Como ter paciência no trânsito

Ser a pessoa que fará com que o trânsito seja um lugar de paz e paciência deve partir da pessoa que mais se incomoda com o desgaste que ficar preso em um congestionamento ou a lentidão para trafegar pode causar.

3,040 views   |   8 shares
  • Não dá para desconsiderar a irritação que vem quando se pensa em ter que pegar o carro e enfrentar quilômetros de congestionamento para fazer algo simples no centro da cidade como ir ao banco, supermercado ou pegar o filho na escola, sem contar o retorno para casa após um dia de trabalho.

  • Principalmente as grandes cidades têm sofrido com as consequências do aumento da população de carros. É um sinal de prosperidade? Certamente é, mas com ela vem o desgaste e principalmente a falta de paciência no trânsito.

  • Nem sempre é fácil ficar passivo ao que acontece ao redor, mas o ideal é justamente cultivar a paciência. Não quer dizer que tudo irá desaparecer como que por encanto, mas é possível não se deixar afetar como que não pode ser mudado. A saída é aproveitar o momento para exercitar atitudes melhores em você mesmo, como leitura, ouvir boa música, um discurso ou palestra. Enfim a dica é; seja criativo e siga em frente com bom humor.

  • O fato é que depende de você combater esse mal com autocontrole. Para conseguir o autocontrole em um momento desgastante dentro do carro é preciso ter práticas saudáveis diante da direção. Experimente alguns exercícios para controlar a ansiedade e irritação.

    • Exercite os pulmões: Aproveite o congestionamento para respirar melhor, comece observando se sua respiração está ofegante. Rápida? Curta ou longa? Depois comece a respirar de maneira que possa controlar e sentir o ar entrando e saindo de seus pulmões. Após ter este controle, passe a levar o ar até o diafragma (barriga) encha a barriga de ar sinta como ela expande e relaxa. Passe a segurar o ar na barriga e pulmões e depois relaxe liberando o ar e voltando a respirar.
  • Esse exercício fará bem a todo seu corpo, pois além de distraí-lo enquanto espera fará com que a raiva e ansiedade se transformem em calma e paciência. Além de ter oxigenado melhor as células do corpo e mente.

    • Movimente o rosto: Com ajuda das mãos, faça movimentos faciais para suavizar as linhas de expressão que marcam principalmente a testa. Movimente os olhos, abra-os o máximo que puder e em seguida feche-os forte. Relaxe por alguns segundos e retome o exercício, verá como terá se distraído e a tensão terá baixado.

    • Exercite as mãos e punhos: Friccione as palmas das mãos, abra e feche rapidamente e repita várias vezes o mesmo processo. Depois feche as mãos e faça movimentos circulares movendo somente os punhos para um lado e para o outro. Tente mover também os pés para ativar a circulação.

    • Se o caminho que costuma fazer tem como característica o congestionamento, prepare-se levando cd com boa música, um livro em áudio pode ser uma forma de distrair a atenção, além de aproveitar para manter a mente ativa e distraída.

    • Acalme a mente: Aproveite para meditar, tentando focar um ponto e não pensar em nada, nem que durem poucos segundos. Verá que com a prática irá aumentar gradativamente a capacidade de esvaziar a mente e ficar calmo.

  • Advertisement
  • Lembre-se de que você não é o único ser humano nessa situação. Atrás de você, na frente, dos lados, todos estão passando pela mesma pressão, portanto o que você estiver pensando sobre seu vizinho, ele pode estar pensando de você. Para evitar desastres maiores procure ser o que escolherá a paz ao invés da ira e do combate. Seja gentil, deixe o mais provocador passar, evite o confronto, pense que talvez ele ainda não saiba as coisas que você sabe. Faça o melhor pelos dois e verá que terá mais alegria e saúde.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como ter paciência no trânsito

Ser a pessoa que fará com que o trânsito seja um lugar de paz e paciência deve partir da pessoa que mais se incomoda com o desgaste que ficar preso em um congestionamento ou a lentidão para trafegar pode causar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr