5 lições para deixar de ser uma pessoa controladora

É fundamental reconhecer as próprias imperfeições para superá-las, a partir disso é possível refletir sobre atitudes que positivamente facilitarão esse caminho.

24,943 views   |   91 shares
  • De forma geral é muito fácil detectar as imperfeições dos outros, entretanto a mesma facilidade não é real quando se trata em reconhecer os próprios defeitos. A psicóloga e psicoterapeuta Renata Soifer Kraiser no site afirma que: "A atitude de controlar o outro pode aparecer maquiada por um interesse genuíno e sincero de gerar bem-estar, evolução, ou aquilo que o controlador enxerga como o melhor caminho a ser seguido pela pessoa a ser controlada".

  • Comumente as pessoas controladoras não percebem que agem de forma manipuladora e sufocante, até que, de alguma forma, são levadas a refletir o quanto suas atitudes prejudicam a si mesmo e aos outros. Assim, antes de negar uma crítica, vale refletir sinceramente e, caso você se identifique como uma pessoa controladora, é importante mudar seu comportamento.

  • Algumas atitudes facilitam esse caminho:

  • 1- Adquira autoconfiança

  • Por incrível que pareça pessoas controladoras são inseguras e, por isso, têm pavor de perder o controle sobre as pessoas e situações. Por medo de não saber como agir diante do imprevisto é que você tenta manter controle sobre tudo. Mas a vida não nos dá garantia de nada, então, trabalhe sua mente e confie mais em você; tenha mais calma e deixe os acontecimentos fluírem.

  • 2- Equilibre a sua ansiedade

  • Bom lembrar Eclesiastes 3:1: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu". A paciência é uma virtude cuja aquisição merece toda a nossa dedicação. Seja mais paciente diante da vida; trabalhe e espere a recompensa; aja e aguarde os resultados. Afinal, existe o tempo de plantar e o tempo de colher. Calma!

  • 3- Aprenda a improvisar

  • Conscientize-se de que nem tudo sairá como você planejou, na verdade, quase nada será assim e sempre é preciso dar espaço para o improviso. É preciso aprender a seguir os acontecimentos como são e não como gostaríamos que fossem. O mesmo serve para as expectativas em relação às outras pessoas. Lembre-se que você pode conseguir o que deseja, mas terá que ser flexível e, muitas vezes, traçar planos alternativos.

  • Advertisement
  • 4- Cuidado com as manipulações

  • Não tente forçar as situações forjando fatos, ideias ou palavras; isso pode dar certo por algum tempo, mas as consequências não serão nada promissoras. É importante ter consciência da necessidade de procurar ajuda terapêutica sempre que sentir dificuldades em mudar uma posição mental.

  • 5- Coloque-se no lugar do outro

  • Isso sempre funciona; pense em como você se sentiria se alguém não respeitasse suas concepções e ditasse o seu comportamento. Imaginar o que você sentiria por essa pessoa, especialmente se tivesse que aceitar essa situação, também é importante para entender qual a impressão que você passa aos outros e desejar mudar.

  • O fato é que tentar controlar tudo é muito estressante; além de não conseguir, você acaba se comprometendo com mentiras e influências indevidas. Não vale a pena! O desenvolvimento da sensibilidade emocional, através da empatia e respeito ao sentimento alheio é uma maneira de se tornar mais dócil e humilde diante da vida.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 lições para deixar de ser uma pessoa controladora

É fundamental reconhecer as próprias imperfeições para superá-las, a partir disso é possível refletir sobre atitudes que positivamente facilitarão esse caminho.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr