5 dicas para celebrar o feriado de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Junte a família e veja o que você precisa para planejar tudo.

Taís Bonilha da Silva

A comemoração do Dia de Ação de Graças não é uma celebração tradicional do Brasil, mas é celebrada na quarta quinta-feira de novembro.

O Dia de Ação de Graças é um feriado comemorado largamente nos Estados Unidos toda quarta quinta-feira do mês de novembro e no Canadá na segunda segunda-feira de outubro. Por lá é conhecido com Thanksgiving Day. Este é um feriado tão importante quanto o Natal.

Origem do Dia de Ação de Graças

Inicialmente a comemoração se dava por conta das boas colheitas anuais e com o passar do tempo foi se solidificando como um dia para se agradecer a todas as bênçãos e conquistas.

O primeiro Dia de Ação de Graças foi comemorado em 1620 onde tiveram uma farta colheita, pois a colheita anterior tinha sido devastada pelo inverno rigoroso. A partir daí todos os anos se fazia uma reunião para celebrar a gratidão a Deus.

Em 1863, Abraham Lincoln anunciou que a quarta quinta-feira de novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Advertisement

Características do Dia de Ação de Graças

É tradicionalmente um feriado familiar, então é comum os familiares viajarem de longe para se reunirem nesse dia.

É comum haver uma farta mesa de comidas, porém alguns alimentos são típicos como o peru, purê de batata e torta de abóbora, entre outras coisas.

Nesse dia acontecem também desfiles de rua, e a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é conhecido como Black Friday;nesse dia as lojas fazem várias promoções muito boas de seus produtos.

Como organizar uma celebração de Ação de Graças

Independente de sua nacionalidade você pode incorporar boas tradições em sua família. Esta é uma tradição caracteristicamente familiar, mas amigos também podem ser convidados.

No ano de 2013 minha família e mais um grupo de amigos, cada um com sua família, decidimos fazer da comemoração do Dia de Ação de Graças uma tradição.

Advertisement

Para que tudo saia perfeito siga os seguintes passos:

1. Convide a família e estipule quem serão as pessoas que farão parte

Além da família. Nós convidamos amigos que são bem próximos o que tornou a reunião bastante agradável.

2. Determinem o cardápio

Este é um passo importante. Vocês podem fazer qualquer coisa que quiserem, mas é legal também provar alimentos diferentes do que somos acostumados. Nós fizemos um Dia de Ação de Graças tradicionalmente americano, com as comidas típicas que os índios trocaram com os Pilgrims quando chegaram lá na embarcação de Colombo. Foi bastante interessante o processo de pesquisar e aprender novas receitas.

3. Dividam as responsabilidades

O bom é que cada um colabore de alguma forma, isso ajudará a fortalecer o espírito de cooperação e gratidão. Cada um pode ficar responsável por um tipo de alimento, outros pela música e outros pela decoração.

4. Combinem um local

Combine com as pessoas um local que seja de fácil acesso para todos. Lembrem-se, a tradição é reunir todo mundo. Pode ser uma chácara ou na casa de alguém.

Advertisement

5. Estipule um momento para os agradecimentos

Essa com certeza é a melhor hora, você separa um momento para a reunião de agradecimentos onde cada um irá falar sobre o que tem a agradecer. Esse momento pode ser antes ou depois do jantar.

Essas tradições familiares podem fortalecer os laços de amor e união já estabelecidos e criar novos laços. Ouvir as pessoas agradecendo por suas bênçãos nos estimula a ser gratos e o ato de falar sobre o que temos a agradecer nos permite enxergar com maior clareza o quanto temos recebido do Pai Celestial.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.