5 atitudes para se tornar uma pessoa autossuficiente
Veja 5 atitudes a desenvolver para atingir o grau de autossuficiência financeira e emocional necessária para a vida.
Suely Buriasco
A pessoa autossuficiente, segundo o dicionário é a que “tem a capacidade de viver sem depender de outrem”. A autossuficiência tem dois aspectos que se evidenciam: o financeiro e o emocional. Dessa forma, ser uma pessoa autossuficiente é ser independente tanto financeira como emocionalmente.
Vencendo a insegurança
O primeiro passo rumo à autossuficiência é vencer a insegurança, acreditando nas próprias potencialidades, nas realizações que se fazem necessárias. Pessoas inseguras são sempre dependentes, seja das circunstâncias ou de outras pessoas; importam-se muito com a opinião dos outros e acreditam que alguém é sempre mais competente que si próprio. O que faz uma pessoa ativa e coerente é a segurança em suas próprias ideias e ações.
Independência emocional
Tornamo-nos emocionalmente independentes quando não nos envolvemos em emoções que não são nossas, quando não delegamos aos outros o poder de nos influenciar psicologicamente. Conforme escrevi no artigo Como vencer a dependência emocional: “A dependência emocional consiste em um estado no qual a pessoa sente-se totalmente subordinada a outra pessoa sem a qual não consegue sentir-se segura para assumir nem mesmo as pequenas responsabilidades da vida.” Para ser uma pessoa autossuficiente é preciso cuidar das carências, trabalhar a autoestima e construir relacionamentos saudáveis.
Independência financeira
Buscar ser autossuficiente financeiramente é também muito importante, principalmente nos dias atuais em que as dificuldades econômicas são muitas e atingem famílias inteiras. Buscar a qualificação profissional a fim de evoluir e, consequentemente, conseguir ganhos melhores é uma necessidade não somente dos homens, como há algum tempo, mas igualmente das mulheres. Em muitas famílias, o casal precisa estar unido em esforços para garantir a proteção e o sustento da família. Segundo a matéria publicada neste site: “As mães são incentivadas a fazer da criação dos filhos sua principal ocupação, especialmente se eles forem pequenos, mas ainda assim, devem estar preparadas para trabalhar fora, a fim de sustentar a família“. É assim que pai e mãe são convocados a buscar a independência financeira a favor da família.
Responsabilidade pela vida
Ser autossuficiente é ser capaz de satisfazer as suas necessidades físicas, materiais e também, em certa medida, as suas necessidades sociais e espirituais. É assumir as responsabilidades da vida com garra e disposição sem cair no engodo de culpar os outros pelas escolhas que faz na vida. É importante confiar em si mesmo, fazer as próprias opções e correr os riscos que lhes são inerentes. Isso não significa não ouvir o outro; todo aprendizado deve ser considerado, o que não se pode fazer é transferir as ações que lhe são incumbidas.
Humildade
Somos seres sociais, e tornarmo-nos totalmente independentes não é tarefa das mais fáceis, mas é importante que nos dediquemos a isso. Entretanto, é preciso que se faça uma diferenciação: não depender dos outros, não significa que não precisamos uns dos outros. Acreditar nisso seria muita presunção, arrogância e egoísmo. Ser autossuficiente corresponde a buscar autoconfiança nas próprias ações de forma a ser útil e participativo na sociedade. Ter consciência de que, apesar de autossuficiente, você sempre precisará das pessoas e, principalmente, de Deus.