5 sugestões para entrar em acordo sobre o uso da mídia com seus filhos

Hoje em dia os jovens estão completamente seduzidos pela mídia. Veja 5 sugestões para entrar num acordo com eles sobre o uso e regras.

430 views   |   1 shares
  • O tempo que nos é dado por dia é de 24 horas. Subtraindo as oito horas de sono, que são necessárias para o nosso corpo ter energia e força para as atividades do dia que se iniciará, temos 16 horas acordados, das quais, oito horas são para o trabalho e mais oito horas que posso utilizar nas minhas necessidades. Já os filhos em sua maioria disponibilizam de 12 horas para aqueles que estudam meio período, e os de período integral ficarão com oito horas para seu uso pessoal.

  • Bem, o que fazemos dessas oito horas? A maioria dos jovens e crianças utiliza essas horas no computador ou vídeo game. Quando me refiro aos jogos, refiro-me ao uso de celulares também. Mas qual o tempo que eles usam para ler, meditar, passear, estudar ou fazer tarefas escolares? Se observarmos, perceberemos que esses jovens e crianças não realizam suas tarefas, pioram seu estado escolar e cada vez se tornam mais rebeldes, desobedientes, agressivos, porque perderam os limites necessários. O que fazer então?

  • 1. Organizar

  • : os jovens e as crianças não sabem organizar seu tempo. É nossa tarefa como pai ajudá-los. Alguns pais dizem que devem deixar os filhos escolherem o que fazer para não afetarem sua livre escolha. Mas de quem é a responsabilidade quando esses mesmos filhos cometem erros ou até mesmo crimes? A responsabilidade é dos pais. Devemos sim criar uma rotina, e se eles não obedecerem, precisamos ter a autoridade de cortar os jogos e celulares.

  • 2. Agenda semanal

  • : monte os horários para dormir, despertar, tomar banho, organizar o quarto e seus pertences pessoais, fazer a tarefa escolar, saída para a escola, retorno e leitura de livros que aumentarão o raciocínio e vocabulário. Uma vez por semana, peça que elaborem uma redação ou que mantenham um diário, isso ajuda na disciplina e organização. Pais desorganizados e indisciplinados jamais conseguirão ensinar a seus filhos. Então, que tal aproveitar para aprender a se organizar junto com o seu filho? Nunca é tarde para melhorar a qualidade de vida.

  • 3. Agenda de fim de semana

  • : chegou o fim de semana, e os filhos ficam com os games desde que levantam até dormir, ou melhor, nem querem dormir. No sábado e no domingo, devemos manter os hábitos saudáveis, eles até podem dormir um pouco mais, porém na noite anterior devem ter ido dormir cedo. Organizar e limpar a casa, ajudar nas tarefas domésticas, isso ajudará e muito no senso de responsabilidade e serviço. Os maiores podem providenciar o almoço. À tarde, podem organizar e cuidar das roupas. Serviço doméstico não mata, mas cria pessoas limpas, disciplinadas e organizadas.

  • Advertisement
  • 4. Aplicativos que limitam o tempo de uso de um gadget

  • uma opção boa para o controle do tempo que os jovens e crianças utilizam seus aparelhos eletrônicos são os aplicativos que encerram um programa ou travam a tela do tablet ou telefone, ou mesmo um computador quando programado.

  • 5. Estabelecendo limites

  • Além de todas essas sugestões, vale a pena também conversar com o seu filho sobre as escolhas que ele faz agora e explicar que estas definirão seu futuro, ou seja, ele pode escolher entre viver uma vida real, com atividades que constroem boas memórias, ou uma vida virtual que não lhe trará muito conhecimento ou experiência de vida necessários para viver os seus sonhos.

  • O importante é poder ensinar aos filhos que a tecnologia nos ajuda a ter mais tempo juntos e fazermos atividades edificantes. Ou seja, o computador e o celular são para nos servir, e não nós a eles.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.

5 sugestões para entrar em acordo sobre o uso da mídia com seus filhos

Hoje em dia os jovens estão completamente seduzidos pela mídia. Veja 5 sugestões para entrar num acordo com eles sobre o uso e regras.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr