5 dicas para ser uma pessoa mais sutil

Aprenda 5 passos para desenvolver a sutileza e tornar-se uma pessoa mais assertiva e generosa, comprometendo-se com a harmonia interior e dos relacionamentos.

Suely Buriasco

Uma pessoa sutil é definida no dicionário como sendo alguém: “Hábil; talentoso; que tem agudeza de espírito“. Não dá para negar que sutileza é uma virtude das mais promissoras e que conquistá-la é muito importante para a satisfação pessoal e, consequentemente dos relacionamentos de forma geral.

Pensemos em algumas dicas que facilitem a aquisição dessa virtude em nossas vidas:

1- Seja hábil e assertivo

Expressar-se com clareza, firmando seus direitos, ideias e pensamentos; sendo verdadeiro e honesto em suas ações corresponde a agir com personalidade e caráter. No entanto, muitas pessoas confundem assertividade com falta de educação e respeito, não considerando os outros. Pessoas assim acreditam sempre estar certas e mesmo ao se constatar equivocadas, são orgulhosas demais para voltar atrás. A assertividade só é verdadeira perante a habilidade de agir de forma firme, mas afetuosa.

2- Descomplique as situações

O talento para simplificar as coisas faz toda a diferença na qualidade de vida. Ser sutil é entender as pessoas e situações com leveza, ou seja, sem condenações. A sutileza é uma característica das pessoas que evitam envolver-se em conflitos e estando neles agem de forma conciliatória porque entendem que brigas e discussões são infrutíferas e de consequências muito negativas. Descomplicar a vida é procurar as soluções e não os problemas; é ser ativo e empreendedor apesar das dificuldades. Uma pessoa talentosa constrói pontes onde há vales.

3- Use da descrição

Para ser uma pessoa sutil é preciso ser discreto, evitar alarde e nunca se envolver com o escândalo, afinal, quem tem serenidade sabe agir sem fazer barulho. É como a mensagem da história da Carroça Vazia: “Fale pouco, ouça mais, aprenda sempre. Mantenha o equilíbrio e a serenidade em qualquer situação“. A sutileza com que tratamos uma questão faz com que consigamos alcançar nossos objetivos sem prejudicar, ofender ou humilhar ninguém.

Advertisement

4- Desenvolva as boas maneiras

Ser sutil também faz parte da boa educação, pois sutileza tem tudo a ver com polimento, refinamento. Diz-se da pessoa sutil aquela que é fina no tratamento para com o outro, que sabe se portar bem em qualquer situação. A sutileza é uma particularidade de quem sabe e luta pelo que quer, mas sempre de forma pacífica e acolhedora. Pensa em si, mas jamais despreza o outro e isso se evidencia desde seus pequenos atos do dia a dia. A fala também é um diferencial para quem tem o talento de dizer o que precisa ser dito, usando linguagem branda e afável.

5- Seja gentil e atencioso

Ser gentil também é uma característica de quem é sutil. A beleza das coisas sutis e delicadas tornam os atos de gentileza genuínos e efetivos, pois a atenção suave é a que realmente toca os corações. Pessoas que desenvolvem a agudeza de espírito tornam-se perspicazes diante da vida e são capazes de compreender com maior facilidade pessoas e situações. Essa sagacidade permite que ajam no momento e na forma certa, promovendo a paz e a harmonia interior e nos relacionamentos. Afinal, pessoas sutis compreendem o quanto a atenção e a generosidade são importantes para si mesmo e para o próximo.

A sutileza é a arte de encontrar o equilíbrio entre a firmeza de caráter e a brandura de ação; virtude de quem reconhece que os próprios direitos terminam no limite do direito do outro.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.