É melhor ser bondoso do que estar certo

Estar certo e ser superior são características comuns em algumas culturas. A bondade, embora valorizada, geralmente não supera a característica de estar certo ou de ser superior a outras pessoas. Talvez isso deveria mudar.

Devin Thorpe

“Às vezes é melhor ser bondoso do que estar certo. Não precisamos de uma mente que fale, mas um coração paciente que escute.”

Essa citação inspirada e anônima, me fez pensar:

Como marido e pai, não há algo que eu pense mais a respeito do que como eu gostaria de ter sido melhor, eu gostaria de ter sido mais bondoso. Com frequência, o que minha esposa precisa é que eu a ouça e lhe dê valor. Meu filho está na faculdade, morando em outro estado. Eu queria dizer que não tenho nada para me arrepender em relação a ele, mas tenho. Eu me arrependo por cada coisa cruel que disse. Sou grato porque tudo indica que ele é um grande homem, que é melhor do que eu e que me perdoa por minhas falhas.

Uma amiga recentemente me pediu por dicas sobre como conversar a respeito de algo que ela sentia que devia conversar, apesar de que a pessoa com que ela tinha que conversar não iria gostar do que ela tinha para dizer. Depois de refletir por algum tempo, eu lhe dei o seguinte conselho.

“Se não for bom, não fale. Eu sempre me justifico dizendo que falo algo cruel ou impertinente por um bem maior ou que sou requerido a dizer; mas no final sempre acabo me arrependendo por ter dito aquilo. Porém, nunca me arrependi por não ter dito algo.”

Advertisement

É verdade. Eu não consigo pensar em nenhuma coisa indelicada que eu gostaria de ter dito. Por outro lado, todas as vezes que passei por cima de minha raiva e não disse nada – ou disse (como geralmente digo a minha esposa) “Eu te amo”, dessas não me arrependo por não ter dito as coisas ruins que eu estava querendo dizer.

Por outro lado, lembro-me de inúmeras vezes em que expressei indignação por algo ofensivo ou um simples erro e me arrependi mais tarde.

A maioria de nós é bom em associar o mau comportamento de outras pessoas com problemas de infância, baixo intelecto ou descaso. Ao mesmo tempo, justificamos nossos maus comportamentos com a situação ou circunstância em que nos encontramos.

Se revertermos essa prática e olharmos dentro de nós mesmos procurando por evidências das imperfeições que causam nossos maus comportamentos pode ser que encontremos a raiz do problema e sejamos capazes de cortar não só o mau comportamento mas também sua causa. Semelhantemente, se atribuirmos o mau comportamento de alguém à pressão da situação e à circunstância em que a pessoa se encontra, nós a veremos de maneira diferente.

Na maioria das culturas, existem normas de poder que parecem estabelecer regras difíceis mas também observáveis sobre comportamentos aceitáveis. Muitas dessas regras mudam com o tempo. Em culturas patriarcais, os homens geralmente parecem ter o direito de não serem gentis com as mulheres. Pessoas gentis, é claro, não aceitam nenhuma justificativa para menosprezar outra pessoa.

Advertisement

Você irá juntar-se a mim em meu esforço em colocar a bondade antes da importância de quem está certo? Você não acha que o mundo seria um lugar melhor se focássemos mais energia em sermos amáveis do que em estarmos certos?

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original It is better to be kind than right, de Devin Thorpe.

Toma un momento para compartir ...

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.