Proteja sua família: 3 passos infalíveis para criar sua própria classificação de filmes

Aplique estes 3 passos infalíveis de como fazer sua própria classificação antes de assistir um filme.

Patty Moura Rossetti

Com a vida atarefada e agitada do dia a dia, ter um tempo para relaxar e descontrair é fundamental. A psicóloga Leda Rhoden, doutora em Potencial Humano, diz que ter um tempo livre traz benefícios para a vida pessoal e também profissional. Assistir a um bom filme com a família ou com os amigos, seja em casa ou no cinema, é um dos passatempos preferidos de muitos brasileiros. Um estudo feito por uma equipe da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, mostra que assistir filmes que façam rir faz bem para o coração. O riso dilata as artérias e isso causa um resultado positivo na função vascular.

Ver um filme é como viajar para outro mundo e se desligar dos problemas, é expressar emoções, se libertar. Um bom filme nos faz conhecer outros lugares, pessoas diferentes e outras culturas. Ensina sobre política, ciência, história e tecnologia. Aqueles que são baseados em fatos verídicos, inspiram e incentivam os espectadores, mas quem é que nunca se decepcionou e se sentiu constrangido ao se deparar com uma determinada cena ou ouvir palavras de baixo calão? Muitos filmes fazem o maléfico, o errado e o vulgar parecerem normais, divertidos e até mesmo emocionantes. Precisamos então estar bem atentos ao escolher um filme porque muito do que lemos, ouvimos e assistimos acaba exercendo certa influência sobre nós.

O Ministério da Justiça (por meio do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualidades – DEJUS) é o responsável por classificar os filmes e programas de TV, e assim orientar os pais e demais telespectadores. É importante observar a faixa de classificação de cada filme, mas fazer apenas isso não garante que nada de impróprio irá aparecer. Até porque, um filme não recomendado para menores de 10 anos pode conter pequenas quantidades de linguagem depreciativa e obscena, violência leve e pouco consumo de drogas lícitas. Por isso, depois que soubermos a classificação, precisamos ir além. Se o trailer do filme que dura pouco mais de 2 minutos já mostrou algo desagradável, é muito provável que o filme tenha mais do que vimos. Vamos pesquisar, perguntar para os conhecidos que já assistiram e que conhecem nossos princípios se aquele é um bom filme ou não. Por fim, podemos usar os três conselhos dados pela mãe de John Wesley, um clérigo inglês:

1. Evite tudo o que possa enfraquecer seu raciocínio

Filmes de muita futilidade e que mostrem inversão de valores, que de uma forma inconsciente faz com que comecemos a torcer para o vilão, para o que é errado;

2. Evite tudo o que possa prejudicar a sensibilidade de sua consciência

Cenas de muita agressão, muita violência, tortura e maus tratos acabam tirando nossa sensibilidade e de repente não achamos mais tão chocante, tão cruel;

Advertisement

3. Evite tudo o que possa aumentar o poder do corpo sobre a mente

Pornografia, nudez e linguagens obscenas têm esse tipo de poder.

Procedendo dessa maneira, podemos perceber que mesmo sendo adultos, não significa que podemos sempre assistir um filme para maiores de 18 anos. Nossa mente não é um depósito de lixo, é muito mais importante e brilhante do que isso. Devemos apoiar e buscar sempre o que é bom e o que nos eleva, nos engrandece. Muitas vezes é melhor ter que procurar ou esperar bons filmes do que nos contentarmos com algo degradante em nossa vida e em nossa família.

Toma un momento para compartir ...

Patty Moura Rossetti

Patrícia é casada e sonha ser mãe. Ama estar com a família, viajar, assistir bons filmes e ler. É formada em Letras e acredita que cada um de nós tem um potencial divino.