Solucionar problemas em casal fortalece o amor

"Roupa suja se lava em casa". Veja como também existem assuntos que devem ser tratados apenas em casal e como fazê-lo.

Camila Gómez

No mundo em que vivemos cada vez nos comunicamos mais graças às redes sociais, e cada vez menos temos conversas pessoalmente. No entanto, é absolutamente necessário reservar certos assuntos para conversar pessoalmente e em um momento íntimo com nosso cônjuge, já que afetam toda a nossa família, um território que ninguém conhece melhor do que vocês, e porque é necessário que ambos estejam de acordo ao tomar decisões importantes, a fim de poderem continuar avançando nas metas que propuseram atingir em longo, médio ou curto prazo.

Por essa razão, irei compartilhar uma lista rápida de temas que devem sempre ser conversados com seu cônjuge e com mais ninguém, afinal, são vocês que sabem que rumo querem que suas vidas tomem, e outros, longe de ajudar com sua opinião, podem confundir e inclusive ofuscar seus projetos ou desejos:

Quantos filhos ter e quando

Muitas pessoas têm o mau hábito de perguntar a alguns casais quando terão filhos, quantos e até onde eles irão estudar. O importante é saberem que essa decisão cabe exclusivamente a vocês, pois ninguém conhece melhor seus corações e se estão prontos para ter mais um integrante na família. Para isso, é recomendável ler as indicações para fazer o planejamento familiar.

Problemas financeiros

Não é obrigação do marido nem da mulher tomar conta de todas as contas da casa, é uma tarefa que DEVE ser compartilhada. Sentem-se cada vez que tiverem que fazer um orçamento mensal e decidam juntos quanto economizar e como; quanto e no que gastar.

O que é permitido durante o sexo

Não é necessário recorrer a amigas ou amigos quando se é inexperiente no sexo com seu cônjuge. É melhor conversarem e verem como se sentem um com o outro. Se tiverem que recorrer a alguém, que seja um terapeuta e não outra pessoa, lembrem-se que o profissional sempre manterá em segredo as dúvidas e preocupações de ambos, e tentará procurar um meio termo para que consigam sentir-se bem. Mas uma coisa é certa: é necessário que ambos decidam dedicar tempo para fazer amor.

Advertisement

Questões familiares

Sempre conversem sobre os eventos que ocorrem dentro de sua família, os problemas dos filhos, suas próprias dificuldades, etc. Se tomarem decisões juntos, se sentirão fortalecidos e alcançarão uma maior cumplicidade.

Problemas de saúde

Sempre conte a seu cônjuge se houver algum problema de saúde que o incomoda, dessa forma você lhe dará a oportunidade de acompanhá-lo ao médico e viver esse processo com você. Lembre-se que estarem juntos nos bons e maus momentos é uma promessa que fizeram quando se casaram, portanto, diante dessas dificuldades, é hora de colocar isso em prática.

Decisões de emprego importantes

Às vezes, a vida nos dá oportunidades no mundo do trabalho que são realmente incríveis e únicas, mas muitas delas envolvem grandes mudanças, seja mudar de cidade, país ou viajar com frequência para outras áreas e não ver a família por vários dias. Essas decisões só podem ser tomadas por vocês, já que devem colocar na balança o aspecto econômico e todas as consequências que ocorrerão na família.

Mudança no colégio dos filhos

Ninguém melhor do que vocês, como casal, para saber que tipo de educação querem para seus filhos, por isso, cada vez que os filhos, por diferentes motivos, precisarem mudar de colégio, é importante procurarem um juntos, que ambos gostem e onde a formação é dada através de valores semelhantes aos que vocês definiram usar em casa.

Os problemas de casal se resolvem em casal

É normal que quando temos um problema com nosso cônjuge procuremos uma amiga ou recorramos a um familiar para procurar refúgio e contar nossos problemas. No entanto, o melhor é solucionar isso com seu cônjuge. O problema envolve vocês dois, e devem resolvê-lo antes que gere ressentimento permanente. Mas se contar seus problemas íntimos, quando chegar a uma solução, seu aborrecimento passará, mas os outros não esquecerão o que você contou, e seu cônjuge ficará mal aos olhos dos outros.

Advertisement

Lembre-se que arranjar tempo para estar com seu cônjuge é algo extremamente necessário para se ter um casamento feliz, por isso, se seu dia foi cheio de atividades cansativas, reservem uns minutos antes de dormir, e mesmo com a luz apagada, conversem sobre como foi o dia de cada um ou agendem um encontro em um local onde ambos possam se sentir confortáveis para conversarem sobre o que está acontecendo.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Solucionar problemas en pareja fortalece el amor, de Camila Goméz.

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.