5 dicas para ser uma pessoa mais sutil

Aprenda 5 passos para desenvolver a sutileza e tornar-se uma pessoa mais assertiva e generosa, comprometendo-se com a harmonia interior e dos relacionamentos.

22,531 views   |   87 shares
  • Uma pessoa sutil é definida no dicionário como sendo alguém: "Hábil; talentoso; que tem agudeza de espírito". Não dá para negar que sutileza é uma virtude das mais promissoras e que conquistá-la é muito importante para a satisfação pessoal e, consequentemente dos relacionamentos de forma geral.

  • Pensemos em algumas dicas que facilitem a aquisição dessa virtude em nossas vidas:

  • 1- Seja hábil e assertivo

  • Expressar-se com clareza, firmando seus direitos, ideias e pensamentos; sendo verdadeiro e honesto em suas ações corresponde a agir com personalidade e caráter. No entanto, muitas pessoas confundem assertividade com falta de educação e respeito, não considerando os outros. Pessoas assim acreditam sempre estar certas e mesmo ao se constatar equivocadas, são orgulhosas demais para voltar atrás. A assertividade só é verdadeira perante a habilidade de agir de forma firme, mas afetuosa.

  • 2- Descomplique as situações

  • O talento para simplificar as coisas faz toda a diferença na qualidade de vida. Ser sutil é entender as pessoas e situações com leveza, ou seja, sem condenações. A sutileza é uma característica das pessoas que evitam envolver-se em conflitos e estando neles agem de forma conciliatória porque entendem que brigas e discussões são infrutíferas e de consequências muito negativas. Descomplicar a vida é procurar as soluções e não os problemas; é ser ativo e empreendedor apesar das dificuldades. Uma pessoa talentosa constrói pontes onde há vales.

  • 3- Use da descrição

  • Para ser uma pessoa sutil é preciso ser discreto, evitar alarde e nunca se envolver com o escândalo, afinal, quem tem serenidade sabe agir sem fazer barulho. É como a mensagem da história da Carroça Vazia: "Fale pouco, ouça mais, aprenda sempre. Mantenha o equilíbrio e a serenidade em qualquer situação". A sutileza com que tratamos uma questão faz com que consigamos alcançar nossos objetivos sem prejudicar, ofender ou humilhar ninguém.

  • 4- Desenvolva as boas maneiras

  • Ser sutil também faz parte da boa educação, pois sutileza tem tudo a ver com polimento, refinamento. Diz-se da pessoa sutil aquela que é fina no tratamento para com o outro, que sabe se portar bem em qualquer situação. A sutileza é uma particularidade de quem sabe e luta pelo que quer, mas sempre de forma pacífica e acolhedora. Pensa em si, mas jamais despreza o outro e isso se evidencia desde seus pequenos atos do dia a dia. A fala também é um diferencial para quem tem o talento de dizer o que precisa ser dito, usando linguagem branda e afável.

  • Advertisement
  • 5- Seja gentil e atencioso

  • Ser gentil também é uma característica de quem é sutil. A beleza das coisas sutis e delicadas tornam os atos de gentileza genuínos e efetivos, pois a atenção suave é a que realmente toca os corações. Pessoas que desenvolvem a agudeza de espírito tornam-se perspicazes diante da vida e são capazes de compreender com maior facilidade pessoas e situações. Essa sagacidade permite que ajam no momento e na forma certa, promovendo a paz e a harmonia interior e nos relacionamentos. Afinal, pessoas sutis compreendem o quanto a atenção e a generosidade são importantes para si mesmo e para o próximo.

  • A sutileza é a arte de encontrar o equilíbrio entre a firmeza de caráter e a brandura de ação; virtude de quem reconhece que os próprios direitos terminam no limite do direito do outro.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 dicas para ser uma pessoa mais sutil

Aprenda 5 passos para desenvolver a sutileza e tornar-se uma pessoa mais assertiva e generosa, comprometendo-se com a harmonia interior e dos relacionamentos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr