Por que devemos lutar contra o orgulho?

O orgulho está ligado ao sentimento de arrogância e superioridade, fazendo com que nos sintamos melhores do que os outros.

3,271 views   |   2 shares
  • "O orgulho divide os homens, a humildade une-os." (Henri Lacordaire)

  • O orgulho pode ser visto por dois lados. O primeiro está ligado ao sentimento de dignidade, de valor e amor-próprio. O outro lado é o elevado conceito que alguém faz de si próprio, a arrogância e a soberba.

  • No primeiro sentido

  • não há nada de errado, pois de fato devemos ter o sentimento de dignidade, precisamos nos valorizar, principalmente quando temos a sensação que somos desvalorizados ou desprezados por alguém. Precisamos nos valorizar, ter amor-próprio. Quando não nos amamos fica difícil amar o outro. Esse é o orgulho saudável, esse é o orgulho que nos faz seguir em frente, sentindo que temos valor, que somos importantes. Essa é a maneira de elevar nossa autoestima. ”A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar: "Como sou inútil e fraco!" É essencial pensar poderosa e firmemente: 'Eu consigo!', sem ostentação ou preocupação.” (Dalai Lama)

  • Todos somos iguais, nenhuma pessoa, nem mesmo você que está lendo este texto agora, é de menor valor. As pessoas que são religiosas aprendem que o modo de desenvolver esse dom, esse sentimento de orgulho e amor por si mesmo é se aproximando de Deus e de seus valores. "Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos [...]" (Deut. 8:11)

  • O segundo conceito

  • citado no início deste texto aborda os dois sentimentos que devemos tomar cuidado e lutar contra eles - arrogância e soberba - pois todas as pessoas têm orgulho, isso é um fato, e é neste ponto que mora o perigo: o elevado conceito que podemos criar de nós mesmos a ponto de desprezar o próximo e os sentimentos dele. É por causa desse tipo de orgulho que as guerras existem, sofrimento e dor têm devastado o mundo, destruindo as famílias. Nem sempre estamos dispostos a mudar de opinião para concordar ou para respeitar a opinião do outro. É para evitar esse tipo de sentimentos, que devemos vigiar e lutar contra o orgulho. Citarei algumas das razões para sermos mais humildes e menos orgulhosos.

  • Por que devemos lutar contra o orgulho?

    • O elevado conceito que fazemos de nós mesmos leva-nos ao orgulho de olhar com altivez e soberba para o outro, assim colocamos as pessoas abaixo de nós. Parte desse comportamento cria no outro o sentimento de menosprezo dos que debaixo olham para cima, criando inimizade entre as pessoas. A inimizade é ausência de amor.

    • O orgulho está também revestido de soberba, sentimento de arrogância, ostentação e superioridade. “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." (Prov. 16:18)

    • É mais fácil vermos o orgulho nos outros do que em nós mesmos. Precisamos nos policiar sempre, pois irritamo-nos quando estamos cheios desse sentimento. Nos sentimos afrontados se as pessoas não concordam conosco, ou se achamos que estão querendo mandar em nossa vida.

  • Advertisement
  • A humildade é a ferramenta mais eficaz contra o orgulho. Sabemos que nem sempre é fácil ser humilde, entretanto "Se os homens tivessem dentro da alma a humildade e a gratidão, viveriam em perfeita paz." (Vicente Espinel)

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Por que devemos lutar contra o orgulho?

O orgulho está ligado ao sentimento de arrogância e superioridade, fazendo com que nos sintamos melhores do que os outros.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr