Como trazer jovens da rua de volta ao lar

O mundo oferece milhares de atrativos e isso pode ? s vezes levar nossos jovens para fora de casa. Mas há uma luz no fim do túnel, veja o que fazer para eles voltarem para o lar.

Michele Coronetti

As razões que levam alguns jovens a saírem de casa são variadas, desde uma briga simples a envolvimento com pessoas ou substâncias indesejáveis. Algumas atitudes que podem ajudar a reverter a situação:

  • Não deixe de falar com o jovem, supere a mágoa, o desprezo, o medo, converse com ele, tenha contatos diários, se possível. Este amor e atenção podem não ser bem-vindos no início, porém, aos poucos, vai permitir que o jovem repense sua situação.

  • Leve alimentos saudáveis sem dar a impressão de querer comprá-lo com essa atitude. Mostre preocupação, carinho, pergunte como está se sentindo. Evite a tentação de mencionar a cada visita que seria muito bom que ele voltasse para casa.

  • Em suas conversas ou monólogos, caso o jovem não responda e mostre desinteresse, nunca mencione erros passados ou os que estão sendo atualmente cometidos. Você pode até falar das qualidades que o jovem tem, mas sem exageros ou que demonstrem que estão sendo faladas simplesmente para adular. O propósito é ajudá-lo a ver que sua vida pode ser diferente e bem melhor do que está.

  • Evite a tentação de insistir para que ele largue a vida que leva, que volte para o convívio familiar, que volte a estudar e prepare-se para uma vida digna. Sermões neste momento delicado não surtem efeito e podem fazer com que ele sinta que a melhor decisão que tomou foi ter saído de casa. Compartilhe o que colegas estão fazendo, dê bons exemplos, nunca em um tom de crítica ou de que esses jovens são melhores do que ele.

    Advertisement
  • Ofereça ajuda psicológica e médica. Respeite suas decisões a despeito do que você considera melhor para a vida dele. Mostre interesse genuíno e carinho verdadeiro. Só esses sentimentos reais é que podem efetuar uma mudança nas decisões do jovem.

  • Convide-o constantemente para fazer as refeições em casa, pode demorar a aceitar, mas quando o fizer trate-o com alegria e respeito, sem falar do que ele está perdendo, sem criticar sua vida na rua. A ideia é fazer com que ele se sinta amado e seguro, por si próprio.

  • Busque ajuda psicológica para você mesmo, a fim de manter-se firme e seguro e poder passar essa segurança ao jovem. Se ele está fora de casa é porque se sente melhor lá, e é isso que precisa ser mudado; ele necessita sentir-se bem em seu lar, mais do que na rua.

Todos cometemos erros, tomamos decisões equivocadas, isso é perfeitamente humano. Porém, temos a oportunidade de consertar e mudar. E é através dessas experiências que nosso crescimento se efetua. Vivemos em comunidade justamente para fortalecer-nos uns aos outros.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.