É melhor ser bondoso do que estar certo

Estar certo e ser superior são características comuns em algumas culturas. A bondade, embora valorizada, geralmente não supera a característica de estar certo ou de ser superior a outras pessoas. Talvez isso deveria mudar.

1,256 views   |   2 shares
  • “Às vezes é melhor ser bondoso do que estar certo. Não precisamos de uma mente que fale, mas um coração paciente que escute.”

  • Essa citação inspirada e anônima, me fez pensar:

  • Como marido e pai, não há algo que eu pense mais a respeito do que como eu gostaria de ter sido melhor, eu gostaria de ter sido mais bondoso. Com frequência, o que minha esposa precisa é que eu a ouça e lhe dê valor. Meu filho está na faculdade, morando em outro estado. Eu queria dizer que não tenho nada para me arrepender em relação a ele, mas tenho. Eu me arrependo por cada coisa cruel que disse. Sou grato porque tudo indica que ele é um grande homem, que é melhor do que eu e que me perdoa por minhas falhas.

  • Uma amiga recentemente me pediu por dicas sobre como conversar a respeito de algo que ela sentia que devia conversar, apesar de que a pessoa com que ela tinha que conversar não iria gostar do que ela tinha para dizer. Depois de refletir por algum tempo, eu lhe dei o seguinte conselho.

  • “Se não for bom, não fale. Eu sempre me justifico dizendo que falo algo cruel ou impertinente por um bem maior ou que sou requerido a dizer; mas no final sempre acabo me arrependendo por ter dito aquilo. Porém, nunca me arrependi por não ter dito algo.”

  • É verdade. Eu não consigo pensar em nenhuma coisa indelicada que eu gostaria de ter dito. Por outro lado, todas as vezes que passei por cima de minha raiva e não disse nada - ou disse (como geralmente digo a minha esposa) “Eu te amo”, dessas não me arrependo por não ter dito as coisas ruins que eu estava querendo dizer.

  • Por outro lado, lembro-me de inúmeras vezes em que expressei indignação por algo ofensivo ou um simples erro e me arrependi mais tarde.

  • A maioria de nós é bom em associar o mau comportamento de outras pessoas com problemas de infância, baixo intelecto ou descaso. Ao mesmo tempo, justificamos nossos maus comportamentos com a situação ou circunstância em que nos encontramos.

  • Se revertermos essa prática e olharmos dentro de nós mesmos procurando por evidências das imperfeições que causam nossos maus comportamentos pode ser que encontremos a raiz do problema e sejamos capazes de cortar não só o mau comportamento mas também sua causa. Semelhantemente, se atribuirmos o mau comportamento de alguém à pressão da situação e à circunstância em que a pessoa se encontra, nós a veremos de maneira diferente.

  • Na maioria das culturas, existem normas de poder que parecem estabelecer regras difíceis mas também observáveis sobre comportamentos aceitáveis. Muitas dessas regras mudam com o tempo. Em culturas patriarcais, os homens geralmente parecem ter o direito de não serem gentis com as mulheres. Pessoas gentis, é claro, não aceitam nenhuma justificativa para menosprezar outra pessoa.

  • Advertisement
  • Você irá juntar-se a mim em meu esforço em colocar a bondade antes da importância de quem está certo? Você não acha que o mundo seria um lugar melhor se focássemos mais energia em sermos amáveis do que em estarmos certos?

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original It is better to be kind than right, de Devin Thorpe.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine.

Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.

Website: http:// http://www.yourmarkontheworld.com

É melhor ser bondoso do que estar certo

Estar certo e ser superior são características comuns em algumas culturas. A bondade, embora valorizada, geralmente não supera a característica de estar certo ou de ser superior a outras pessoas. Talvez isso deveria mudar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr