O que comer quando você está grávida

Veja os nutrientes que você precisa para ter uma gestação saudável.

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  • Duas palavras devem ser bem pensadas na escolha do cardápio da gestante: qualidade e quantidade. A história de que a grávida precisa comer por dois é mito. Ela precisa ingerir os nutrientes por dois, isso sim! Pois qualidade está diretamente ligada à nutrição. Suas necessidades calóricas não mudam muito das necessidades de antes de engravidar. No último trimestre, porém, ela precisa consumir, no máximo, 300 calorias extras. Nada além disso.

  • Em vez de sugerir quais alimentos você deve comer durante a gravidez, vou apontar quais nutrientes você precisa, e dar uma lista de alimentos que contêm tais nutrientes, deixando, assim, que você decida o que comer.

  • 1. Ferro

  • É responsável pela formação do sangue e por levar o oxigênio para o corpo todo, inclusive para o bebê. É absorvido melhor com a ingestão de vitamina C. Normalmente o médico receita suplemento para ser tomado nos primeiros meses.

    • Necessidades: 28 mg/dia
    • Fontes: Feijão, carne vermelha, bife de fígado, fígado de galinha, frango, brócolis, espinafre e outros vegetais verde-escuros.
  • 2. Ácido Fólico

  • É responsável pelo desenvolvimento do cérebro e da coluna vertebral do bebê. Auxilia na construção das moléculas e ajuda a reduzir os riscos de o bebê vir a ter problemas no coração, entre outros. É recomendado à mulher que esteja pensando em engravidar, que comece a tomá-lo, em forma de suplemento, três meses antes. Ela deve continuar tomando o suplemento até o terceiro mês de gestação.

    • Necessidades: 600 mg/dia
    • Fontes: Vegetais verde-escuros, fígado, melão, castanhas, ervilhas, nozes, frutas cítricas, cereais, etc.
  • 3. Vitamina C

  • Fortalece o sistema imunológico da mãe, deixando-a mais resistente contra gripes e infecções provocadas por vírus, bactérias e fungos. Deve ser ingerido durante as refeições, pois facilita a absorção do ferro no organismo, prevenindo e combatendo a anemia e fortalecendo os ossos.

    • Necessidades: 85 mg/dia
    • Fontes: Laranja, limão, caju, acerola, goiaba, agrião, abacaxi, kiwi, tomate, couve-flor, brócolis, etc.
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  • 4. Cálcio

  • Ajuda na formação óssea do bebê e no fortalecimento ósseo da mãe. Muitos médicos orientam a gestante a tomar suplemento desse mineral no início da gravidez.

    • Necessidades: 1.300 mg/dia
    • Fontes: Leites e derivados, couve, agrião, mostarda, brócolis, sardinha em lata, flocos de cereais, feijões, etc.
  • 5. Vitamina D

  • Ajuda a fixar o cálcio e o fósforo no organismo. Junto com o cálcio fortalece os ossos, auxilia na contração muscular e nos batimentos cardíacos.

    • Necessidades diárias: 30 minutos de sol
    • Fontes: Luz solar.
  • 6. Proteínas

  • É fundamental para a produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê.

    • Necessidades diárias: 60 gr
    • Fontes: Ovos, carnes, aves, peixes, feijões, nozes, ervilhas, leite e derivados, etc.
  • 7. Carboidratos

  • É a fonte de energia que a grávida precisa.

    • Fontes: Arroz, cereais, batata, massas, frutas, etc.
  • 8. Vitaminas do complexo B

  • São responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental, entre outros.

    • Fontes: Carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados, etc.
  • Nota-se que muitos alimentos são fontes de vários nutrientes. Sendo assim, é fácil elaborar um cardápio balanceado e rico em tudo o que a grávida precisa para ter saúde para si e seu bebê.

  • Dicas importantes

    • Hidrate-se bem.
    • Evite alimentos com cafeína (que rouba cálcio dos ossos).
    • Coma verduras e legumes à vontade.
    • Coma três frutas, no mínimo, ao dia.
    • Carne, somente bem passada.
    • Dê preferência aos cereais integrais.
    • Coma a cada três horas, em porções menores.
    • Evite doces, gorduras, frituras, embutidos e enlatados.
    • Picolé de limão, limonada ou água com limão reduzem os enjoos.
    • Diminua a quantidade de sal dos alimentos, para diminuir a retenção de líquido.
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Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

O que comer quando você está grávida

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