Ser misericordiosos para encontrar a misericórdia

Para encontrar a misericórdia sejamos, pois nós, misericordiosos.

Taís Bonilha da Silva

“Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15:7)

Em épocas de fim de ano, um ar muito especial parece tomar conta do mundo. Tornamo-nos mais afetivos, mais preocupados com o bem-estar do outro, mais solidários e misericordiosos, obviamente, esse espírito de caridade deveria se estender durante todo o ano.

Ainda que não consigamos ser assim o tempo todo, podemos aproveitar essas épocas para resolver algumas pendências.

Sempre que alguém nos faz algum mal sentimo-nos chateados e essa mágoa nos causa um profundo sofrimento. Há pessoas que conseguem passar por cima dessas mágoas e viver uma vida plena, porém, outras não conseguem esquecer a ofensa, guardam rancor em seu coração sem saber que estão, aos poucos, envenenando a si mesmas. Algumas buscam vingança como sinal de justiça.

O Pai Celestial, através de seu filho Jesus Cristo, nos ensinou que devemos perdoar para que também nós sejamos perdoados. Ter consciência de que também erramos, e também precisaremos do perdão das pessoas e de Deus, nos ajudará a ser misericordiosos para com o próximo.

Advertisement

Joseph Smith disse certa vez: “Sempre exerçam o princípio da misericórdia e estejam prontos a perdoar a um irmão aos primeiros sinais de arrependimento e pedidos de perdão; e se perdoarmos a nosso irmão, ou até a nosso inimigo, antes que ele se arrependa ou peça perdão, nosso Pai Celestial será igualmente misericordioso conosco.”

Temos um Deus justo, que nos julgará da mesma forma com que tivermos julgado a nossos irmãos, então se formos mais misericordiosos, mais tolerantes e pacientes com os erros de nosso irmão, o Senhor será assim para conosco.

Não podemos nos dar ao privilégio de rejeitar a misericórdia de Deus, nós precisaremos dela se quisermos receber um galardão glorioso futuramente junto de nossa família.

Devemos ensinar o princípio da misericórdia aos nossos filhos e fazemos isso demonstrando misericórdia, alguns pais acham que devem ser enérgicos, que voltar atrás em algumas decisões ou tolerar pequenos deslizes é sinal de fraqueza, pois não é! Ser implacáveis na hora que nossos filhos erram pode ser tão prejudicial quanto ser omisso ou permissivo. Devemos buscar o equilíbrio em cada caso especificamente, mas que nossos filhos possam se tornar pessoas misericordiosas porque aprenderam com seus pais, pois os viram ser misericordiosos para com eles e com outras pessoas.

Para encontrar a misericórdia sejamos, pois nós, misericordiosos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.