7 dicas de jardinagem para espaços pequenos

Ter um cantinho verde no lar melhora o astral, equilibra as emoções e pode ser uma diversão para a família toda.

Beth Proenca Bonilha

É sempre bom ter uma planta em casa, ter alguns vasos é melhor ainda. Dá até para ter um minijardim, já imaginou? E isso sem precisar de muito espaço, só de boa vontade e criatividade.

Para isso você vai precisar escolher o lugar mais arejado e iluminado de sua casa ou apartamento.

Peças como prateleiras, grades, biombos, blocos de cimento ou tijolos são básicas para aproveitar bem o espaço reduzido e distribuir o maior número possível de plantas.

Ao escolher os tipos de plantas para seu espaço verde, dê preferência às que se desenvolvem bem em meia-sombra, pois é o tipo de espécie que requer menos cuidados e pouca luz solar direta.

Aprender a cuidar das plantas é fundamental para o sucesso de seu espaço, qualquer espécie de jardim, seja na varanda do apartamento, no quintal de casa ou ainda na sua área de luz interna, precisa de manutenção. É necessário:

Advertisement
  1. Adubação de acordo com a espécie.

  2. A rega deve ser ideal para cada tipo de planta. Para algumas o período da manhã é melhor, para outras ao final do dia; umas necessitam de água todos os dias, outras nem tanto. Conheça a espécie que estará levando para casa.

  3. A aeração da terra é importante para a saúde da planta. Quando há compactação da terra no vaso a vazão da água fica prejudicada e muitas vezes chega a apodrecer as raízes. Isso acontece de acordo com a capacidade de drenagem da água. Para uma boa drenagem o vaso deve ser montado de maneira a favorecer a aeração.

  4. Prevenção de pragas. Mesmo em espaços pequenos e dentro de casa as plantas podem sofrer o ataque de pragas. Caso observe fungos, principalmente nas folhas das plantas, informe-se para evitar que se proliferem.

  5. Retirar as folhas e galhos secos ajuda a prevenir a proliferação de doenças.

    Advertisement
  6. Se você quer que sua planta cresça mais, e se as raízes dela já estão ocupando todo o vaso, troque-o por um novo, com um diâmetro de 3 a 5 centímetros maiores.

  7. Dê um “banho” na sua planta, é a orientação dos especialistas, pois a poeira se acumula na superfície da planta, deixando a aparência e saúde comprometidas. É só lavar as folhas com um borrifador contendo água fresca.

As plantas dentro de casa ou em espaços pequenos podem fazer muito pelo ser humano, mas este não pode se esquecer de que: “Planta é como gente, se não cuidar, adoece ou morre”.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu