12 dicas e curiosidades úteis na hora de cozinhar

Veja algumas dicas para facilitar sua vida na cozinha e tornar suas experiências culinárias mais agradáveis.

Erika Strassburger

Aqui estão 12 dicas úteis que facilitarão sua vida na cozinha:

1 – Omelete mais leve e crescido

A massa ficará mais leve e seu omelete crescerá mais se você acrescentar um pouco de leite enquanto bate os ovos.

2 – Purê de batatas mais gostoso

Substitua o leite e a margarina por creme de leite. E, se gostar, coloque um pouco de noz-moscada. Fica uma delícia.

3 – Os olhos arderam na hora de picar a cebola?

Essa dica é ótima e eu faço sempre: abra o freezer, enfie o rosto lá dentro e respire fundo aquele ar gelado, várias vezes, com os olhos bem abertos. A ardência acabará num instantinho.

4 – Para que os brócolis fiquem bem verdinhos após o cozimento

Cozinhe-os, de preferência, no vapor. Senão, jogue-os na água fervente e deixe-os lá de 3 a 5 minutos. Coloque-os imediatamente em um pote com água bem gelada.

Advertisement

5 – Tirar cheiro de cebola e alho das mãos

Essa dica foi difícil de acreditar, até que eu fiz e constatei que dava certo mesmo. Basta esfregar os dedos em algo feito de aço inoxidável. Pode ser uma faca, ou colher, ou a cuba da pia. Esfregue os dedos com a mão embaixo de água corrente. O aço inoxidável é capaz de neutralizar esses aromas desagradáveis. Depois de esfregar, lave as mãos como de costume.

6 – Para untar a forma do bolo

Geralmente untamos a forma com óleo ou margarina e enfarinhamos com farinha de trigo. Experimente usar aveia ou farelo de trigo. O bolo ficará com uma textura diferente, além de mais saudável. Aproveite a ideia e substitua a farinha branca pela integral na receita.

7 – Descascar ovos cozidos

Para descascar ovos cozidos com mais facilidade, retire-os da água de fervura e coloque-os imediatamente na água fria. Se não fizer isso a clara acabará aderindo à casca e você terá um trabalhão para desgrudá-la.

8 – Evitar que o peixe grude enquanto assa

Forre o fundo da assadeira com rodelas de batatas cruas.

9 – Tirar cheiro de fritura ou de peixe da cozinha

Coloque 2 xícaras de água para ferver com 2 paus de canela e 5 cravos da índia. Ferva por 15 minutos e desligue, deixando a panela destampada o tempo todo. E para deixar a cozinha perfumada constantemente, espete vários cravos da índia em volta de uma laranja e coloque-a na fruteira. Dura 2 ou 3 dias.

Advertisement

10 – Pães frescos todos os dias

Você quer comer pães franceses fresquinhos e crocantes pela manhã sem precisar ir à padaria? Simples, embale-os individualmente, de forma que não entre ar, e ponha-os para congelar. É só tirá-los do freezer uns 15 ou 20 minutos antes de consumir. Os pães duram até 6 meses congelados.

11 – A temperatura certa do óleo para fritura

Para evitar que o óleo aqueça demais e acabe queimando, jogue um palito de fósforo novo dentro dele. O palito acenderá quando estiver no ponto.

12 – Como saber se os ovos estão novos

Coloque o ovo em um copo cheio de água. Se ele afundar completamente, significa que é bem fresco, pode ser consumido tranquilamente. Se começar a subir, tem mais de 7 dias. Se boiar, é um ovo velho, tem, no mínimo, 21 dias. Você encontrará outros testes neste site.

Teste as dicas acima e torne suas experiências culinárias muito mais fáceis e eficientes.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.