Nunca é tarde demais para uma grande noite a dois

Ter noites regulares de namoro com o seu cônjuge pode mantê-los de forma segura nos braços um do outro e colocar o carimbo de "para sempre" em seu casamento.

Gary and Joy Lundberg

Para ajudar o casamento a crescer mais forte e ser preenchido com mais alegria, os casais precisam ter uma noite regular para saírem ou ficarem juntos. Regular não quer dizer uma vez por ano, nem mesmo apenas uma vez por mês. Estamos sugerindo uma vez por semana. Esta tem sido a nossa prática em toda a nossa vida de casados. Nossa noite do casal na maioria das vezes é numa sexta à noite. Tem sido a nossa salvação.

Está ganhando atenção nacional

Não estamos sozinhos em reconhecer o valor de estabelecer esta noite. De acordo com W. Bradford Wilcox e Jeffrey Dew, no que ficou conhecido como o Projeto Nacional de Casamento: “No ano passado, uma série de organizações cívicas, empresariais e religiosas lançaram iniciativas de noite do casal em cada cidade dos Estados Unidos. Estes esforços representam um novo e importante esforço para melhorar a qualidade e estabilidade de casamentos e outros relacionamentos românticos em comunidades deste país.”

A pesquisa para o Projeto Nacional de Casamento da Universidade da Virgínia mostra que este tempo que os casais dedicam a si, pode fortalecer o casamento em uma série de maneiras, sendo uma delas uma melhor comunicação. “Ao eliminar distrações, como crianças e as responsabilidades de trabalho, essas datas dão aos casais a oportunidade de discutir as coisas que são importantes para eles – desde seus sonhos compartilhados para o futuro, até o estado das finanças da família” Pense nisso. Como é possível se envolver profundamente em uma conversa sobre as suas esperanças e sonhos com crianças correndo pela casa?

A pesquisa também aponta que uma noite de namoro mantém o elemento de novidade em seu casamento. Explica que os casais podem facilmente resvalar para a rotina e começarem a fazer concessões e não dar o devido valor um ao outro. “Por outro lado, um número crescente de pesquisas sugere que os casais que se envolvem em novas atividades divertidas, ativas, ou estimulantes – desde caminhadas, dança, viagens ou até mesmo jogos de cartas – desfrutam de níveis mais elevados de qualidade de relacionamento.”

O estudo mostra ainda que os sentimentos de amor romântico podem ser enriquecidos por essas noites. O compromisso com o outro também é reforçado. Finalmente, conclui que o namoro é um grande eliminador de estresse. Ótimas razões para manter o namoro contínuo no seu casamento.

Advertisement

Esta tendência saudável está se espalhando para o exterior. Boas ideias pegam rápido, especialmente quando a necessidade de salvar casamentos é tão grande. Um artigo recente no “The Guardian” diz que na Noruega estão implantando uma ideia para ajudar a diminuir o alarmante número de divórcio no país. Você consegue adivinhar o que é? Sim. Ele afirma: “Noites do casal – chave para bom casamento.”

Ideias para essas ocasiões

Quando os nossos cinco filhos ainda estavam em casa, o nosso descanso semanal previsto era a nossa noite de namoro. Durante nossos primeiros anos como pais, estávamos lutando financeiramente para fazer face às despesas. Mas isso não nos impediu de termos as noites só nossas. Descobrimos que sair para tomar um sorvete pode ser uma noite nossa de baixo custo e muito divertida. O que importa é que vocês estejam juntos, sem as crianças. Então, nós não gastávamos muito com a babá também, já que era por um curto período de tempo. Mesmo que fosse apenas uma hora para nós foi muito benéfico. Sempre que possível, incluíamos atividades mais divertidas que ambos gostamos.

Essa noite especial pode incluir uma variedade de escolhas. Aqui estão algumas ideias a serem consideradas:

1. Jantar em seu restaurante favorito

Seja sensível aos gostos de seu cônjuge. Se o seu marido gosta de um bife suculento, faça esse sonho realidade de vez em quando. Se sua esposa gosta de comida italiana, faça o mesmo. Ou, encontrem um restaurante que atenda ao gosto dos dois e apenas se divirtam curtindo a companhia um do outro e uma refeição não preparada por você. Às vezes, é divertido convidar outro casal para saírem juntos. Apenas certifique-se de que as crianças não estão incluídas. Esta é uma noite exclusiva dos adultos.

2. Um show com artistas que vocês gostam

Às vezes é divertido economizar algum dinheiro para ir ao show de uma celebridade. Mas você não tem que esperar por isso. Especialmente se você mora em uma cidade pequena. Assista aos shows locais. Estes podem ser muito divertidos também, e não tão caros. A maioria das cidades tem eventos musicais ou jogos que são realmente muito bons. Lembre-se, a maior parte dos artistas famosos começou em tais eventos. Você pode até mesmo ver uma futura Celine Dion ou Brad Pitt, e dizer: “Vimos ela/ele no início da carreira, quando…”

Advertisement

3. Filmes seguidos de guloseimas

De vez em quando, depois de um filme, parem em uma sorveteria e aproveitem. Quanto aos filmes, um pouco de aventura não machuca ninguém e um pouco de romance pode fazer muita coisa boa. Tentem os dois.

4. Fazer uma caminhada juntos

Encontrem um lugar que ambos gostam de ir, deem-se as mãos enquanto andam e falem sobre suas esperanças e sonhos. Às vezes, um piquenique cai bem e acrescenta muito a um passeio simples em um parque ao longo do caminho. Meu irmão e sua esposa que moram em San Diego, na Califórnia, fazem isso na praia regularmente. Eles contaram sobre alguns dos mais bonitos pores do sol que eu já vi. Tire uma foto para capturar o momento. Ou transforme essa caminhada em uma trilha até a sua montanha favorita. Basta fazer o que gostam.

Cabe a você

Você pode pensar em muitas coisas desde que coloque o foco nas suas noites do casal. Elas não têm que ser extravagantes, só precisam acontecer. Tem sido dito que “um casamento de sucesso requer apaixonar-se muitas vezes pela mesma pessoa.” Estas noites especiais podem ajudar nesse sentido.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original It’s never too late for a great date night.

Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email