4 chaves para o ensino eficaz de religião no lar

A melhor maneira de ensinar religião no lar é pela vivência e não pela pregação.

1,272 views   |   2 shares
  • Seja qual for a sua denominação religiosa, ensinar tais princípios no lar pode ser algo um pouco difícil. Irá requerer algum empenho e dedicação, além de 4 chaves que são essenciais para o ensino eficaz:

  • 1ª Chave: Exemplo

  • Em João 5:19 lemos: "Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se não o vir fazer o Pai; porque tudo quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente".

  • Esse modelo divino, ensinado em João deve ser aplicado dentro do lar, devemos viver aquilo que ensinamos por palavras, somente assim conseguiremos converter o outro ao invés de convencer. O convertido muda a sua vida porque mudou seu coração, o convencido está sujeito à eloquência do mundo.

  • David O. McKay disse"A melhor maneira de ensinar religião no lar é pela vivência e não pela pregação. Se quiserdes ensinar fé em Deus, demonstrai vossa fé; se quiserdes ensinar oração, orai pessoalmente (...) se quiserdes que vossos filhos levem uma vida virtuosa, tende autodomínio e boa reputação e dai-lhes um bom exemplo nessas coisas".

  • 2ª Chave: Estimular o interesse

  • Conheça seus familiares para saber quais são as áreas de interesse e faça um link do princípio a ser ensinado. Use atividades que possam despertar o interesse como dinâmicas, jogos, brincadeiras, filmes e música. Use a criatividade e imaginação.

  • 3ª chave: Participação

  • Ficar apenas ouvindo sermões pode surtir pouco efeito no ensino no lar, estimular a participação é essencial. Mesmo crianças bem pequenas podem ser estimuladas a participar. Aquele que ensina deve buscar recursos que envolvam toda a família. Em meu lar fazemos periodicamente o que chamamos de reuniões familiares, é o momento em que ensinamos nossos filhos alguns princípios Cristãos, contudo, sempre adaptamos as mensagens para que todos possam participar e experimentamos momentos de aprendizado e diversão em família.

  • 4ª Chave: Aplicação

  • Aquele princípio que estiver sendo ensinado precisará fazer sentido para aquele que está aprendendo, caso contrário a aprendizagem não acontecerá. Para que faça sentido precisamos mostrar a aplicação na vida cotidiana, aquele que aprende precisa conseguir aplicar aquilo em sua vida, em seu contexto. Não adianta querermos ensinar sobre neve para um brasileiro do nordeste, isso não faz parte do cotidiano e do contexto ambiental dele e não fará nenhum sentido. Precisamos buscar inspiração para saber como aplicar os princípios, através da oração podemos obter tal inspiração.

  • Advertisement
  • Cuidar do lado espiritual de nossos filhos e familiares é tão importante quanto cuidar dos âmbitos físicos, materiais e emocionais. Dará a eles melhores subsídios para que possam se desenvolver como seres humanos, e enfrentar as dificuldades da vida. Existem aqueles que discordam, que não creem, a esses ofereço meu respeito, mas acredito que ensinar sobre fé tornará a humanidade melhor.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

4 chaves para o ensino eficaz de religião no lar

A melhor maneira de ensinar religião no lar é pela vivência e não pela pregação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr