Enfrentando seus medos: Renove seus desejos

Refletir sobre como transformar o desejo em renovação efetiva facilita o enfrentamento do medo e inspira as ações necessárias.

1,069 views   |   7 shares
  • Quando um ano se inicia, é muito comum as pessoas fazerem planos de mudança, objetivando uma vida melhor, e isso é realmente muito importante. Lembrando Mário Quintana: "Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano-novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...". Mas, o que a maioria das pessoas reclama é que com o tempo deixam de lado o que sonharam e, ao final de cada ano, sentem-se mais frustradas.

  • Desejo e objetivo

  • Basta uma rápida olhada no dicionário para entender que desejo e objetivo são coisas muito diferentes. O dicionário traz as seguintes definições:

  • 1- Desejo

  • "Anseio, aspiração veemente".

  • 2- Objetivo

  • "Meta ou alvo que se quer atingir".

  • O primeiro é absolutamente subjetivo, diz respeito à vontade pessoal; um impulso em relação a algo que se aspira. O segundo corresponde a uma meta, algo que se planeja de forma prática; uma estratégia a ser obtida, algo muito mais positivo do que um simples desejo.

  • Planejamento e ação

  • Para satisfazer um desejo, há que se ter um objetivo. Mas isso ainda não é garantia de satisfação. Então, surge a necessidade de planejar, de criar elementos que favoreçam a possibilidade de atingir o alvo desejado, ou seja, um plano de ação. Afinal, planejamento sem atitude acaba se perdendo no tempo. O Plano de Ação é, pois, o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. Assim, para atingir um objetivo, é preciso fazer alguma coisa, agir com dedicação, determinando, inclusive, uma data para conclusão. É isso que mantém a pessoa no foco do que deseja, evitando que a vontade se desvie para outras áreas de menor interesse.

  • Renovação e atitude

  • Renovar é aceitar a necessidade do diferente, inédito, restaurador. Esse é o dilema das pessoas frustradas, elas cedem ao medo do novo, acovardam-se no que está ruim por temerem piorar ou não darem conta de melhorar. Renovação exige atitude para recomeçar, humildade para aceitar que precisa revigorar-se e coragem para estabelecer as mudanças necessárias. Toda mudança gera transtornos que clamam por adaptação, gera perdas porque não se pode ter tudo e, claro, certa insegurança. Para ter atitude construtiva perante a vida é preciso muita autoconfiança, não para acabar com o medo, mas para manter o controle e não se deixar impedir por ele. A atitude é o propósito da ação focada no objetivo desejado.

  • Advertisement
  • Conforme alerta esta matéria: "Estamos novamente nos aproximando de um período que tradicionalmente as pessoas reveem seus comportamentos, conceitos e expectativas sobre a vida. É um momento no qual a mudança pode acontecer mais facilmente porque existe uma sensibilidade para a avaliação e a mudança". Assim, não permitamos que o impulso da mudança se mantenha inoperante. Nada na vida é estático, a própria natureza se renova de tempos em tempos nos inspirando a essência edificadora do ser humano. Renovar é revigorar-se diante da vida, alcançando muito mais do que meros prazeres, é, essencialmente, operar a felicidade através das aquisições necessárias.

  • Sigamos, pois, rumo à renovação de nossas almas!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Enfrentando seus medos: Renove seus desejos

Refletir sobre como transformar o desejo em renovação efetiva facilita o enfrentamento do medo e inspira as ações necessárias.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr