Como evitar que o estresse destrua seu casamento

É possível sim adotar algumas medidas práticas para preservar a vida amorosa dos abalos do dia a dia. Basta ter disposição e cumplicidade que tudo ficará em paz.

Beth Proenca Bonilha

Casamento e estresse fatalmente irão se encontrar em determinado momento, isso é fato. Por isso é que o casal deve procurar meios para evitar que este encontro seja desastroso, ou que culmine em separação e mágoas.

O relacionamento entre homem e mulher inicia-se a partir de uma atração ou afinidade, mas com o tempo irá sofrer pressões externas como, cultura, a chegada dos filhos, a convivência com familiares de ambos os lados, entre tantos outros fatores que irão mexer com as tradições e culturas e de repente vocês perceberão que essas tradições e culturas não eram tão alinhadas como pensavam.

As pressões externas provocam, em muitos casos, o surgimento do estresse no relacionamento. Marido e mulher começam a se irritar um com o outro e com tudo que antes parecia ideal.

Evitar as pressões externas em muitos casos será impossível, por isso o melhor é a prevenção, prevenir-se para os momentos em que a relação for estremecida.

Como evitar o desgaste do casamento

Advertisement

Manter viva a paixão

As afinidades que os aproximaram são uma boa prevenção contra as pressões externas que podem causar o estresse e destruição do relacionamento.

Segurança e clareza

Tanto o marido como a esposa devem ter ciência da importância que há em estabelecer segurança no relacionamento, e para isso estarem dispostos a falarem francamente e a ouvirem da mesma forma. Assim poderão alinhar as diferenças conforme forem surgindo

Respeito

O respeito vem para consolidar os dois itens anteriores, pois só com respeito é possível manter a cumplicidade e a amizade. Sem conversa ou desejo não há o que se possa fazer para manter estável um relacionamento que esteja sob ataque externo.

Criem momentos de descontração

É muito fácil um casamento ser afetado pela correria do dia a dia, pressões do trabalho ou vida social. E não é preciso sair para gastar ou planejar uma viagem por ano, basta sentar e conversar, desligar a televisão e mostrar interesse pela vida um do outro. Ouçam música, falem de projetos, de sonhos e criem sonhos a dois.

Busquem desenvolver sua fé

Ter em que acreditar pode ser a diferença entre um casamento sem cor para um que tenha alegria e desejo de se fortalecer. Ter uma crença traz esperança de dias melhores, estabelece um elo entre o casal que não se quebrará facilmente justamente por terem feito convênios e se dedicarem a uma causa social e/ou espiritual mútua.

Advertisement

Dicas para o casal

Não deixe para depois

Aquela história de que discutir a relação é ruim está equivocada, ela é válida se for para ajustar as arestas e não incubar ainda mais dores. Já diziam os antigos “Uma panela se lavada ainda quente é muito mais fácil de tirar a sujeira e dar brilho”. Evite deixar para ajustar as diferenças depois, procurem manter o padrão de resolver as dificuldades no momento, mas de forma assertiva, sem puxar o passado e remoer dores e mágoas, cada momento é único e deve ser acertado no momento e pronto.

Prepare-se para chegar em casa

Procure relaxar no caminho do trabalho até sua casa. Se o motivo do estresse estiver na própria residência procure meios de relaxar enquanto o cônjuge não chega. Tome um bom banho, ouça uma música, tome água fresca ou medite. São ações que podem promover um relaxamento e aquietar a mente para não levar o estresse para dentro de casa.

Chegar ao final do dia sem estresse algum pode ser difícil, por isso o melhor é se prevenir. Conhecendo seus limites e reações procure ajuda antes de jogar toda sua frustração e raiva sobre o cônjuge causando desconforto e brigas que poderiam ser evitadas. Esteja sempre disposto a ponderar antes de responder a uma provocação.

Esvazie-se quando sentir que está no limite, ninguém pode adivinhar como estão os sentimentos do outro por isso o melhor é sempre ter um espaço para saber como reagir ao perceber que as coisas não vão bem.

Advertisement

A vida a dois será sempre um desafio, mas quando vencido a recompensa é maior do que a pressão do momento. Acredite no amor que os uniu e lute por ele.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu