Como parar de ser irritante

Quem nós irritamos e como os irritamos é algo que pode ser controlado, mas o motivo pelo qual irritamos alguém ? s vezes permanece um mistério. Mas, aqui está a solução.

Tim Torkildson

Fred Allen, um famoso comediante, certa vez disse: “Eu gosto de longas caminhadas, especialmente quando quem caminha são aquelas pessoas que me irritam”.

Depois de eu ter sido mandado “ir dar uma volta” diversas vezes em 60 anos, acredito que eu tenha ao menos uma vaga ideia de como não ser irritante com as pessoas. Eu aprendi a como não ser irritante quando descobri que eu sou IRRITANTE, e então comecei a mudar meu comportamento para eliminar, ou pelo menos minimizar, as coisas que falo e faço que os outros acham irritante. Se alguém se irritar com minhas opiniões, isso é inteiramente problema dele, e eu não tenho que mudar minhas opiniões – eu aprendi isso nesses 60 anos também.

Uma coisa que eu sei que é MUITO irritante é dar conselhos. Frases irritantes geralmente começam assim, “Se eu fosse você…” ou “Eu posso estar errado, mas…”, ou então aquela velha expressão, “Eu aprendi que…”.

É claro que quando você está realmente frustrado e não sabe mais o que fazer, então se dá o trabalho de ir perguntar para alguém o que ele faria se estivesse passando por uma certa situação, também é extremamente irritante quando a pessoa responde, “Bem, o que você acha que deveria fazer?”. Se eu SOUBESSE o que fazer, amigo, eu não estaria gastando meu tempo nem o seu, perguntando-lhe isso!

Algo que não irrita as pessoas, pelo menos não mais, são aquelas frases que acalmam e fazem você pensar – as frases “zens” – o tipo de conselho curto, cheio de significado e ao mesmo tempo ambíguo, que as pessoas penduram escrito em uma plaquinha em seus bonsais em casa. A filosofia “zen” costumava ser algo muito irritante para muitas pessoas, porque por sua própria natureza, ela foi feita para ser contraditória e incompreensível. Aquelas pessoas que foram criadas por pais do tipo lógicos, para pensarem e comportarem-se logicamente, tinham a tendência de considerar as frases “zens” uma besteira. Porém, a geração atual está imersa em contradições e irracionalidade. Portanto, mesmo que as frases “zens” continuem sendo insignificantes para muitas pessoas, elas são apreciadas e não são mais vistas como algo irritante. Sendo esse o caso, eu me sinto confiante em compartilhar os pontos “zens” abaixo, sobre como evitar ser irritante com as pessoas, sem me preocupar em irritar ninguém:

Advertisement
  • “A fruta nunca cai muito longe da árvore.”

  • “Água pura demais desencoraja peixes.”

  • “Quanto menor você se torna, mais tempo você vive.”

  • “Um frasco que não contém nada já está cheio.”

  • “Se você temer o que as pessoas pensam, você pensará o que as pessoas temem.”

    Advertisement
  • “Uma vela preta emite tanta luz quanto uma vela branca.”

  • “A armadilha existe por causa de sua presa, e a palavra existe por causa de seu significado.”

  • “Relógios são inúteis, porque é sempre agora.”

  • “Nunca fale, a não ser que seja algo melhor do que o silêncio.”

  • “Água e palavras são fáceis de derramar, mas impossíveis de recuperar.”

    Advertisement
  • “Pode uma mente fechada passar por uma porta aberta?”

  • “O que é lixo para um, é um mundo para outro.”

  • “Aceite nada, ame tudo.”

  • “A lua empresta luz do sol, mas nunca devolve.”

  • “Sua mente é um oceano, e você cria as ondas.”

    Advertisement
  • “Um burro carregando sacos de ouro continua sendo um burro.”

E finalmente, do autor francês Francois de la Rouchefoucauld: “Nós geralmente perdoamos aqueles que nos irritam, mas não podemos perdoar aqueles a quem irritamos”.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original How to stop being annoying, de Tim Torkildson.

Toma un momento para compartir ...

Tim Torkildson

Tim é um escritor apaixonado, ama apreciar um bom alimento, é avô e ama escrever poemas, histórias curtas e sobre as coisas ao seu redor. Ele cobre notícias internacionais em seu blog rootsweb.co.