7 dicas de jardinagem para espaços pequenos

Ter um cantinho verde no lar melhora o astral, equilibra as emoções e pode ser uma diversão para a família toda.

1,798 views   |   shares
  • É sempre bom ter uma planta em casa, ter alguns vasos é melhor ainda. Dá até para ter um minijardim, já imaginou? E isso sem precisar de muito espaço, só de boa vontade e criatividade.

  • Para isso você vai precisar escolher o lugar mais arejado e iluminado de sua casa ou apartamento.

  • Peças como prateleiras, grades, biombos, blocos de cimento ou tijolos são básicas para aproveitar bem o espaço reduzido e distribuir o maior número possível de plantas.

  • Ao escolher os tipos de plantas para seu espaço verde, dê preferência às que se desenvolvem bem em meia-sombra, pois é o tipo de espécie que requer menos cuidados e pouca luz solar direta.

  • Aprender a cuidar das plantas é fundamental para o sucesso de seu espaço, qualquer espécie de jardim, seja na varanda do apartamento, no quintal de casa ou ainda na sua área de luz interna, precisa de manutenção. É necessário:

    1. Adubação de acordo com a espécie.

    2. A rega deve ser ideal para cada tipo de planta. Para algumas o período da manhã é melhor, para outras ao final do dia; umas necessitam de água todos os dias, outras nem tanto. Conheça a espécie que estará levando para casa.

    3. A aeração da terra é importante para a saúde da planta. Quando há compactação da terra no vaso a vazão da água fica prejudicada e muitas vezes chega a apodrecer as raízes. Isso acontece de acordo com a capacidade de drenagem da água. Para uma boa drenagem o vaso deve ser montado de maneira a favorecer a aeração.

    4. Prevenção de pragas. Mesmo em espaços pequenos e dentro de casa as plantas podem sofrer o ataque de pragas. Caso observe fungos, principalmente nas folhas das plantas, informe-se para evitar que se proliferem.

    5. Retirar as folhas e galhos secos ajuda a prevenir a proliferação de doenças.

    6. Se você quer que sua planta cresça mais, e se as raízes dela já estão ocupando todo o vaso, troque-o por um novo, com um diâmetro de 3 a 5 centímetros maiores.

    7. Dê um “banho” na sua planta, é a orientação dos especialistas, pois a poeira se acumula na superfície da planta, deixando a aparência e saúde comprometidas. É só lavar as folhas com um borrifador contendo água fresca.

  • As plantas dentro de casa ou em espaços pequenos podem fazer muito pelo ser humano, mas este não pode se esquecer de que: “Planta é como gente, se não cuidar, adoece ou morre”.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

7 dicas de jardinagem para espaços pequenos

Ter um cantinho verde no lar melhora o astral, equilibra as emoções e pode ser uma diversão para a família toda.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr