5 dicas essenciais para sobreviver ao primeiro ano do casamento

Apegue-se a seu cônjuge mesmo que as imperfeições comecem a aparecer, não deixe de se apegar a seu marido e esposa. Nunca deixe de mostrar seu amor e desejo de que as coisas fiquem em harmonia. Você escolheu, portanto ame.

Beth Proenca Bonilha

Enfim sós! Esta é a frase que todo casal quer poder dizer e ouvir. Pois significa que não terão mais que dizer até amanhã, tchau ou ainda, a que horas posso ver-te amanhã?

Não, agora é a caminho do – “Juntos para sempre!” Será?

De repente a esposa acorda uma manhã e tropeça na calça deixada no chão pelo marido que saiu apressado para o trabalho. Ele chega a casa, no final do dia, e não entende porque o jantar não está pronto como quando morava com a mãe.

Ou ainda, quando voltam da lua de mel descobrem que terão que cuidar um do outro além de si mesmos. Ter que lavar a louça enxugar e guardar, lavar a própria roupa e do marido, que terá que aceitar as mangas e colarinhos da camisa, talvez não tão bem passados, como de costume.

São pequenas coisas que fazem com que o desentendimento comece a pressionar o relacionamento.

Advertisement

No primeiro ano do casamento é que vão se conhecer e passar as provas mais difíceis de um relacionamento a dois. É preciso disposição e paciência para fazer com que o amor prevaleça às diferenças culturais e costumes familiares.

Dicas para vencer o primeiro ano de casamento

Seja o pacificador

  • Lembre-se que se você está tendo que se adaptar, seu cônjuge também está. Que exigir perfeição da outra parte é ser insensível e egoísta. Ao invés disso seja a parte que pacifica; que escolhe conversar, entender e esperar.

Demonstre seu amor

  • Nunca deixe de demonstrar a seu cônjuge o porquê estão juntos, qual foi o motivo de terem-se unido em matrimônio.

Evite cobranças e julgamentos

  • Fazer comparações com os pais é a pior forma de se conseguir que o cônjuge comece a fazer as coisas que você deseja. Lembre-se que agora a vida de casado não será mais como quando viviam com seus pais e irmãos. Ser o cônjuge de alguém é uma opção e junto a ela vem o compromisso de se dedicar um ao outro, mas sem exigências e cobranças.

Evite sair ou dormir brigado

  • Isso não é uma regra, mas é algo que se for preservado poderá evitar muitas noites mal dormidas, sofrimento e falta de apetite durante o dia. Mas se perceber que um intervalo para ponderar melhor pode ser a melhor solução, tudo bem. Só evite ter que sair para pensar frequentemente, isso normalmente acaba virando um pretexto para procurar antigos amigos ou amigas, que por vezes, não estão casados e não podem dar conselhos sadios sobre casamento.

Dedique-se

  • Não importa se irão acertar sempre ou não, o importante é tentar, pois só poderão construir a nova família experimentando um jeito aqui, outro ali. Nem sempre o que deu certo com seus pais dará certo com seu cônjuge. Novas maneiras de conviver, criatividade e bom humor devem nortear a vida do novo casal.

Casamento é o início de uma nova família e desta outras virão, muitas forças negativas lutam para destruir o que Deus uniu. Mas cabe ao casal, juntos, vencerem os pequenos desafios desta nova união para, então, contarem, lá no final, como foram fortes e venceram com as armas do amor.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu