regar plantas, se houver animais, fazer a limpeza de seus dejetos.

Organizar

Quando montamos um planejamento para as tarefas diárias e semanais e pedimos ajuda de nossos familiares, a limpeza se torna muito mais eficaz. É necessária a consciência de que o ambiente externo fará com que o interno sempre esteja agradável, isso nos ajudará a termos mais tempo para realizarmos outras tarefas. Em consequência, nosso desgaste físico será menor. Se todos da família se unem para realizar a limpeza externa, o resultado será muito mais gratificante porque quando temos de realizar todas as tarefas sozinhos, nos sentimos esgotados com o trabalho.

Verificar

entre os familiares a disposição de horários e datas específicas e as tarefas que serão realizadas. Assim mantemos nossa agenda de limpeza em ordem e podemos criar hábitos que nos ajudarão na manutenção do ambiente externo. Ajudar para que todos possam participar e serem responsáveis pela ordem e limpeza.

Advertisement

Uso da água

Em nossos dias, temos que ter a compreensão de que podemos ser mais econômicos quando se trata de lavar calçadas. O simples hábito de varrer as calçadas antes de lavar, economiza e muito no gasto de água potável. Outro recurso seria ter uma caixa d’água para dias de chuva, onde se armazena naturalmente utilizando para limpeza e regar plantas e flores.

Jardim

Flores auxiliam na beleza, suavidade e também na saúde.

Horta

Além de comermos alimentos saudáveis, estaremos melhorando a manutenção de limpeza externa.

Nosso relacionamento com o mundo vegetal, mineral e animal é mais do que podemos imaginar, pois ocasiona um equilíbrio agradável nos possibilitando uma harmonia interna em nosso próprio ser. Afinal temos tanta beleza, recursos e devemos respeitar cuidar, zelar e amar tudo que nos é dado para podermos ter uma existência melhor cheia de harmonia, paz, beleza, limpeza, nos rodeando com o bem sempre. Lembrar:

Mundo Vegetal

plantas, flores, frutos.

Advertisement

Mundo Mineral

água, terra, pedras, até mesmo as calçadas.

Mundo Animal

animais.

Ao cuidarmos do ambiente externo, estamos ajudando no equilíbrio e manutenção de tudo que nos rodeia para que possamos sentir que cada dia é belo e cheio de vida, também agregamos um espírito de tranquilidade e ordem.

Não há paisagem mais linda de uma casa do que sentir o perfume das flores, cheiro suave de frutas, de animais felizes, bem nutridos, limpos e cuidados. De calçadas bem cuidadas, organizadas, limpas, de fácil acesso para que nossos pés estejam limpos ao entrarmos no ambiente interno.

Poder caminhar sobre um gramado bem aparado, até mesmo sentar-se sob um banho de sol, sentindo o frescor da natureza, leveza, paz que nos descansa a mente e suaviza nosso espírito, pois ao cuidarmos e mantermos a limpeza de nossa mãe terra, estamos somente contribuindo com o bem-estar de um pedacinho de nosso planeta.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.