8 dicas para sobreviver ao estresse familiar nas férias

Aprenda 8 maneiras de evitar o estresse nas férias e resgatar a paz do descanso.

Izabel Torquato

O momento das férias escolares tem o efeito de sobrecarregar algumas famílias quando há muitas crianças com uma energia enorme. Nesse momento necessitamos de atividades, mas o que podemos fazer? Darei aqui algumas sugestões:

Horários

manter a ordem nos horários de dormir, de levantar e os horários de alimentação, para que não atrapalhe a vida das outras pessoas que vivem no mesmo ambiente, e evitemos estresse e irritação daqueles que não estão em férias.

Alimentação

fazer alimentos ricos em nutrientes, não somente lanches rápidos e sim algo saudável. Busque receitas que serão novidades para todos da família.

Brincadeiras ao ar livre

são excelentes porque as crianças necessitam gastar energia, se sentir felizes e usar sua imaginação. Brincar na areia ou na terra, correr num gramado e jogar bola fará com que se sintam alegres e tranquilas e isso refletirá em todos os membros da família.

Parques

existem locais de recreação adequados para crianças, monte uma agenda para que esse recurso extra possa ser bem utilizado nas férias, leve água com gelo para não ter que se preocupar com a hidratação e gerar estresse na hora da descontração, bem como sucos, frutas e lanches naturais e leves. Leve também roupas extras para o caso de sujar e trocar na volta para casa, deixe que elas brinquem, se sujem e se molhem com água. Será divertimento e alegria para todos. Aproveite e brinque com as crianças porque isso aproxima mais pais e filhos.

Advertisement

Jogos

muitos preferem jogos de computador, que podem ser utilizados, mas que tal aproveitar o parque e, com espaço, fazer jogos reais, assim todos mantêm uma vida mais saudável e menos cibernética, ajudando até mesmo no raciocínio lógico das crianças, diminuindo o egoísmo entre eles e aproximando uns dos outros.

Visitas

aproveitar também esse tempo para realizar visitas em locais públicos como museus, teatros, cinemas, bem como orfanatos para que brinquem com outras crianças. Isso fortalece o caráter ao deixar o egoísmo do “eu quero” para “o que eu posso compartilhar”, isso se aprende na prática, com situações reais e não somente em ouvir falar.

Passeios

devem ser curtos para não gerar estresse em quem cuida. Zoológicos são muito bons para um passeio, Jardim Botânico também é agradável, contudo, escolher o dia mais calmo da semana para que todos possam aproveitar melhor.

Viagens

caso haja recursos escolher um destino onde todos possam divertir-se e conhecer lugares novos, porém manter o controle dos horários para que ninguém se canse por dormir muito ou pouco. É importante também verificar remédios e assistência médica, caso seja necessário.

Em resumo, o que podemos saber para evitar o estresse é que o respeito começa onde termina o do outro, assim todos podem ter boas férias seguindo normas que não prejudicarão os membros da família, principalmente para quem está cuidando das crianças. Férias das crianças é retrabalho para quem cuida e os outros membros da família também devem ajudar para não sobrecarregar somente uma pessoa.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.