As 3 melhores formas de lidar com pessoas controladoras

Aprender a lidar com pessoas controladoras é de suma importância não apenas para o controlado que se vê livre de seu jugo, mas também para os relacionamentos.

20,446 views   |   92 shares
  • Quem convive com uma pessoa controladora, qualquer que seja o relacionamento, sabe o quanto é difícil e desgastante. Seja o cônjuge, os pais ou parentes próximos e até mesmo amigos e colegas de trabalho; lidar com pessoas exageradamente preocupadas, que acham que têm solução para tudo e estão sempre com a razão nunca é tarefa fácil.

  • Estereótipos

  • Rotular pessoas é um caminho curto para o erro, pois, nada no ser humano pode ser generalizado; assim, quando nos referimos a uma pessoa controladora apresentamos algumas características que a enquadram nesse tipo. No entanto, cada pessoa é única e mesmo as que se apresentam como controladoras possuem outras características individuais que as diferenciam. Com esse esclarecimento entendo que é importante não criar estereótipos para as pessoas; assim uma pessoa controladora não é, necessariamente, uma pessoa egoísta e interesseira, embora seja comum que essas características se somem.

  • Entendendo o outro lado

  • Pessoas controladoras quase sempre têm preocupações genuínas em relação aos outros, principalmente com familiares; desejam tanto o bem para aquelas pessoas que se apropria das escolhas delas. Nada justifica manter domínio em relação a qualquer pessoa, mas entender que esse mecanismo representa, muitas vezes, excesso de zelo e insegurança é importante na busca de se desvencilhar do controle, sem, todavia, querer descartar o controlador. O fato é que as pessoas controladoras também sofrem muito, afinal se desgastam exageradamente querendo o impossível, isto é, manter total controle.

  • Claro que não existem receitas simples, cada caso é um caso e já falamos acima sobre o problema das generalizações, mas, a partir desse entendimento algumas dicas podem ser aproveitadas no aprendizado para lidar com pessoas controladoras:

  • 1- Você não pode mudar o comportamento do outro, mas pode mudar o seu

  • Observe o seu comportamento e identifique como alguém consegue controlar você. Pessoas controladoras abrem domínio quando percebem maior passividade no outro. Observe a ação de quem consegue manipular você e mude o seu comportamento não mais permitindo entrar nesse jogo. Use o seu poder de mudar.

  • Advertisement
  • 2- Conversar é sempre a melhor saída

  • O diálogo é o grande instrumento para o entendimento. Converse com objetividade, sendo afetivo também. Fale de seus sentimentos e do quanto tem sido difícil se sentir controlado e manipulado. Seja sincero e abra o seu coração. Não se esqueça de dizer que quer que as coisas mudem em favor do relacionamento de vocês, isso ajuda no sentimento de rejeição que o controlador poderá experimentar.

  • 3- Defenda seus direitos sem brigar

  • Dependendo dos elos que unem você à pessoa controladora, brigar vai fazer com que se sinta culpado e volte a permitir a ação dela. Brigas, desequilíbrios e desentendimentos não são atributos de um relacionamento sadio e só provocam ressentimentos. Livre-se disso, seja assertivo e mantenha a sua posição de forma passiva, porém, definitiva.

  • Já concordamos que não é fácil lidar com uma pessoa controladora, mas também não é impossível e sempre vale o esforço, principalmente se tratando de um familiar. Você ganha por se tornar mais autoconfiante e a pessoa por ter a oportunidade de mudar. Você faz a sua escolha e se livra desse jugo, deixando por conta dela agir diferente ou não.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

As 3 melhores formas de lidar com pessoas controladoras

Aprender a lidar com pessoas controladoras é de suma importância não apenas para o controlado que se vê livre de seu jugo, mas também para os relacionamentos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr