Relacionamento familiar: Desligue a televisão

Avalie sua rotina diária e decida desligar a televisão.

Taís Bonilha da Silva

Há estudos que mostram que os pais passam cerca de 3 horas com seus filhos vendo televisão e menos de 30 minutos em outras atividades. Esses resultados são alarmantes, pois indicam que os pais têm desperdiçado preciosos momentos em família.

Assistir a um filme é muito bom, a preocupação que trago é quando a televisão se torna tão ou mais importante do que as pessoas da família. Há famílias que mantém o péssimo hábito de assistir novelas. Esse com certeza é um tempo precioso desperdiçado, pois sabemos que, o que as novelas têm nos ensinado hoje em dia não é bom. Tal comportamento pode prejudicar a interação familiar e a comunicação eficaz.

Muitos pais reclamam que seus filhos se excluem da família, mas e você? Não tem feito o mesmo quando dedica tanto tempo vendo televisão ao invés de estar com seu filho?

Estabelecer regras

é uma boa maneira de controlar o tempo gasto com a TV, e o mais importante, elimine os programas impróprios. Até mesmo os desenhos animados devem ser cuidadosamente selecionados, não permita que sujeira e coisa impura entre em seu lar através da televisão. Nesse quesito você precisa ser o exemplo, se há algo que seus filhos não devem assistir você também não deve.

Leia com seus filhos

já ouvi muitas pessoas dizerem que se tivessem tempo leriam mais, porém, desperdiçam horas em frente a televisão. Ler aguça o raciocínio e melhora o vocabulário, leia com seus filhos, os livros também devem ser bons para que a leitura seja proveitosa. Ler bons livros é um hábito que se deve aprender desde pequeno.

Advertisement

Ajude com as lições de casa

às vezes os pais trabalham fora e não acompanham os filhos nas tarefas escolares. Usam como desculpa o fato de não ter tempo, mas de novo está lá a televisão lhes roubando o tempo que deveria ser para educar os filhos.

Saiam juntos para uma caminhada

essa é uma outra opção para se fazer no tempo que se gasta assistindo à televisão. Exercício físico além de ser bom para a saúde do corpo é bom para a saúde mental e fazer isso em companhia dos filhos lhes proporcionará momentos para conversarem e se conhecerem melhor.

Avalie sua rotina diária e decida desligar a televisão. Se você tem gasto 3 horas vendo TV, que tal reduzir para 2 horas e nessa 1 hora que lhe sobrará usar uma das dicas acima para fazer algo com seu filho? Depois você perceberá que não precisa ficar 2 horas vendo TV e logo compreenderá que realmente não faz falta em sua vida.

Eu eliminei a televisão da minha vida e foi de modo bastante sutil. Gosto de me dedicar a outras atividades como escrever, ler, fazer artesanato e passear com meus filhos, quando percebi, eu passara vários dias sem sequer ligar a televisão, e isso fez um bem enorme para mim e minha família.

Obs: O estudo citado no início do texto foi retirado do livro “Como manter uma família feliz” que pode ser adquirido gratuitamente.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.