16 hábitos financeiros que levam à pobreza
Se você vê o dinheiro como um inimigo, então prepare-se para tê-lo contra você. Se o vir como um amigo, então ele estará do seu lado para sempre.
Erika Otero Romero
Ricos e pobres existem quase que desde o princípio das sociedades. Além disso, em cada família há quem tenha mais que outros. Isto pode facilmente levar-nos à tentação de dizer que “o dinheiro está mal repartido”.
A situação é que as pessoas que têm menos culpam as que têm mais por ter. Não se dão conta de que a responsabilidade pela sua pobreza ou bem-estar econômico recai única e exclusivamente sobre elas.
Há coisas que as pessoas com mais dinheiro fazem, que as pessoas com menos não fazem. O que farei hoje será revelar esses “segredos”, porque para mudar e melhorar é preciso saber em que estamos falhando.
Hábitos que levam à pobreza
A primeira coisa que devo advertir é que uma pessoa pode trocar esses hábitos de pobreza por outros, ainda que não os tenha, e deve esforçar-se para permanecer afastado da tentação. Isto é uma luta diária de muitas pessoas que um dia nasceram na pobreza mais extrema, mas que conseguiram perceber seus hábitos, mudaram e melhoraram sua vida.
1 Uma única fonte de renda
Agora mais do que nunca é muito importante diversificar. Não se trata de ter três ou cinco empregos e que a vida seja só para trabalhar.
Você pode ter seu emprego e adicional a este um negócio em linha vendendo roupa ou o que você gosta. Se depende unicamente do seu emprego e vier a perdê-lo, isso lhe deixará na maior angústia.
2 Você se cercar de pessoas preguiçosas
Você é o resultado das pessoas à sua volta. Se você só tem amigos que gostam de beber e jogar bilhar, você será um bebedor social e jogador. Por isso, é vital aproximar-se de pessoas das quais possa aprender coisas e não apenas passar momentos agradáveis.
3 Dorme muito
É necessário descansar e dormir bem, disso depende sua estabilidade mental e sua saúde. No entanto, você não pode passar a metade da vida dormindo. É suficiente que tenha uma boa higiene de sono e durma as 8 horas necessárias, mas sem exagerar.
4 Procrastina
Diz um velho e conhecido provérbio: “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”, e procrastinar é justamente isto: deixar tudo para depois.
Quando você adia suas responsabilidades para outro momento, está se transformando em uma pessoa preguiçosa e que arranja desculpas para tudo. Também não é questão de se saturar para terminar tudo hoje. Apenas aprenda a organizar o seu tempo e verá como o dia será suficiente até para brincar com as crianças.
5 Intolerância ao fracasso
Todas as pessoas que estão hoje no topo do sucesso provaram o amargo fel da derrota. A diferença entre elas e nós é que não ficaram reclamando nem tiveram medo de arriscar outra vez. Tentaram incessantemente até que alcançaram seus sonhos.
É questão de ser perseverante e não ter medo das quedas, é questão de aproveitar esses solavancos como aprendizagem para subir degraus.
6 Jogar na loteria
Há pessoas que adoram as apostas. Alguns jogam loterias, bingo etc., e destinam parte de seu salário ou pensão a isso. Algumas ganham, mas a grande maioria não, e estão jogando esse dinheiro fora.
Em vez disso, você pode usar o dinheiro que você destina para jogar no bingo, em uma economia agendada, fundo de pensão ou ações que lhe darão lucro.
7 Não sai da zona de conforto
É muito confortável seguir o mesmo padrão de vida. Ganha bem e tem um bom emprego e com isso se conforma. A situação é que para você e seu amor-próprio é bom ter metas que o desafiem a cada dia para lhe demonstrar que é capaz de mais, de ser melhor a cada dia.
8 Você ama liquidações
Isso pode ser um mal de muitos. Veem um desconto ou liquidação e não sabem dizer não. O truque para abster-se, é saber diferenciar entre a necessidade e o capricho.
Você realmente precisa daquele item? Quer tanto assim? Quanto se sacrificou para conseguir isso? Se está poupando para isso há meses, então aproveite, mas se é apenas uma questão de impulso, então se esforce para dizer NÃO!
9 Não sabe administrar o dinheiro
É muito importante saber de onde vem o seu dinheiro e quais são os seus rendimentos.
É simples: Use uma caderneta para a administração mensal de seus rendimentos. Coloque lá em detalhes quanto dinheiro entra mês a mês, quanto você investe nos seus assuntos e quanto dinheiro vai para determinado e fim e que fim são estes.
Fazê-lo permite-lhe saber o que lhe resta no final do mês e poupar, se possível, ou fazer um novo investimento.
10 Não cuida de sua saúde
Nada mais caro no mundo do que estar doente. Qualquer um com uma doença crônica sabe que investir em tratamentos médicos é muito caro.
Não quero dizer que não deva ter gastos com sua saúde. Tampouco que não vá a um check-up semestral ou anual. O que digo é que cuide sua saúde. Coma de maneira saudável, durma as horas necessárias, exercite-se, medite, faça yoga, estas são atividades que vão evitar que fique doente.
11 Não se instrui
Aprender sobre finanças e sobre muitas outras coisas da vida é vital para a saúde do corpo e da mente. Com isso se abre a novas possibilidades e aprende a ver o mundo de maneira diferente.
12 Você tem muitas despesas “formiguinhas”
Um gasto “formiguinha” é aquele que, por ser pequeno e diário, pouco a pouco o deixa sem liquidez monetária. Por exemplo: tomar café fora todos os dias. Comprar cigarros, ou cerveja diariamente.
Se você pegar um caderno e escrever quantos cafés você toma diariamente, ou cigarros que você fuma por dia, vai perceber que está gastando uma fortuna em besteiras.
Acontece o mesmo com outros desejos, que a longo prazo só nos deixam em números vermelhos no final do ano.
13 Muito tempo de lazer
É bom descansar, ir passear, viajar; no entanto, cuide para que sua vida não se passe só em ver TV ou dormir. Em vez disso, invista o seu tempo em atividades que lhe deem lucros, tanto mentais, como espirituais ou familiares; nem tudo tem de ser em dinheiro.
14 Ser muito pessimista
Nada o leva mais ao fracasso e fecha mais portas que uma atitude queixosa e negativa ante a vida.
Quando sua atitude muda, toda uma gama de possibilidades e progresso se abre diante de você, à espera de que agarre essas oportunidades e seja feliz.
15 Não se limita a um orçamento
É basicamente gastar mais do que temos. Quando fazemos isso, ficamos com dívidas que não podem ser pagas, acabamos trabalhando para elas e nos tornamos escravos do dinheiro e das centrais de crédito.
16 Não ter inteligência emocional
Não controlar os seus pensamentos e emoções vai levá-lo ao estresse e à doença. É vital ter cabeça fria e saber tomar decisões, não com o estômago, mas com a mente.
Só me resta dizer que a estabilidade financeira só pode ser conquistada com esforço e disciplina. Procure um mentor, alguém de quem seguir o exemplo, e verá que os conselhos dele vão ajudá-lo a progredir.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 16 hábitos financieros que te llevan a la pobreza